Planejamento de Aula e Sua Importância
Por: Rodrigo Andrade • 23/9/2015 • Trabalho acadêmico • 839 Palavras (4 Páginas) • 248 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]
Sistema de Ensino Presencial Conectado
PEDAGOGIA
RODOLFO SEMEGNINE COSTA
planejamento de aula e a sua importância
ROSÁRIO DO IVAI
2015
RODOLFO SEMEGNINE COSTA
planejamento de aula e a sua importância
Trabalho apresentado às disciplinas de: Organização e didática nos anos iniciais do ensino fundamental; Avaliação da aprendizagem e ação docente; Ensino de ciências naturais e saúde infantil; Educação de jovens e adultos; Prática pedagógica interdisciplinar: ensinar e aprender na educação de jovens e adultos; Seminário interdisciplinar VI; Estágio curricular obrigatório I: educação infantil.
Professores: Marlizete Bonafini Steinle; Sandra Regina dos Reis; Maurílio Bergamo; Vilze Vidote Costa; Lucy Mara Conceição; Cyntia Siminoni França; Vilze Vidote Costa.
Tutora Eletrônica: Simone Diniz da Silva
Tutora da sala: Alessandra Rodrigues da Silva
ROSÁRIO DO IVAI
2015
[pic 6]
INTRODUÇÃO
O trabalho apresentado tem por objetivo, relatar minhas experiências e de meus colegas sobre como eram as aulas quando eu estudava na escola, e de como o professor demonstrava ter planejado a aula.
Visa a enfocar também a importância que o planejamento de aula tem para o processo de ensino e aprendizagem nos anos iniciais e também no ensino fundamental e na educação de jovens e adultos.
Entrar na escola foi algo tão marcante que ainda lembro-me das primeiras aulas, das primeiras professoras, da escola e tudo mais que dela fazia parte.
Mas lembro-me claramente da professora EDNA, talvez uma das figuras mais importantes se não a mais importante da minha vida escolar.
Sempre todos nós alunos respeitamos ela tinha uma postura rigorosa, séria com ela aprendi muito desde o alfabeto até o ler e o escrever. Eu a admirava, ela conseguia manter a atenção de todos ali presentes naquela sala.
DESENVOLVIMENTO
Recordo-me muito bem das atividades que a professora EDNA nós passava, e algumas dessas atividades ela dizia que era “atividade especial”, que na maioria das vezes tomava o tempo da aula inteira que no caso era de quatro horas, é claro essa referência que ela fazia a “atividade especial” era um planejamento de aula, sempre que ela dizia essas duas palavras ha turma toda ficava muito contente, pois todos nós gostávamos, era algo diferente do nosso cotidiano, e realmente era uma coisa especial como a professora mesmo dizia, até parece que foi ontem mesmo que cheguei a casa dizendo para a minha mãe que a professora tinha passado uma atividade especial para nós.
Um desses planos de aula que lembro bem e se não me engano foi um dos primeiros que a professora desenvolveu com nós foi o de conhecer o alfabeto aleatoriamente, era desenvolvida dentro da matéria de português, os conteúdos era a leitura e escrita, alfabeto móvel.
O objetivo geral era relacionar a leitura e escrita com seus significados, e objetivos específicos: reconhecer, ler escrever o alfabeto.
A professora distribuía para a gente cartões, juntamente com um alfabeto móvel e cada aluno podia utilizar o próprio crachá e o crachá dos demais alunos para pesquisar as letras, depois disso os alunos escreviam em cada um de seus cartões as letras pesquisadas, em seguida era solicitado que os alunos comparassem as letras que haviam encontrado, buscando evidenciar aquelas que formavam o próprio nome, e assim formando novas palavras.
...