Relatorio De Pedagogia Ensino Medio
Por: Eriton Seára • 25/8/2019 • Relatório de pesquisa • 3.449 Palavras (14 Páginas) • 539 Visualizações
FACULDADE EDUCACIONAL DA LAPA
FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DOCENTE – MATEMÁTICA
ESTÁGIO SUPERVISIONADO II – ENSINO MÉDIO
ERITON CACIO RUFINO SEARA (180111896)
JOSEANE DE OLVEIRA RUIVO (18011891)
PARANAGUÁ
2018
FACULDADE EDUCACIONAL DA LAPA
FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DOCENTE – MATEMÁTICA
ESTÁGIO SUPERVISIONADO II – ENSINO MÉDIO
Trabalho apresentado como requisito parcial para a atribuição de nota na disciplina de Estágio Supervisionado I, do curso de Formação Pedagógica Docente Habilitação em Matemática da Faculdade Educacional da Lapa – FAEL.
Orientador: Profª. Regiane Pinto Dos Santos
ERITON CACIO RUFINO SEARA (180111896)
JOSEANE DE OLVEIRA RUIVO (18011891)
PARANAGUÁ
2018
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 2
2 DESENVOLVIMENTO 3
2.1 CARACTERIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO 3
2.2 INCLUSÃO NA ESCOLA ESTAGIADA 4
2.3 OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE DA TURMA 5
2.4 DESCRIÇÃO DA DOCÊNCIA 6
2.4.1 Docência no 6º ano 7
2.4.2 Docência no 7º ano 8
2.4.3 Docência no 8º ano 8
2.4.3 Docência no 9º ano 9
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS 10
REFERÊNCIAS 11
ANEXO A – Ficha de Avaliação na Escola-campo 12
INTRODUÇÃO
Este relatório de estágio é referente ao trabalho de docência em matemática realizado nos anos Finais do Ensino Fundamental, na Escola Estadual Faria Sobrinho no primeiro semestre de 2018.
O objetivo da realização do estágio no Ensino Fundamental é primeiramente contrastar e vivenciar o aprendizado da teoria pedagógica, da realidade da regência e docência de uma sala de aula, com crianças e adolescentes de faixa etária entre 9 e 14 anos. O objetivo fundamental é desmistificar e retirar o medo dos alunos perante a disciplina de Matemática, sendo assim, optou-se ao máximo a utilização de práticas e dinâmicas simples de ensino, a fim de atrair a atenção dos discentes e tornar o ensino mais lúdico.
Os Anos Finais do Ensino Fundamental compreendem do 6º ao 9º ano, sendo da faixa etária estipulada dos 9 aos 14 anos normalmente, entretanto, é normal encontrar alunos além dessa faixa, como por exemplo alunos de 17 anos no 9º ano, devido a reprovações de ano.
O Ensino Fundamental está organizado em diretrizes de acordo com a LDB 9394/96, as quais é valido ressaltar os objetivos fundamentais, que visam que o aluno tenha domínio da leitura e escrita, e do cálculo. Outros objetivos fundamentais abordam que o aluno compreenda a existência de fenômenos naturais e social, e fortaleça valores de solidariedade humana. Esse é o que rege todo o ensino, destrinchado em conteúdo específicos.
O desenvolvimento do trabalho de docência foi iniciado sempre com uma observação participante de um dia nas turmas de cada série, todas serviram para entender o comportamento coletivo da turma e mapear os discentes com as maiores e menores dificuldades. Esse mapeamento se fez por meio de um assessoramento mais individualizado durante os exercícios. Após cada dia de observação, foi assumido a regência como professor, colocando em prática os cinco planos de aula nos temas operações matemáticas básicas no 6º ano, frações e suas operações no 7º ano, áreas de figuras geométricas no 8º ano, e equações de segundo grau e formula de Bhaskara no 9º ano.
O trabalho neste relatório se inicia pela introdução, que apresenta de forma geral o conteúdo do trabalho. O desenvolvimento por sua vez caracteriza a instituição com dados sobre a mesma, assim como relata a observação participante, assim como o processo de regência das turmas. Por fim, conclui-se mostrando a importância da experiência de estágio na construção do professor.
DESENVOLVIMENTO
O desenvolvimento deste relatório tem por objetivo relatar e caracterizar a escola como instituição, seus dados e sua influência na sociedade, assim como relatar todas as etapas de observação e aplicação dos planos de aula nas turmas escolhidas, contrastando a teoria pedagógica com a pratica e a realidade da escola pública brasileira.
CARACTERIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO
O trabalho de estágio nos anos do ensino fundamental foi realizado na Escola Estadual Faria Sobrinho, situada na Rua Princesa Isabel, nº 159 no Centro Histórico da cidade de Paranaguá. A instituição possui um total de 40 funcionários, sendo desses 23 professores, 9 agentes educacionais, 4 interpretes de libras, 2 pedagogos, 1 secretário e 1 diretor. A escola possui um total aproximado de 428 estudantes matriculados, divididos em 13 turmas do 6º a 9º ano com uma média de 32 alunos por sala de aula, estando 7 em operação no turno matutino e 6 no turno vespertino.
A escola possui um total de 7 salas de aula, todas com o recurso de televisão e vídeo instalados, assim como caixas acústicas. Possui também uma área coberta para o intervalo dos estudantes, junto com a área do refeitório, e um pátio não coberto com quadra de esportes. O prédio é considerado um prédio histórico o que dificulta reformas na estrutura, como uma criação de cobertura para o pátio, entretanto de maneira geral o prédio se encontra em boas e seguras condições.
A instituição trabalha e tem em seu portfólio um gama grande de projetos tanto em foco no currículo dos estudantes, tanto como nos problemas sociais e de saúde pública local. Um dos projetos com maior destaque é Projeto Integração Escola e Comunidade, o qual acontece durante uma semana por ano, incentivando e oferecendo oficinas de culinária, de trabalhos manuais; trabalhos artísticos, palestras de prevenção de doenças, drogas e outros temas de relevância social. Outro projeto de destaque é o movimento Blitz Educativa de Prevenção à Dengue, que acontece perto dos períodos de verão, o qual surgiu de uma necessidade de educação da sociedade local, frente prevenção a essa epidemia e sua proliferação, acontecendo movimentos nas praças e ambientes públicos, com cartazes e material divulgativo sobre as medidas de prevenção, sintomas e controle da doença.
...