PROJETOS E PRÁTICAS DE AÇÃO PEDAGÓGICA – SUPERVISÃO ESCOLAR E ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL
Por: Jéssica Boeff • 11/11/2019 • Projeto de pesquisa • 934 Palavras (4 Páginas) • 3.406 Visualizações
[pic 1]
CURSO DE PEDAGOGIA
PROJETOS E PRÁTICAS DE AÇÃO PEDAGÓGICA –
SUPERVISÃO ESCOLAR E ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL
POSTAGEM 2: ATIVIDADE 2
PROJETO DE INTERVENÇÃO DIDÁTICA
BULLYING NA VIDA ESCOLAR
Jessica Caroline Boeff Trento - RA 1733790_______
Celoi Marinho Paz - RA 1733775
Marechal Cândido Rondon-PR
2019
1. Tema
Bullying
1.1 Titulo
Bullying na vida escolar.
2. Situação-problema
Qual impacto do bullying na vida escolar e o que podemos fazer para evitar o bullying?
3. Justificativa e embasamento teórico
A palavra bullying é derivada do verbo inglês bully que significa usar a superioridade física para intimidar alguém. Também adota aspecto de adjetivo, referindo-se a "valentão", "tirano". Como verbo ou como adjetivo, a terminologia bullying tem sido adotada em vários países como designação para explicar todo tipo de comportamento agressivo, cruel, intencional e repetitivo que envolvem intimidações, insultos, assédios, exclusões e discriminações de todo gênero contra uma pessoa indefesa e esse tipo de agressão pode causar graves consequências, como danos físicos e psicológicos para quem sofre esse tipo de violência.
Em quase todos os países do mundo, o bullying na escola é um problema crônico e isso atrapalha a aprendizagem do aluno, além de afetar o seu comportamento fora da escola, segundo os psicólogos.
Compreendemos que as manifestações do bullying são situações do dia-a-dia da escola e que passam despercebidas aos olhos dos profissionais da educação, muitas vezes pelo desconhecimento de como agir e outras por considerar as agressões como meras brincadeiras infantis. Portanto, é notório o sofrimento do aluno quando submetido ao bullying e a dificuldade que a criança tem em libertar-se de tal violência.
O bullying existe em todas as escolas, isso é fato, mas o grande diferencial entre elas é a postura que cada uma tomará frente aos casos de bullying.
A escola deve ser responsável por uma educação pautada em valores, por isso é necessário que a escola disponha de ações voltadas para a conscientização e prevenção ao bullying, junto aos estudantes de maneira formal e sistemática durante todo o ano letivo, capaz de orientá-los acerca da cidadania e do respeito.
4.Público-alvo
Todos os alunos do Ensino Fundamental e Médio, com o envolvimento dos pais, mães, docentes e funcionários(as).
5. Objetivos
5.1 Objetivos Geral
Erradicar as práticas de bullying na escola, além de proporcionar aos alunos uma reflexão sobre a importância do respeito mútuo valorizando e respeitando a individualidade de cada um.
5.2 Objetivos Específicos
Diferenciar bullying de brincadeiras;
Desenvolver o respeito mútuo em relação à aceitação do outro;
Conscientizar o aluno que sofre bullying sobre a necessidade de reação e denúncia;
Evidenciar as consequências que a prática de bullying traz tanto para a vítima quanto para o agressor;
6. Percurso metodológico
Este projeto será desenvolvido através de palestras com psicólogas, para os alunos, pais, e responsáveis, para esclarecimentos sobre o bullying, as causas, consequências tanto para a vítima quanto para o agressor, e também palestra sobre a campanha Setembro amarelo, que visa a prevenção ao suicídio, tema que deve ser abordado devido a uma consequência do bullying.
Terá apresentação de filmes em sala de aula sobre o tema, da realização de atividades diversas, onde cada professor desenvolve a mesma com base na matéria aplicada, realização de trabalhos expositivos em grupos de forma dinâmica, leituras de artigos e depoimentos de vítimas de bullying, debates, e brincadeiras, além de criação do slogan sobre bullying e do estatuto antibullying, tudo para proporcionar a reflexão sobre as causas e consequências do Bullying.
7. Recursos
Será utilizado ferramentas multimídia para pesquisas bibliográficas sobre o tema e também para a publicação e socialização dos resultados. Pesquisas no laboratório de informática, revistas, artigos e publicações em geral.
8. Cronograma
Tendo em vista a importância deste projeto para a vida escolar, o mesmo terá como duração quase todo ano letivo para maior eficácia, cronograma este que pode ter mudanças no decorrer do ano.
MÊS DE ABRIL – Apresentação do conceito de “bullying”, através de palestras com psicólogas e logo após debate para levantamento de propostas e conclusões.
...