PROJETO ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL 2018
Por: Dagela • 22/9/2018 • Projeto de pesquisa • 2.111 Palavras (9 Páginas) • 224 Visualizações
JUSTIFICATIVA
As relações sociais vêm sofrendo ataques e, consequentemente, mutações visivelmente prejudiciais ao bom convívio em sociedade. Fatores diversos estão contribuindo para tal fenômeno, dentre eles, o uso cada vez mais descontrolado das redes sociais e da internet de modo geral.
Basta observar a forma como as pessoas estão se comportando ao utilizarem o celular ou qualquer outro meio de acesso às redes sociais para que se perceba a gravidade da problemática que se instala na sociedade em função do uso desmedido dos recursos tecnológicos, cada vez mais acessíveis a todos os públicos, não importando, inclusive, critérios como a idade ou o nível econômico dos indivíduos.
Na atualidade é cada vez mais comum e “normal” as pessoas se relacionarem através das redes sociais, bem como é cada vez menos recorrente o diálogo face a face entre as pessoas, comportamento que tem causado um “esfriamento” nas relações, ocasionando o afastamento das pessoas que, por conseguinte, vão perdendo valores e sentimentos uns para com os outros. Esta perda de valores e sentimentos desencadeiam muitas vezes, atitudes que podem trazer pequenas ou grandes consequências negativas para o convívio social.
Os reflexos da problemática ora apresentada, naturalmente, adentram também o ambiente escolar, cultivando a cultura do individualismo, alimentando relações hostis e desprovidas de afetividade, carente de observância dos valores sociais.
O diagnóstico realizado pelo Serviço de Orientação Escolar da EMEF Maria Odinéia Leite Caminha, no primeiro semestre do corrente ano, aponta para a ocorrência de constantes conflitos de pequeno e médio potencial no dia a dia da comunidade escolar, não apenas entre alunos, mas também, infelizmente, entre a própria equipe escolar. Ainda que não chegue ao conhecimento de todos, tais conflitos provocam “rachaduras” nas relações interpessoais e deixam resquícios que prejudicam o desenvolvimento do trabalho em equipe.
O Serviço de Orientação entende que a boa convivência pode contribuir de forma muito significativa para o desenvolvimento do processo ensino e aprendizagem, ao passo que a má convivência prejudica e atrapalha este processo.
Pelo exposto, o Serviço de Orientação, em consonância com o Macro Projeto da unidade escolar “Resgatando Valores Através da Leitura e da Escrita”, desenvolveu o presente projeto, objetivando atacar a problemática ora detectada.
PÚBLICO ALVO
Toda a comunidade escolar.
OBJETIVO GERAL
Promover, no âmbito escolar, relações sociais mais saudáveis e humanizadas, pautadas na afetividade e observância dos valores sociais.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Cultivar a afetividade para com todos;
- Construir e resgatar valores fundamentais para a vida pessoal em qualquer esfera social;
- Reconhecer a importância da boa convivência social;
- Compreender a necessidade de se relacionar de forma saudável com os demais;
- Reconhecer que sempre necessitamos da ajuda dos outros em diversas situações;
- Respeitar regras mínimas de boa convivência;
- Buscar os seus direitos, respeitar os direitos dos outros e cumprir com os seus deveres.
- Interagir com os outros em diferentes grupos e diferentes situações, relatando suas ideias e respeitando as ideias dos outros;
- Dispor-se a buscar soluções pacíficas para os problemas, de forma individual e coletiva, tanto envolvendo atitudes como conhecimento;
- Aprender a ouvir os outros em diferentes situações;
- Resolver os conflitos sem brigas, procurando controlar sua impulsividade.
- Atuar com mais autonomia nas atividades habituais e nas interações com o grupo, desenvolvendo as possibilidades de tomar iniciativa e estabelecer relações afetivas e respeitosas.
- Colaborar no planejamento e realização das atividades de grupo, respeitando pontos de vista contrários, articulando seus interesses com os dos outros, assumindo seu papel no grupo e suas responsabilidades;
- Estabelecer relações mais equilibradas e construtivas com os colegas e demais membros da comunidade escolar, comportando-se de maneira solidária, valorizando as diferenças e rechaçando qualquer tipo de discriminação.
MATERIAIS
Serão utilizados papéis, cola, lápis de cor, pincéis, tintas, livros, revistas e diversos recursos audiovisuais como vídeos, músicas, teatro de fantoches, dinâmicas, rodas de conversa, cartazes e toda forma didática conveniente e eficaz para se alcançar os objetivos traçados, adequando cada metodologia ao nível do público alvo.
METODOLOGIA
As atividades serão desenvolvidas pela orientadora escolar, em cada sala de aula, de terça a quinta, de acordo com o dia de planejamento de cada segmento, seja na remediação de situações ou na prevenção delas, em consonância com a realidade e necessidade de cada turma.
Serão utilizados os 45 minutos do primeiro horário de cada turma, uma a cada dia.
Com a equipe escolar, as atividades serão desenvolvidas em momentos oportunos, os quais serão programados de acordo com a disponibilidade da equipe.
ATIVIDADES
- Trabalho com textos e ou livros diversos que sugerem temas como solidariedade, respeito aos outros, boas maneiras, cooperação, estímulo à sensibilidade e reflexão... (4º e 5º anos)
- Jogos e dinâmicas que estimulem a amizade, cooperação e o respeito às diferenças. (todos os níveis)
- Elaboração de frases e histórias que enfatizem a convivência adequada no grupo. (2º ao 5º anos)
- Dramatização de situações de conflito que podem surgir na escola, confrontando com a dramatização do que seria a atitude mais adequada para o momento. (todos os níveis)
- Trabalho em parceria com a professora de Ensino Religioso, procurando desenvolver assuntos sobre valorização à vida, amor ao próximo, estímulo aos bons sentimentos e atitudes... (todos os níveis)
- Conversas informais (rodinha) para refletir sobre situações que surgem em aula ou temas abordados em textos, buscando soluções no grupo e valorizando a participação e o comprometimento de todos. (todos os níveis)
- Atividades em grupo e duplas. (todos os níveis)
- Manual da Boa Convivência. (todos os níveis)
...