PROTOCOLOS DE ANAMNESE E TDA/H Entrevistas e Questionários
Por: Carolaine Campos Batista • 4/3/2017 • Seminário • 4.392 Palavras (18 Páginas) • 671 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 3
3 ANAMNESE - PROTOCOLO DA ANAMNESE 4
3.1 Entrevista 11
4 TDA/H - PROTOCOLO PARA O DIAGNÓSTICO DOS DISTÚRBIOS DO DÉFICIT DA ATENÇÃO 12
4.1 Entrevista 13
5 ANÁLISE DO GRUPO 14
6 CONCLUSÃO 15
7 REFÊRENCIAS 16
1 INTRODUÇÃO
O trabalho foi realizado com o propósito de levar os alunos do curso de licenciatura em pedagogia, a se aprofundar nas atividades desenvolvidas dos protocolos de anamnese e de TDH/ A (déficit de atenção). A professora de fundamentos da educação infantil II tem como objetivo de introduzir o estudante na pratica e proporcionar o conhecimento de ambas as entrevistas.
Em primeiro momento, o nosso intuito é observar o desenvolvimento e as atitudes de cada criança, proporcionando assim para nós o que cada criança tem em comum e alguns aspectos importantes. Levando em conta todos os pequenos detalhes de cada situação, pois nas entrevistas realizadas obteve – se em certo momento em que realmente conseguimos entender a diferença entre os pais, e o verdadeiro intuito de cada protocolo, pois o de anamnese conseguimos identificar alguns fatores que leva a criança a realmente tomar certa medicação e a agilidade em que os pais decidiram levar o filho para um especialista, mesmo o pai não aceitando que seu filho necessita de ajuda. Assim o de déficit de atenção ficou evidente que a criança é completamente agitada e do questionário apenas 4 respostas deram Não, o restante que seria 15 questões todas deram Sim, dessa maneira conseguimos identificar que a criança necessita de ajuda, mesmo que a mãe não aceite que precise, claro que é importante ressaltar que tem a maneira certa das pessoas tratarem esse assunto, tem que saber mais do assunto, assim nos leva a todo um contexto que precisa de estudo, ou no mínimo de um especialista.
Nossas entrevistas foram realizadas com sucesso, todos cooperaram muito para a realização da mesma e serviu como um aprendizado para os integrantes do grupo, de forma que comecemos a ver as crianças com outros olhos, não julgar sem necessidade, e sempre manter a ética e o sigilo perante as entrevistas.
2 DESENVOLVIMENTO
Os dois protocolos foram realizados através de questionário, ou seja, em cada protocolo havia perguntas umas diferentes das outras, no protocolo de anamnese era algo mais complexo onde a criança já toma algum tipo de medicação e os pais estarem cientes de que seu filho necessite de medicações, já o protocolo de déficit de atenção requer algo mais simples e rápido, para podermos identificar se a criança contém desatenção, impulsividade e hiperatividade, sendo que neste caso a criança não toma medicação e os pais apenas suspeitem das atitudes do seu cotidiano.
Essas pesquisas/entrevistas são realizadas da seguinte forma:
Protocolo de anamnese- São várias perguntas mais complexa, mas que já sabemos que a criança tem alguns problemas e o intuito é tentar entender o motivo de ela ter tais características através da entrevista.
Protocolo de déficit de atenção – São 19 perguntas mais simples, mas que nos leva a um resultado pode ser verídico. Pois não podemos confirmar que a criança se encaixe adequadamente a certas conclusões sem o total procedimento de um especialista, para que não ocorra o problema de não saber lidar com a situação.
A intenção desses questionários é entender a criança e a sua causa diagnosticada ou não, mas o processo de entrevista é bem simples, pois não necessita de nada mais sério, apenas um grande diálogo entre o entrevistador e os entrevistados, para que realmente possam entender todo o contexto e poder proporcionar um conhecimento extra no assunto.
3 ANAMNESE - PROTOCOLO DA ANAMNESE
Informante: Luciana Data 13/11/2016
I - Identificação:
Nome da criança Vinícius
Data de Nascimento 05/05/2009 Idade7 anos Sexo masculino
Residência Rua ___(não coloque esta informação)__ Bairro centro
Cidade Miguelópolis Estado: São Paulo Fone ( ) __(não colocar)
Pai: NomeLeandro Idade33 anos
Escolaridade curso superior Profissão administrador
Mãe: Nome Luciana Idade 35anos
Escolaridade 2°grau completo Profissão vendedora
Horário de trabalho dos pais o dia todo, período integral.
Com quem fica o cliente durante a ausência dos pais com avó materna e na escola
Família:
Irmãos: quantidade 1 Idades 5 meses
Outras pessoas que vivem na casa nenhuma
Situação de autonomia e independência dessas pessoas---------------
Outras pessoas de relacionamento muito próximo do cliente avós
II - Motivo da Consulta
Atitude dos pais frente à queixa criança muito agitada
III - Antecedentes Pessoais:
Concepção e Gestação:
Quanto tempo após o casamento? 6 meses
Idade da mãe e do pai na época da concepção mãe 27 anos/ pai 25 anos.
Houve planejamento familiar? Não
Houve pré-natal? Sim
Diferença de tempo em relação à gravidez anterior e posterior 7 anos
Doenças infecciosas ou intoxicações do pai e/ou da mãe antes ou durante a gravidez? não
...