Plano de Aula BNCC
Por: gustsil • 2/9/2021 • Projeto de pesquisa • 459 Palavras (2 Páginas) • 145 Visualizações
A BNCC e um documento mandatório que vem para orientar a construção dos currículos na educação infantil com a proposta de discutir o que e equidade na educação,que é garantia dos mesmos direitos de todas as crianças em território nacional.
Por isso e um documento que se estrutura entre definição de um arranjo curricular escolar definições de direito e objetivo de aprendizagem.
A base da educação infantil esta organizada em torno de sete direitos de aprendizagens das crianças esse direitos estão relacionadas com as dez competências gerais da base nacional comum curricular da educação básica.
São estes os direitos das crianças de conviver, de brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se.
A base vai trabalhar com o brincar e as interações como os dois eixos estruturantes do currículo na educação infantil.
A criança aprende por meio da sua interação e aprende brincando.
A grande inovação da base da educação infantil esta na proposta da organização onde as crianças podem se desenvolver e aprender são cinco campos de experiência o primeiro: EU, OUTRO, NOS.
Segundo: CORPO, GESTOS e MOVIMENTO.
Terceiro: TRACOS, SONS, CORES E FORMAS.
Quarto: ESCULTA, FALA ,PENSAMENTO E IMAGINACAO.
Quinta:ESPAÇO,TEMPOS,QUANTIDADES,RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES.
Na educação infantil a criança começa a compreender tanto por comportamento, habilidades e conhecimento quando vivenciam no dia a dia e desenvolvem a aprendizagem de diversos campos de experiência .
Sempre quando há uma transição de crianças para educação básica devemos ter muita atenção para serem bem equilibrado essas mudanças e garantindo a integração e continuidade dos processos de aprendizagens das crianças,respeitando cada criança e seus conhecimentos e adaptações.
A escola juntamente com a Base Nacional Comum Curricular exerce um papel muito importante nesse cenário visto a capacidade de transformar os alunos no contexto socioemocionais para atuar de maneira efetiva, é fundamental adaptar os currículos e as praticas pedagógicas alem da evolução dos estudantes por meio de processos que possibilitem uma ação conscentizadora e libertadora direcionada para o respeito e a valorização da diversidade dos conceitos de sustentabilidade e de formação da cidadania ativa preparando-a para os anos seguintes.
Os campos de experiências criam nova estrutura para que essa concepção seja colocada em ação e seja alcançados os objetivos isso permite que os professores tenham autonomia para planejar suas atividades porem de uma forma mais clara para favorecer a cada fase.
O currículo deve ser pensado, considerando que ira transformar radicalmente a relação da criança com o mundo, porque o maior objetivo é colocar a criança no centro do planejamento e não o conteúdo e a partir desses campos de experiência as crianças vão aprendendo a perceber a si mesmas e ao outros o objetivo e que elas sejam aptas a valorizar a sua própria identidade e ao mesmo tempo a respeitar e conhecer as diferenças dos outros.
...