Pedagogia no Sistema Prisional
Por: Ellen Cardozo • 15/4/2019 • Resenha • 510 Palavras (3 Páginas) • 561 Visualizações
Nome: Ellen Cardozo Cassiano / CPF: 46629397800
2º semestre / Professora: Melissa
PEDAGOGIA NO SISTEMA PRISIONAL BRASILEIRO:
Como funcional o sistema prisional brasileiro:
Atualmente, o Brasil é um dos países com maior número de pessoas encarceradas no mundo, onde se encontra de maior parte, o padrão, pardo ou negro, com baixo grau de escolaridade, muitas vezes vistos como inimigos da sociedade ou até mesmo de invisíveis, e há muito preconceito da sociedade, incluindo até mesmo os professores ,sobre uma segunda chance para ladrões, assassinos, estupradores, e psicopatas.
Mas, de acordo com as leis dos direitos humanos eles também tem o direito de receber o básico como cidadão privado de liberdade, tais como educação, alimentação e higiene. Cabendo ao professor, ter o discernimento de vê-los como seres humanos.
Pedagogia carcerária:
Após a colocação desse assunto que de certa forma, é pouco discutido na área pedagógica, em forma de palestra na faculdade, e pesquisas na internet sobre como funciona o sistema prisional no Brasil, e como é aplicada a pedagogia nesse ambiente, temos a oportunidade de enxergar que não há barreiras para a educação e ela pode sim chegar a todos, não só como uma oportunidade de vida melhor, mas também como forma de ressocialização, para pessoas que talvez não tiveram o devido acesso aos estudos na infância, por falta de opção ou não, e optaram pelo caminho mais fácil, o errado.
Percebemos então, que a educação, é de fato o melhor caminho para criar no indivíduo a capacidade de autonomia, de entender melhor o mundo, e encontrar nos estudos o verdadeiro significado e importância do conhecimento na vida de qualquer ser humano, tornando-a digna.
A não-escolarização dos presos, causou e causa sem significado a punição do preso, pois ao sair de um ambiente em péssimas condições, onde a convivência é difícil brigam por sua própria sobrevivência, lidando com violência, sentimentos reprimidos e etc., e ao sair são mal vistos perante a sociedade, por que em sua grande maioria voltam a cometer crimes e retornando aos presídios, pois não houve nenhum processo de reeducação para que o preso possa ter outra perspectiva de vida, causando um sistema prisional falho.
Embora não seja muito retratado em sociedade, a educação no sistema prisional é um dos principais fatores, para dar início a uma sociedade melhor ao nosso País, sem deixar de lado aonde tudo começa, que é na pedagogia da educação infantil, dando perspectiva de vida e oportunidade melhor desde cedo.
Contudo, há casos e casos, isso deve estar bem explícito na mente de um professor ao entrar em uma sala de aula com pessoas que vieram a cometer crimes, há pessoas que lidam com certos problemas psicossociais e/ou psiquiátricos e que carregam consigo suas próprias limitações, como foi tratado na palestra.
Os professores e também os alunos só são participantes do programa de educação os que estão aptos, mediante a um teste, a segurança do professor e dos alunos é muito importante nesse ambiente. Assim, percebendo a variação de temperamento agressivos, é necessária total colocação do professor imposição de respeito e não demonstrar medo, enxergá-los como quaisquer outros alunos.
...