Paper do Estágio de Educação Infantil
Por: yasmimtrilha • 21/6/2024 • Trabalho acadêmico • 1.792 Palavras (8 Páginas) • 48 Visualizações
PAPER DE ESTÁGIO
ALFABETIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Autor: Yasmim Rupel Marquês Trilha[1]
Tutor externo: Cristiane Borges Augusto[2]
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
PED (5333) – Estágio Curricular Obrigatório I: Educação Infantil
26/06/2023
RESUMO
O bebê ainda na barriga de sua mãe escuta o som da voz e já é inserido na linguagem. Podemos dizer que o processo de alfabetização começa com essas experiências ainda na gestação e com experiências que a que a criança é exposta após o nascimento. Por isso que a leitura e as canções ajudam as crianças a desenvolver a linguagem, preparando-as para a alfabetização, desenvolvendo habilidades fundamentais para o aprendizado da leitura e da escrita. A alfabetização formal começa por volta dos seis anos de idade, porém a criança já é inserida no mundo da linguagem antes mesmo de nascer, ainda na gestação, então na educação infantil as crianças não aprendem a ler e escrever especificamente, mas devem ser expostas a atividades ricas em linguagem e literatura, assim estimulando o interesse delas pela leitura e pelas palavras.
Palavras-chave: Linguagem. Alfabetização. Aprendizado.
1 INTRODUÇÃO
Neste trabalho abordaremos a área de concentração metodologias de ensino colocando em foco o tema processos de alfabetização. O tema foi escolhido para que se possa ter um amplo conhecimento dos processos de alfabetização na educação infantil. Pois o bebê ainda na barriga de sua mãe escuta o som da voz e já é inserido na linguagem. Podemos dizer que o processo de alfabetização começa com essas experiências ainda na gestação e com experiências que a que a criança é exposta após o nascimento. Por isso que a leitura e as canções ajudam as crianças a desenvolver a linguagem, preparando-as para a alfabetização, desenvolvendo habilidades fundamentais para o aprendizado da leitura e da escrita.
2 ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: FUNDAMENTAÇÃO TÉORICA
A área de concentração escolhida foi metodologias de ensino, colocando em foco o tema processos de alfabetização, o tema foi escolhido para que se possa ter um amplo conhecimento dos processos de alfabetização na educação infantil. Pois o bebê ainda na barriga de sua mãe escuta o som da voz e já é inserido na linguagem. Podemos dizer que o processo de alfabetização começa com essas experiências ainda na gestação e com experiências que a que a criança é exposta após o nascimento. Por isso que a leitura e as canções ajudam as crianças a desenvolver a linguagem, preparando-as para a alfabetização, desenvolvendo habilidades fundamentais para o aprendizado da leitura e da escrita.
Aliadas a competências e habilidades, abrangem modos de fazer algo, processos mentais ou comportamentos como, por exemplo, saber ler e escrever, desenhar, costurar, dirigir um carro (BATISTA et.al., 2007, p.15).
A alfabetização formal começa por volta dos seis anos de idade, porém a criança já é inserida no mundo da linguagem antes mesmo de nascer, ainda na gestação, então na educação infantil as crianças não aprendem a ler e escrever especificamente, mas devem ser expostas a atividades ricas em linguagem e literatura, assim estimulando o interesse delas pela leitura e pelas palavras.
As crianças não precisam atingir uma certa idade e nem precisam de professores para começar a aprender. A partir do nascimento já são construtoras de conhecimento. Levantam problemas difíceis e abstratos e tratam por si próprias de descobrir respostas para elas. Estão construindo objetos complexos de conhecimento. E o sistema de escrita é um deles. (FERREIRO, 2006)
Por isso, na educação infantil as crianças são estimuladas a desenvolver habilidades através de atividades que envolvam a linguagem e a literatura preparando-as para o processo de alfabetização, ajudando no aprendizado da leitura e da escrita.
“A leitura é um dos principais meios para desenvolver importantes habilidades para o processo de alfabetização, como a memória, a imaginação e a atenção.” (NEURO SABER, 2021)
Segundo Ferreiro (2013), às crianças não possuem o hábito de pedirem permissão para começar a aprender sobre a leitura e a escrita, pois iniciam este processo naturalmente partindo de suas vivências, curiosidades e interesses. Torna-se assim, pertinente que a linguagem escrita seja trabalhada nas instituições infantis de modo significativo, exercendo funções sociais relevantes para elas de maneira dissociada de outras formas de expressão, linguagens e comunicação de que elas precisam para significar e representar o mundo, aprendê-lo, produzi-lo, expressá-lo, torná-lo visível para o outro.
O brincar é o foco na educação infantil, por isso as professoras devem desenvolver atividades lúdicas para ajudar as crianças no processo de alfabetização, motivando o aprendizado, nessa fase as crianças devem ser estimuladas a desenvolver as áreas motora e cognitiva. Por isso, elas devem ser expostas a atividades que desenvolvam habilidades importantes para a alfabetização, como a leitura, a música, contação de histórias, dentre outras.
O brincar promove o desenvolvimento motor, por isso as brincadeiras e os jogos que estimulem as percepções sensoriais devem ser estimulados. Correr, pular, brincar na areia e na terra, ajudam as crianças a desenvolver com segurança os seus movimentos. Dessa forma as crianças aprendem a ter consciência dos seus limites e desenvolvem a consciência corporal e o equilíbrio. (EDUCA MUNDO, 2023)
Através das atividades lúdicas, como desenhos e pinturas, as crianças desenvolvem a coordenação motora fina, que ajuda no desenvolvimento da concentração e percepção sensorial. Já a leitura e as músicas na educação infantil ajudam a desenvolver habilidades cognitivas como o raciocínio lógico e a atenção, todas elas fundamentais para o processo de alfabetização.
- VIVÊNCIA DO ESTÁGIO
O presente estágio foi realizado no CEIM Lindoia Maria Souza de Faria, na turma G4 A da professora Priscila Regis de Souza. Foram realizadas qautro atividades em quatro dias de regência, todas foram realizadas dentro da sala de aula com a ajuda da auxiliar Marta. Trabalhei com os processos de alfabetização por tanto todas as atividades foram de acordo com os campos de experiência da BNCC para educação infantil.
...