Por um fio
Por: sol03 • 19/4/2015 • Resenha • 783 Palavras (4 Páginas) • 825 Visualizações
Livro: Por u um Fio
Autor: Dráuzio Varella
Editora: Companhia das Letras
Ano: 2004
Resenha Critica do livro
“Por um fio”
Introdução
No livro o Autor Dr. Dráuzio Varella descreve a perda precoce de sua mãe é sua trajetória como estudante de Medicina, seus estágios e carreira clínica em uma época em que a medicina não era tão avançada quanto atualmente, fazendo as primeiras descobertas sobre a AIDS e novas terapias na luta contra o câncer. Ao longo dos relatos que nos são narrados podemos refletir o sentido da vida, como interagir respeitosamente com as pessoas e seus comportamentos diversos, diante da doença que ameaça sua vida e compreender os limites como médicos e deveres como seres humanos.
A cada caso vivido junto ao seu paciente o doutor se depara com o desafio que cada um deles encara junto à doença, as dores físicas e da alma e a chegada da morte, e as dificuldades junto aos familiares ao saber do diagnostico e a reação que cada um tem em relação ao doente.
Pode constar que uns cuidavam com carinho dos seus doentes ate o final, outros viam o doente como se fosse um problema atrapalhando sua vida e desejando logo deu fim, por puro interesse e egoísmo, e pode constatar que o único amor verdadeiro era de mãe pra filho, pois elas não desistiam de seus filhos e continuavam a lutar na esperança da cura ou mesmo de evitar o sofrimento de seu filho com carinho e amor.
Nesse livro o Dr. Dráuzio Varella citas alguns relatos sobre o comportamento do ser humano em que vivenciou o medo da morte onde o paciente aceita fazer o tratamento na luta pela vida, e em alguns casos com medo do sofrimento o paciente se recusa ao tratamento achando que só ira prolongar sua dor, pois a morte e certa. E ainda como e o comportamento dos familiares.
Os Cuidados Paliativos, essencial para uma prática mais humana da Medicina, na busca de trazer o maior conforto e alívio para pacientes onde o cura não e mais possível a delicadeza do cuidado e da atenção com os pacientes, uma boa relação médico paciente envolve mais do que simples atenção ao doente terminal, um vínculos de verdadeira amizade o ajudando a enfrentar com tranquilidade a depressão; e sua fragilidade diante de um diagnóstico terminal…
Trechos Marcantes do Livro "Por Um Fio"
Nesse trecho do livro o Dr. Dráuzio Varella, consegui entender o verdadeiro significado da vida e da morte e que conviver com o sofrimento e a do dos outros não significa que ele esteja preparado para saber o que ira sentir quando sua própria vida estiver por um fio.
"Com o tempo percebi a ingenuidade de (…) supor que, por imitação ou aprendizado, seja possível encarar com serenidade a contradição entre a vida e minha morte." que "não adianta fechar os olhos diante da perda da integridade física do outro, que isso não nos afastar do desconforto de saber da nossa própria efemeridade." e aprendeu como profissional que a angustia e o contato com a dor do outro em perder algo tão valioso como a própria vida, por isso devemos manter o equilíbrio, porque o fato de estar com a vida por um fio pode despertar, sentimentos como á insegurança, depressão, estados de ânimo contraditórios e crises de ansiedade de quem está ciente do seu fim nos faz refletir de alguma forma na nossa própria fragilidade.
...