PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
Projeto de pesquisa: PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: maria2405 • 19/11/2014 • Projeto de pesquisa • 4.345 Palavras (18 Páginas) • 343 Visualizações
RESUMO
Este estudo objetivou aprender como funciona e como e colocado em pratica um projeto político pedagógico sendo assim concluímos que toda escola tem objetivos que deseja alcançar, metas a cumprir e sonhos a realizar. O conjunto dessas aspirações, bem como os meios para concretizá-las, é o que dá forma e vida ao chamado projeto político-pedagógico - o famoso PPP. Se você prestar atenção, as próprias palavras que compõem o nome do documento dizem muito sobre ele: É Projeto porque reúne propostas de ação concreta a executar durante determinado período de tempo. É Político por considerar a escola como um espaço de formação de cidadãos conscientes, responsáveis e críticos, que atuarão individual e coletivamente na sociedade, modificando os rumos que ela vai seguir. É Pedagógico porque define e organiza as atividades e os projetos educativos necessários ao processo de ensino e aprendizagem. Ao juntar as três dimensões, o PPP ganha a força de um guia - aquele que indica a direção a seguir não apenas para gestores e professores mas também funcionários, alunos e famílias. Ele precisa ser completo o suficiente para não deixar dúvidas sobre essa rota e flexível o bastante para se adaptar às necessidades de aprendizagem dos alunos. Por ter tantas informações relevantes, o PPP se configura numa ferramenta de planejamento e avaliação que você e todos os membros das equipes gestora e pedagógica devem consultar a cada tomada de decisão. "O PPP se torna um documento vivo e eficiente na medida em que serve de parâmetro para discutir referências, experiências e ações de curto, médio e longo prazos", diz Paulo Roberto Padilha, diretor do Instituto Paulo Freire, em São Paulo.
ABSTRACT
This study aimed to learn how it works and how and put into practice a political-pedagogical project therefore conclude that every school has goals they want to achieve, to accomplish goals and dreams to fulfill. This set of aspirations, and the means to realize them, is what gives form and life to the call political- pedagogical project - the famous PPP. If you pay attention,the very words that compose the name of the document say much about it: Is the project because it brings together proposals for concrete action to perform over a period of time.It is political because it considers the school as a training ground of conscientious citizens , leaders and critics , who act individually and collectively in society, changing the course it will follow. It is educational because it defines and organizes the activities and educational projects necessary to the teaching and learning process. By joining the three dimensions, the PPP won the strength of a guide - one that indicates the direction to go not only for teachers but also administrators and staff, students and families. It needs to be complete enough to leave no doubt on this route and flexible enough to adapt to the learning needs of students Why have so many relevant information , the PPP is configured in the planning and evaluation that you and all members of management and teaching teams should refer to each decision-making tool. “The PPP becomes a living document and efficient in that it serves as a parameter to discuss references, experiences and actions for the short, medium and long term," says Paulo Roberto Padilha, director of the Instituto Paulo Freire in São Paulo.
SUMÁRIO
1 – INTRODUÇÃO 09
2 – ITENS QUE COMPÕEM O PROJETO 10
3 –PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO 11
4 – PERGUNTAS 12
5 – PROPOSTA POLÍTICA PEDAGÓGICA 16
6 – CONCLUSÃO 20
REFERÊNCIAS 21
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN 9.394/96), no artigo 15, concedeu à escola progressivos graus de autonomia pedagógica, administrativa e de gestão financeira (Cf. Módulo 1). O que isso significa? Ter autonomia significa construir um espaço de liberdade e de responsabilidade para elaborar seu próprio plano de trabalho, definindo seus rumos e planejando suas atividades de modo a responder às demandas da sociedade, ou seja, atendendo ao que a sociedade espera dela. A autonomia permite à escola a construção de sua identidade e à equipe escolar uma atuação que a torna sujeito histórico de sua própria prática. No artigo 12, inciso I, que vem sendo chamado o “artigo da escola” a Lei dá aos estabelecimentos de ensino a incumbência de elaborar e executar sua proposta pedagógica.
O artigo 12, inciso VII define como incumbência da escola informar os pais e responsáveis sobre a frequência e o rendimento dos alunos, bem como sobre a execução de sua proposta pedagógica.
No artigo 13, chamado o “artigo dos professores”, aparecem como incumbências desse segmento, entre outras, as de participar da elaboração da proposta pedagógica do estabelecimento de ensino (Inciso I) e elaborar e cumprir plano de trabalho, segundo a proposta pedagógica do estabelecimento de ensino(Inciso II).
No artigo 14, em que são definidos os princípios da gestão democrática, o primeiro deles é a participação dos profissionais da educação na elaboração do projeto pedagógico da escola.
É bom lembrar que, pela primeira vez no Brasil, há uma Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional que detalha aspectos pedagógicos da organização escolar, o que mostra bem o valor atribuído a essa questão pela atual legislação educacional.
Dessa forma, essa é uma exigência legal que precisa ser transformada em realidade por todas as escolas do país. Entretanto, não se trata apenas de assegurar o cumprimento da legislação vigente, mas, sobretudo, de garantir um momento privilegiado de construção, organização, decisão e autonomia da escola. Por isso, é importante evitar que essa exigência se reduza a mais uma atividade burocrática e formal a ser cumprida.
Um
...