Plano de Aula - UNIP - Dia do indio
Por: gabibarbosapenha • 14/3/2017 • Trabalho acadêmico • 820 Palavras (4 Páginas) • 980 Visualizações
[pic 1]
Licenciatura em Pedagogia
Disciplina: Orientações e Práticas em Projetos na Infância
Conhecendo o Índio
Gabriela Mariconi Barbosa Penha – 1614495
Mayara Bendassoli Francisco – 1617793
Piracicaba
2017
- IDENTIFICAÇÃO
Tema da aula: Conhecendo o Índio
Área de conhecimento: Matemática, linguagem oral, natureza e sociedade.
Público-alvo: Educação Infantil ( )0 á 3 anos (X )4 á 5 anos
Duração da aula: 60 á 80 minutos
- CONTEÚDO: Cultura indígena
- OBJETIVO: Explorar a cultura indígena, o cotidiano, tarefas e conhecer os acessórios dos índios.
- RECURSOS:
- Bambolê
- Barbante
- Macarrão pene ou em formato de argola (Figura 01 e 02)
- Tintas diversas cores
- Radio/toca CD
- Pen drive - Cantora Eliana – Música: os indiozinhos
- ORGANIZAÇÃO DA AULA:
- Introdução ao tema da aula:
A sala deverá estar com os potinhos de macarrão em cima das mesinhas junto com barbantes e tintas. Radio montado. Bambolês no chão em formato de circulo. Organizar as crianças em roda, cada um dentro do bambolê. Questionar as crianças: “O que podemos fazer em roda?”, “Quem senta em roda em volta de fogueira, dança canta?” explorando se alguém se lembra dos índios. Mostrar os potinhos de macarrão, tintas e barbante, e questionar o que podemos fazer, “Pra que podemos usar esses itens (macarrão, barbante e tinta) na roda?” Depois de citarem muitas respostas encaminharemos para o tema, assim começaremos uma historia dos índios.
- Desenvolvimento da aula:
Explicar as crianças que podemos comer o macarrão quando cozido, com as tintas podemos pintar, o barbante pra fazer varal, e a roda dentre muitas opções pode ser pra brincar; mas que neste momento usaremos esses itens pra fazer um colar de índio, e faremos uma roda pra contar historia, cantar musicas. Lembraremos as musicas sobre o índio, cada um irá cantar uma sobre índio, passar informações sobre a cultura indígena, lembraremos o que os índios usam, o que eles comem como cantam, onde vivem, que região, etc..
A partir dai começamos as atividades.
- Atividades para as crianças:
- Começar a historia, contando que o índio mora na oca (fazendo o formato com os braços), dizendo que há um líder que se chama “Pajé” (imita ações dele como falar, cantar, fazendo barulho com a boca, batendo os pés girando em círculos; sempre utilizando o corpo da criança, criando sons e movimentos) um belo dia a mãe do Dudu, um indiozinho ia sair e pediu pra que ele ficasse na oca (reproduz formato da oca com os bracinhos), e o Dudu afirmou que ficaria, não colocaria o pé pra fora (delimitar área do bambolê e colocar o pé e o corpo dentro do bambolê). Então mostramos que a mãe dele é carinhosa, dedicada, atenciosa, (fazendo como a figura 03) ela é um doce. Então com a saída dela começa a grande aventura, porque como podemos imaginar Dudu não ficou em casa. Foi andando e logo encontrou um rio tirou a roupa (gestos de tirar a roupa), mas o índio não usa roupa (lembramos as crianças mostrando como é o modo de vida do índio), pulou no rio e começou a nadar (gestos de nadar), até que se depara com um jacaré, ele fica muito brava e ataca o Dudu (braços abertos como boca de jacaré), mas ele consegue fugir corre muito rápido (bate nas pernas produzindo som de corrida), até que se vê longe, são e salvo, e senta embaixo de uma arvore pra comer uma fruta (questionar que frutas as crianças gostam) , hmm uma maça, mas de repente aparece uma onça (faz o som da onça com a cara de brava dela) e ele corre de novo em direção ao rio (bate nas pernas produzindo som de corrida) até que chega no rio se esquece que havia o jacaré e foge nadando (gestos de nadar), já longe das encrencas entra em casa pouco antes da mãe chegar (gesto para abrir a porta e um respirar profundo de conquista), a mãe entra e fica feliz em ve-lo em casa e dia: “ainda bem que você ficou em casa Dudu como a mamãe falou.” E o Dudu faz um olhar que dá á entender, “nunca mais vou sair sem ela de casa”.
...