Pedagogia Educação pré-escolar
Tese: Pedagogia Educação pré-escolar. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: emilainy • 9/3/2014 • Tese • 1.102 Palavras (5 Páginas) • 457 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP
CURSO: PEDAGOGIA
DISCIPLINA: DIDÁTICA
Tutor a: Prof.: Maria Clotilde Bastos.
Professora presencial: Regiane Ap. Mariotto Borges.
RONDONÓPOLIS-MT
2013
Relatório 1: Séries iniciais: (Educação Infantil)
Classe composta por 28 alunos, com idade entre 4 a 5 anos tendo como principais características 19 meninas e 9 meninos. Disponibilizando de recursos como; Televisão, Dvd, brinquedos pedagógicos, giz de cera, lápis de cor, cola de papel, cartolina, canetinhas, tesourinhas, livros de historinhas e mesinhas adaptadas para idade das crianças. Possibilidade de organizar os alunos em grupos, duplas e até mesmo individual. Acesso a Biblioteca, sala de informáticas e acesso à internet.
Relatório 2: Tema: O mundo da imaginação. Conteúdo: Os Três Porquinhos.
Relatório 3: Objetivo da aula é desenvolver a criatividade e a imaginação através da história ilustrada/apresentada dos personagens três porquinhos. Observando a importância da criança em construir sua imaginação e desenvolver o senso crítico quando comparado o Lúdico com o Real.
Relatório 4: Didática Teórica: é aquela cujo desenvolvimento nos programas das disciplinas, segundo pressupostos científicos que visam à ação educativa onde se acumulam sobre o processo de ensino, na busca de torna-lo mais eficiente.
Didática Prática: é aquela vivenciado pelos professores nas escolas, à partir do trabalho prático em sala de aula, dentro da organização escolar, em relação com as exigências sociais.
Relatório 5: Os Três Porquinhos é uma fábula cujos personagens são exclusivamente animais. Na história, um dos três porquinhos decidiu construir a sua própria casa, cada qual com materiais diferentes: a casa do porquinho mais novo era de palha, a do meio de madeira e o mais velho de tijolo. Só que um dia o lobo apareceu e bateu à porta da casa do porquinho mais novo. Soprou, soprou, soprou e a casa do porquinho voou. Perseguido pelo lobo, o porquinho fugiu para a casa do irmão do meio. O lobo, determinado a comer os porquinhos, sopro e, mais uma vez, a casa voou. Os dois porquinhos procuraram refúgio na casa do irmão mais velho. Depois de muito soprar, o lobo não conseguiu que a casa voasse, tentando entrar pela chaminé, mas os porquinhos pregaram-lhe uma grande partida. O lobo fugiu assustado e nunca mais voltou.
O conto foi divulgado pelo Autor Joseph Jacobs, sob ilustração de Manuel Barco, Livro editado pela editora Estampa, em Lisboa – Portugal, em 1996.
A metodologia que será utilizada será uma apresentação da Estória “Os Três Porquinhos”, através de teatro visando trabalhar expressão oral, Expressão corporal, criatividade e imaginação dos alunos em sala de aula.
Relatório 6: Será utilizado o método de descoberta, partindo como base de que será uma apresentação/ilustração de uma fábula e observar o senso de imaginação e criatividade que o aluno terá comparando a história lúdica com a vida real, através de uma roda de conversa, entre crianças e educador.
Relatório 7: O Processo de Avaliação dá-se em três passos fundamentais:
1º. Passo: Constatação da Realidade: a constatação da realidade é efetivada via a configuração descritiva, para essa configuração, é que usamos os instrumentos, como extensões de nossa capacidade de observar a realidade. Assim sendo, testes, questionários, fichas de observação, etc., propriamente, não são instrumentos de avaliação, mas sim instrumentos de coleta de dados para a avaliação. Eles nos subsidiam na observação da realidade, que deverá ser qualificada; a qualificação dos dados da realidade, sim, é o ato central da prática da avaliação.
2º. Passo: Qualificar a realidade:
Essa qualificação se dá por um processo de comparação entre a realidade descrita e configurada e um padrão de expectativa de qualidade. No caso da aprendizagem, dependerá da teoria pedagógica que estamos utilizando, com todas as suas nuanças de entendimento filosófico, pedagógico,
...