TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Por um Educador mais Reflexivo

Por:   •  30/8/2018  •  Relatório de pesquisa  •  553 Palavras (3 Páginas)  •  160 Visualizações

Página 1 de 3

                    Por um Educador mais  Reflexivo.

        Precisamos planejar-se, frente a realidade escolar, a partir de posturas mais reflexivas, mais criticas, com mais atitudes, conhecimentos, por uma busca da verdade nas coisas. O  desafio de uma sociedade problemática, a tecnologia tem acelerado á cada ano, e as transformações culturais que antes durariam décadas  agora levam alguns anos. Na construção de saberes de um professor, esta sua formação inicial, até seus conhecimentos adquiridos através de suas experiências de trabalho, mas é necessária uma atitude filosófica, diante do conhecimento e da realidade escolar, significa manter uma postura de professor reflexivo, autocrítico e construtor de saberes.

      A atitude de aceitar a realidade como algo natural costumeiro,é se opor á proposta da atitude filosófica, precisamos estar em continua  atenção e reflexão sobre o mundo a nossa volta. Uma pergunta que devemos nos fazer no contexto da nossa formação é: O que realmente devemos saber para sermos professores autênticos?  A ideia de inserir atitude filosófica sobre a didática e a formação do professor é ampliar a consciência e refletir sobre a realidade educacional, não aceitando a rotina do mundo a nossa volta, e assim inconformado com a realidade não podemos aceitar que a historia da educação não é um processo natural, mas histórico. A filosofia tem um papel exclusivo na formação de um profissional da educação,ela poderá contribuir para ampliar conhecimentos, inerentes das disciplinas, as condições da técnica e da tecnologia á formação profissional, construir caminhos entre conhecimentos,ética, ciências política etc...Nossa condição de liberdade hoje é diminuída, pois agimos diante do mundo como se tudo fosse programado, não notamos que nossa qualidade de transformação e evolução e substituída pela continuidade de programas, e com isso perdemos nossa liberdade. No mercado mundial ocorre a ampliação incontrolável das tecnologias da comunicação e da economia de consumo, e o ritmo só acelera, cada vez mais temos menos controle sobre o que aparece diante da nossa percepção, a pergunta é: Que futuro nos aguarda? Precisamos ter uma formação mais atuante e menos espectadora da nossa realidade.

            Refletir, repensar  voltar atrás, se toda reflexão  é pensamento, nem todo pensamento e reflexão. Refletir é um ato de revisar, vasculhar analisar com cuidado, prestar atenção, e isto é filosofar. Parece ser simples essa atitude filosófica, pois podemos pensar que cada ser humano é levado a refletir sobre os problemas da nossa existência ,portanto filosofar. Para que uma reflexão atinja  sua forma filosófica precisa-se que se enquadre em três requesitos: radical idade, chegar até as raízes do que se pretende estudar,é não se contentar com a superficialidade do saber. O rigor é ser sistemático, levar a sério questões que merecem atenção evitando modismos preconceitos, formulas prontas para o trabalho ou imediatismos. O conjunto nada é isolado de seu contexto, os alunos, os professores, a família a escola, tudo esta entrelaçado nas relações culturais, econômicas,e de poder.

A tarefa da filosofia da educação é oferecer aos educadores um método de reflexão que permitam encarar os problemas educacionais penetrando em sua complexidade e achando soluções das questões. Então seu papel na formação do educador será de avaliação, reflexão, ampliação de horizontes e de construção de novas perspectivas de trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (25.8 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com