Participação dos pais na vida escolar
Por: fernanda1500 • 19/5/2015 • Trabalho acadêmico • 5.549 Palavras (23 Páginas) • 521 Visualizações
INSTITUTO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO
FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO, CIÊNCIAS, EDUCAÇÃO E LETRAS
SIMONE DOS SANTOS
PARTICIPAÇÃO DOS PAIS NA VIDA ESCOLAR DOS ALUNOS: um estudo de caso na Escola Municipal Agripa Vasconcelos – Matozinhos-MG
BELO HORIZONTE
2013
INSTITUTO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO
FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO, CIÊNCIAS, EDUCAÇÃO E LETRAS
SIMONE DOS SANTOS
PARTICIPAÇÃO DOS PAIS NA VIDA ESCOLAR DOS ALUNOS: um estudo de caso na Escola Municipal Agripa Vasconcelos – Matozinhos-MG
Artigo Científico apresentado como requisito parcial para obtenção do título de ... do Instituto Brasileiro de Educação – IBE.
BELO HORIZONTE
2013
SUMÁRIO
RESUMO
1 INTRODUÇÃO
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 A Escola e os pais
2.2 Material e Método
2.3 Apresentação da escola em estudo
2.4 Análise das observações e entrevistas realizadas
3 CONCLUSÃO
REFERÊNCIAS
PARTICIPAÇÃO DOS PAIS NA VIDA ESCOLAR DOS ALUNOS: um estudo de caso na Escola Municipal Agripa Vasconcelos na cidade de Matozinhos-MG
Simone dos Santos[1]
RESUMO
Este trabalho tem como tema, a participação dos pais na vida escolar dos filhos, apresentando como objetivo enfocar a importância dos pais na Escola Municipal Agripa Vasconcelos – Matozinhos – MG, analisando a importância da participação do conjunto família-escola no processo ensino e aprendizagem, verificando se a participação da família na escola ajuda para que o educando obtenha uma aprendizagem melhor. Neste sentido, para realização desta pesquisa, utilizou-se como metodologia a pesquisa de campo e a abordagem quantitativa. Os resultados do estudo mostra-nos que os pais procuram participar da vida escolar dos filhos e reconhecem o beneficio propiciado com a participação no cotidiano escolar, mas que precisam do auxílio da escola para um melhor resultado. Em suma a participação da família na vida escolar e em todos os aspectos da vida de uma criança que será responsável pelo adulto de amanhã, sem mais e nem menos, apenas os pais realizarem a função a qual escolherão de serem responsáveis por outro ser humano, e facilitará o trabalho dos professores e realizarão a sua verdadeira função e os alunos serão mais produtivos nos seus conteúdos escolares e como cidadãos. A fundamentação teórica desta pesquisa foi através de autores que acreditam que a participação da família na escola auxiliará para que tenhamos uma educação mais significativa e com resultados positivos. Conclui-se que a participação dos pais na escola indica possibilidades para uma relação mais próxima para o desenvolvimento do aluno e que ambos devem buscar maneiras para estimular o aluno.
Palavra-chave: Educação. Escola. Família.
- Introdução
A imagem de uma sala de aula com carteiras alinhadas, alunos sentados, contidos, olhando para a frente, onde um professor repassa conteúdos a serem memorizados, pode ser vista em fotografias, mas já se sabe que as experiências que insistem nesse modelo estão com os dias contados. Além da escola, nos últimos anos, as famílias também viveram grandes mudanças. Casais separados, menos hierarquia e maior afetividade entre pais e filhos – a despeito das longas horas de trabalho e afastamento – vêm reconfigurando a estrutura social vigente durante décadas. E se hoje se tem a sobrecarga da vida moderna, é sumamente importante lembrar que o que vale não é o tempo que se passa junto com os filhos, mas a maneira como estabelecem as relações com eles.
Nesse contexto, há um crescente reconhecimento nas teorias do desenvolvimento educacional e sociológica de que tanto a escola como os pais são instituições fundamentais na socialização e educação da criança. Hoje em dia há a necessidade de a escola estar em perfeita sintonia com a família. A escola é uma instituição que complementa a família e juntas tornam-se lugares agradáveis para a convivência de nossos filhos e alunos. Além da criança e do contexto familiar, é importante considerar também as relações da família com a escola diante da alfabetização da criança, pois tais relações funcionam como forte influência neste processo.
O presente trabalho tem por objetivo enfocar a importância dos pais na escola, analisando a importância da participação do conjunto família-escola no processo ensino e aprendizagem, verificando se a participação da família na escola ajuda para que o educando obtenha uma aprendizagem melhor. Pois, sabe-se que quando a criança entra na escola, conta com um vaso conhecimento adquirido no convívio com os pais e seus meios anteriores que lhe permitirão formar uma determinada visão sobre si mesma. E ir à escola significa, para ela, uma ampliação na sua esfera de relação; nela conhecerá outras crianças com quais deverá compartilhar uma parte considerável de sua vida, além de estabelecer relações com adultos que não pertencem a sua família e nem às suas relações mais próximas.
Justifica–se o estudo, ao analisarmos a ausência dos pais na vida escolar de seus filhos, que vem influenciando direta e indiretamente no comportamento dos alunos e no ensino e aprendizagem. Naturalmente que, depois da família, é na escola que as crianças permanecem mais tempo, e as expectativas em relação ao seu desempenho escolar aumentam, assumindo maior importância na vida em família.
A importância da participação dos pais na vida escolar dos filhos tem apresentado um papel importante no desempenho escolar. O diálogo entre a família e a escola, tende a colaborar para um equilíbrio no desempenho escolar, o que é possível considerar que a criança e os pais trazem consigo uma ligação íntima com o desempenho. É cada vez mais importante sensibilizar os pais para participarem ativamente na vida escolar dos seus educandos. A escola faz parte do quotidiano do aluno e os pais devem estar envolvidos em todo o processo de aprendizagem.
...