Portfólio Pedagogia Trabalho Interdisciplinar Produção Textual
Por: Aline Alves Bittencourt • 19/10/2019 • Trabalho acadêmico • 3.293 Palavras (14 Páginas) • 309 Visualizações
[pic 1][pic 2]
[pic 3]
[pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
[pic 10]
[pic 11]
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 3
2. DESENVOLVIMENTO 4
2.1. Fundamentação Teórica 4
2.2. Plano de Trabalho Docente 7
2.2.1. Escola 7
2.2.2. Docentes 7
2.2.3. Série 7
2.2.4. Disciplinas 7
2.2.5. Conteúdos 7
2.2.6. Objetivos Gerais 8
2.2.7. Objetivos Específicos 8
2.2.8. Procedimentos Metodológicos 8
2.2.9. Recursos Didáticos 10
2.2.10. Cronograma de Atividades 10
2.2.11. Avaliação 13
2.2.12. Referências 13
3. CONSIDERAÇÕES FINAIS 14
4. REFERÊNCIAS 15
5. ANEXOS 16
5.1. Anexo 1 16
5.2. Anexo 2 e 3 17
INTRODUÇÃO
O Século XXI, veio permeado de grandes expectativas em diferentes aspectos. O anseio em presenciar os avanços tecnológicos e o desenvolvimento e crescimento de determinadas nações, fez com que as pessoas desejassem estar conectadas com grupos e com o Mundo. Mas esse mesmo anseio em presenciar os avanços globais, traz consigo a necessidade de sermos cautelosos em áreas específicas da nossa vida refletindo em nossas funções sociais.
Podemos citar diversos acontecimentos históricos que trouxeram à sociedade uma nova maneira de pensar e de ver o espaço no qual somos inseridos. A expansão dos Meios de Comunicação, possibilitou à população acompanhar o que é notícia, tendências em todo planeta; tornando-nos uma sociedade mais consumista, abandonando posturas e princípios advindos de uma criação mais rígida e, adotando um pensamento de “ter para ser”, ou seja, sou importante, pois tenho algo de melhor do que o outro, ou me visto de uma determinada maneira.
Diante deste contexto histórico-social sempre se faz necessário repassar conhecimentos visando o desenvolvimento da sociedade. Possibilitando o crescimento integral das nossas crianças e adolescentes como cidadãos pensantes, reflexivos e críticos. Cientes de suas ações e protagonistas de sua História.
Observando os aspectos mencionados, para a população brasileira atual é muito significativo trabalhar Educação Financeira Escolar e Empreendedorismo com o objetivo de capacitar o estudante a analisar as muitas opções oferecidas pelo mercado e agir de acordo com os objetivos que ele pretende alcançar.
A interdisciplinaridade a partir do Projeto de Educação Financeira Escolar e Empreendedorismo, tem como finalidade auxiliar o estudante a se aproximar da melhor parte de si mesmo. Se conhecer, se gostar, formar bons hábitos para se relacionar, ter clareza de seus valores e ser capaz de tomar decisões para construir um projeto de vida feliz. Apresentar conceitos que permitirá aprimorar a visão sobre ele como indivíduo criado com potencialidades.
A Educação Financeira é um tema no qual todos somos aprendizes, por isso a proposta é refletir e construir coletivamente conceitos que fundamentarão nosso conhecimento.
DESENVOLVIMENTO
Qual é a singularidade do Projeto Educação Financeira Escolar e Empreendedorismo?
Nas interações, nas trocas de conhecimento que construímos os aprendizados. Quando crianças aprendemos por meio das músicas, contação de histórias, brincadeiras etc. A necessidade de estar em grupos, participar, compartilhar são propostas que permitem nos integrar com o meio estabelecendo relacionamentos.
Somos indivíduos capazes de construir a nossa própria história, com uma consciência de autonomia, evoluindo e crescendo. Formando nossa identidade e fortalecendo nossa inteligência-emocional.
Fundamentação Teórica
Educação Financeira Escolar e Empreendedorismo é um assunto recente no Currículo da sociedade brasileira. Não é uma proposta que aborda apenas as questões econômicas, mas atinge outras vertentes. Assuntos como o desequilíbrio do ecossistema, aquecimento global, desigualdades sociais, reciclagem, as profissões e áreas recentes de atuação no mercado de trabalho, são explorados com o intuito de proporcionar aos estudantes uma visão de Mundo mais abrangente e real.
Dinheiro é um assunto delicado. De acordo com Santos e Carmo, ele:
“pode ter muitos significados e está por trás das mais diferentes relações humanas: afeto, agradecimento, carência, compensação, remorso, ressentimento, status, reconhecimento, premiação, punição, autoafirmação, pertencimento, hostilidade, amor, exploração, etc.” (SANTOS, Angélica Rodrigues; CARMO, Rogério Olegário. Família, afeto, finanças:como colocar cada vez mais dinheiro e amor em seu lar. São Paulo: Gente, 2012)
Cada indivíduo atribui o significado do dinheiro de acordo com sua História de vida, meio no qual está inserido e anseios pessoais.
...