TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Palavras cantadas

Por:   •  2/3/2017  •  Artigo  •  3.421 Palavras (14 Páginas)  •  253 Visualizações

Página 1 de 14

BRINCADEIRAS CANTADAS NO ÂMBITO PEDAGÓGICO: UM ESTUDO EMBASADO PELO IMPACTO POSITIVO DAS BRINCADEIRAS CANTADAS NO CONTEXTO ESCOLAR E PELA LUDICIDADE E AFETIVIDADE

Gisele Loures

Resumo

Dentro do contexto pedagógico da contemporaneidade, a utilização de diferentes dinâmicas vem sendo estudada e aplicada pelos professores diante de seus alunos. O ambiente escolar não é mais contemplado como um ambiente rígido e autoritário, no qual conteúdos são despejados pelos professores provocando um descompasso e um desinteresse por parte dos alunos no processo de aprendizagem e alfabetização. Nesse ponto, a utilização de dinâmicas, jogos e brincadeiras vem sendo amplamente debatidas no âmbito pedagógico, diante de seus incontáveis benefícios para a educação e para o desenvolvimento intelectual e criativo dos alunos. Dentre tais dinâmicas e jogos, as brincadeiras cantadas são pontos que vem sendo cada vez mais abordados por estudiosos dos temas e amplamente utilizadas pelos professores na sala de aula. Partindo dessa premissa fundamental, o presente estudo contempla as brincadeiras cantadas sob a ótica pedagógica, ressaltando seu impacto positivo e a importância do papel do professor na utilização de tais brincadeiras cantadas e na construção de um ambiente inclusivo que propicie a plena participação de todos os envolvidos no processo.

Palavras-chave: Brincadeiras Cantadas; Ludicidade; Aspectos pedagógicos.

ABSTRACT

Within the educational context of contemporaneity, the use of different dynamics has been studied and applied by teachers in front of their students. The school environment is not contemplated as a rigid, authoritarian environment in which contents are dumped by teachers causing a mismatch and lack of interest of the students in the learning process and literacy. At this point, the use of dynamic, fun and games has been widely debated in the educational context, before their countless benefits for education and for intellectual and creative development of students. Among these dynamics and games, singing games are points that are being increasingly addressed by scholars of the themes and widely used by teachers in the classroom. From this basic premise, this study includes the singing games in the pedagogical perspective, emphasizing the positive impact and importance of the teacher's role in the use of such singing games and building an inclusive environment that fosters the full participation of all stakeholders in the process.

Keywords: Play Sung; playfulness; pedagogical aspects.

1. INTRODUÇÃO

Dentro do contexto educacional contemporâneo, o processo de ensino e aprendizagem e todos os demais processos envolvidos em tal contexto sofreram profundas transformações decorrentes de novos entendimentos e consensos educacionais promovidos por autores que objetivaram o estudo de diferentes dinâmicas e recursos fundamentais para otimizar tal processo. Na atualidade, muito se fala na tecnologia e no advento tecnológico dentro da sala de aula, além da utilização de outros recursos e dinâmicas como a fotografia, o cinema, conteúdo em vídeo e um universo proporcionado pela globalização e pelo desenvolvimento da humanidade pautado pela tecnologia.

Tal concepção, entretanto, ainda que acurada pode ser direcionada para a utilização de outras dinâmicas para construir um processo de ensino e aprendizagem mais adequado e benéfico para os alunos dentro da sala de aula. Partindo dessa premissa, o presente estudo contempla a utilização das brincadeiras cantadas e de seus fundamentais aspectos pedagógicos na atualidade.

O objetivo primordial do presente estudo, de tal forma, constitui-se em uma apresentação conceitual concisa acerca da utilização das brincadeiras cantadas na sala de aula, ressaltando suas principais características e impactos acerca do desenvolvimento dos alunos.

Para que tal objetivo seja alcançado, entretanto, fundamentam-se alguns objetivos específicos vitais para o pleno entendimento acerca das brincadeiras cantadas nas salas de aula. Destacam-se, de tal modo, considerações fundamentais acerca do papel do professor na construção de um ambiente que propicie que os aspectos positivos da utilização das brincadeiras cantadas sejam alcançados nas salas de aula, bem como os principais aspectos relacionados à afetividade e ludicidade plenamente alcançáveis dentro desse contexto.

Destaca-se que não serão detalhadas exaustivamente as brincadeiras cantadas no presente estudo, visto que o mesmo propicia um entendimento geral adequado acerca dos fundamentos pedagógicos da utilização das brincadeiras cantadas entre os professores e os alunos.

2. DESENVOLVIMENTO

Segundo Euzébio (2013) as brincadeiras cantadas são manifestações envolvendo a coletividade fundamentadas pela cultura popular, embasando-se na liberdade de movimentos e na expressão corporal dos indivíduos. Via de regra, a musicalidade é associada aos movimentos corporais desses indivíduos juntamente com o folclores e a cultura brasileira, como por exemplo na brincadeira denominada ‘Escravos de Jó’ ou nas clássicas ‘Ciranda-cirandinha’ e ‘Marcha Soldado’.

No mesmo sentido, Lara, Pimentel e Ribeiro (2005) apontam alguns benefícios fundamentais das brincadeiras cantadas durante o exercício profissional do pedagogo. Para os autores citados, através das brincadeiras cantadas com enfoque pedagógico torna-se possível despertar um maior interesse por parte dos alunos em face das manifestações culturais, entendendo tais brincadeiras como um método de educação, ludicidade, desenvolvimento rítmico, musical e gestual de contribuição ao desenvolvimento sensorial e de movimento desses alunos.

Brito (2005) ainda ressalta outros benefícios e contribuições na utilização de brincadeiras cantadas com embasamento pedagógico. Para a autora, o processo de escrita dos alunos pode ser impactado positivamente com a utilização de tal dinâmica, desde que o pedagogo tenha capacidade para desenvolver aspectos fundamentais relacionados à escrita juntamente com seus alunos. Alguns exemplos de tal utilização benéfica em face da escrita são apontados em exercícios nos quais os alunos constroem paródias acerca das brincadeiras cantadas, incentivando não tão somente no processo de escrita, mas em todo desenvolvimento intelectual e criativo dos alunos.

O desenvolvimento de potencialidades por parte da criança, de tal modo, é um aspecto fundamental no âmbito dos benefícios provocados pela utilização das brincadeiras cantadas, visto que:

Ao

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.4 Kb)   pdf (72.6 Kb)   docx (20.8 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com