PROPOSTAS PEDAGÓGICAS INTERDISCIPLINARES NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Por: Marcos Oliveira • 28/8/2019 • Trabalho acadêmico • 2.274 Palavras (10 Páginas) • 273 Visualizações
Pedagogia
Delflávia rosa barros de oliveira
lÍCIA mENDES bARROS
paula cristina lourenço barcelos
sanra rodrigues pereira malaquias
PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR EM GRUPO Propostas pedagógicas interdisciplinares nos anos iniciais do Ensino Fundamental
Uberlândia
2019
Delflávia rosa barros de oliveira
lÍCIA mENDES bARROS
paula cristina lourenço barcelos
sanDra rodrigues pereira malaquias
PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR EM GRUPO Propostas pedagógicas interdisciplinares nos anos iniciais do Ensino Fundamental
Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia para as disciplinas Ensino de Matemática Ensino de Língua Portuguesa Ensino de História e Geografia Ensino de Educação Física Escolar e Psicomotricidade Seminário Interdisciplinar: Tópicos Especiais I Estágio Curricular Obrigatório II – anos iniciais do Ensino Fundamental.
Prof. Mariana Passos Dias, Andressa Aparecida Lopes, Heloísa Gomes Bezerra, Natalia Germano Gejão Diaz, Eloise Werle de Almeida, Natália da Silva Bugança, Mari Clair Moro Nascimento, Natália Gomes dos Santos.
Uberlândia
2019
- INTRODUÇÃO
Em um contexto geral, o desenvolvimento de um método educacional eficiente tem sido um desafio enfrentado pelos docentes em diversas áreas do conhecimento nas últimas décadas, apresentar uma didática que consiga transmitir o conhecimento de forma integra e proporcionando o máximo de aproveitamento por parte dos alunos não tem se mostrado uma tarefa tão simples, realidade que não se difere nos anos iniciais do ensino fundamental, entretanto alguns métodos desenvolvidos recentemente vem sendo adotados com o intuito de otimizar o processo da aprendizagem, dentre eles daremos destaque as “Propostas Pedagógicas Interdisciplinares”. Método este que consiste no desenvolvimento do plano de ensino previsto, tomando uma abordagem mais ampla, integrando duas ou mais matérias, com o intuito de torna-las mais dinâmicas e atraentes para os alunos, uma vez que em geral a integração de disciplinas trazem consigo um problema comum para ser analisado na perspectiva de várias disciplinas. Deste modo o presente trabalho visa apresentar um Plano de Trabalho Docente baseado no método interdisciplinar, objetivando por meio de atividades práticas fazer a interação entre disciplinas para a melhor aprendizagem nas disciplinas de Ciências Naturais, Geografia e Língua Portuguesa.
2. DESENVOLVIMENTO
O desenvolvimento de um Plano de Trabalho Docente que proponha uma didática dinâmica e ainda estimule o aprendizado utilizando de recursos que promovam a interdisciplinaridade, sejam eles recursos tecnológicos, paisagísticos, científicos, dentre outros, apesar de algo recente já é apontado pela legislação como um possível caminho para promover o conhecimento.
A BNCC (Base Nacional Comum Curricular) indica algumas ações fundamentais para a aprendizagem nas etapas da educação básica, dentre elas é valido destacar “decidir sobre formas de organização interdisciplinar dos componentes curriculares [...] para adotar estratégias mais dinâmicas, interativas e colaborativas em relação à gestão do ensino e da aprendizagem.” (BRASIL, 2019), deste modo deixando evidente o completo apoio a este método de abordagem disciplinar por parte da Base Nacional. É ainda importante lembrar que, segundo Japiassu (1976) a interdisciplinaridade é caracterizada pela intensidade das trocas entre os especialistas e pelo grau de integração real das disciplinas no interior de um mesmo projeto, deste modo, baseando-se ainda nas denotadas competências gerais a (BRASIL, 2019), define que:
“Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.”
No livro Globalização e Interdisciplinaridade Santomé (1998) ousa ainda dizer que a interdisciplinaridade da significado ao conteúdo escolar. Desta forma é notável o potencial deste método de ensino e ainda que a utilização de projetos que incentivem a interdisciplinaridade é algo intrínseco para o sucesso deste método.
É importante ressaltar, bem como afirmado por Carneiro (1994) em seu estudo, que a formação de um conhecimento interdisciplinar é fundamental para a análise e resolução de problemas. Demonstrando assim que este método de ensino tem um viés singular, uma vez que tem a capacidade de tratar um dado problema embasado na perspectiva de diversas disciplinas, considerando diversos fatores que levam a este problema, de forma que com base nesta analise múltipla, seja possível atingir o melhor resultado possível para a resolução do mesmo. Isto é evidenciado por Araujo (2018) em seu estudo, que aponta a interdisciplinaridade como algo intrínseco a metodologia de pesquisa na área da arqueologia, uma vez que está por si só já é uma área derivada de diversos outros campos de estudo. Ainda nesta linha de raciocínio, é valido citar a conclusão de Pelosi et al. (2018), que em seu estudo usufruiu de uma abordagem interdisciplinar para o desenvolvimento das habilidades fonológicas e a compreensão do sistema alfabético em crianças e adolescentes com síndrome de Down, afirma, após uma série de testes que contou com a participação de profissionais das áreas de Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional e Pedagogia que o método baseado no estimulo interdisciplinar favorece de forma significativa a aprendizagem das alunos.
Considerando o exposto acima, o presente trabalho apresenta a um Plano de Trabalho Docente desenvolvido com o intuito de atender a demanda de uma didática interdisciplinar, envolvendo as seguintes disciplinas: Ciências Naturais, Geografia e Língua Portuguesa. Nesta proposta há ainda, além do intuito de facilitar a compreensão/assimilação destas disciplinas promover uma etapa de educação ambiental, uma vez que aborda temas relacionados a importância dos recursos/ciclos naturais, gerando assim um processo de início a conscientização da necessidade de preservação do meio ambiente, para uma melhor assimilação por parte dos alunos é pretenso desenvolver uma aula de campo, com o objetivo de proporcionar aos alunos um contato direto com o ambiente que está sendo estudado, de forma a se sentirem parte deste processo.
...