Políticas Educacionais: Contexto e Desenvolvimento
Por: mary308 • 26/4/2021 • Resenha • 320 Palavras (2 Páginas) • 179 Visualizações
Políticas Educacionais: Contexto e desenvolvimento
Apesar da Proclamação da República em 1889 ter trazido consigo uma série de exigências ao Brasil, a educação só obteve os olhares voltados para si no início do século XX. Sendo considerado por muitos um passo dado em direção a modernidade enquanto em contrapartida havia pessoas mais interessadas em defender seus privilégios. Apenas em 1930 que ela começa a ganhar força juntamente com o ideal salvacionista, que pressupunha que a educação era a salvação da sociedade, tendo ai seus primeiros ideais colocados em prática no governo de Getúlio Vargas com a criação do Ministério de Negócios da Educação e Saúde Pública. Toda a reforma foi instituída através de sete decretos que tinham como objetivo proporcionar a União todo o poder de organizar e legislar a Educação.
Com a implementação do Estado Novo a educação passa a ter bem menos espaço na Nova Constituição, sendo modificado apenas cinco anos depois, quando Gustavo Capanema assume o Ministério da Educação e Saúde Pública. Em 1945 chega ao fim o Estado Novo, sendo promulgada em 1946 uma Nova Constituição, onde a educação passa a ser um direito de todos. Com a entrada dos militares no poder, começa uma reestruturação no campo educacional, se tornando um pouco contraditório, pois enquanto a reestruturação acontecia, o movimento estudantil foi desarticulado por meio de um decreto que suspendia as atividades da União Nacional dos Estudantes. Passando por modificações anos depois, numa tentativa dos militares de ganhar a simpatia do povo, a educação volta a ganhar bastante espaço. Com a Constituição de 1988 foi exigido igualdade para acesso e permanência na educação como direito de todos, mas nem tudo saiu como esperado, uma vez que o governo praticamente não investia nada e nem todos tinham acesso a educação.
E essa política vem sofrendo mudanças e evoluções ao longo dos anos, se adequando as necessidades e se moldando as características da construção e formação dos seres na atualidade.
...