TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portfólio Poláticas da Educação Básica

Por:   •  19/10/2018  •  Dissertação  •  1.404 Palavras (6 Páginas)  •  180 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

A educação básica no Brasil atual: desafios e perspectivas

RITA DE CÁSSIA VIO

RA: 8064365

Trabalho      apresentado ao    Centro Universitário      Claretiano        para a disciplina Políticas da Educação Básica como requisito parcial para obtenção de avaliação, ministrado pelo professor: Wagner Montanhini

Araçatuba

2018

1. Quadro dos diferentes momentos do documentário

Introdução

O autor inicia o filme falando sobre a educação e a cidadania, como preparar os jovens para que eles saibam votar. E que 14 milhões de brasileiros que freqüentavam a escola apenas ½ freqüentavam as aulas e aprendem a ler.

Manari Pernambuco

Manari em Pernambuco é uma das cidades mais pobres do Brasil, a escola não tem água, nem para descarga do banheiro, durante as filmagens Valéria e Clécia  alunas foram a escola somente três vezes pois o ônibus estava quebrado.

Cidade de Inaja escola Estadual Dias Lima

Viviane destaca que professores não entram na sala de aula. E que há um desinteresse muito grande dos alunos e dos professores.

Duque de Caxias a 1,5 km da cidade do Rio de Janeiro. Colégio Estadual Guadalajara

A boca de fumo fica a poucos metros do colégio, os alunos retratam ter medo de serem seqüestrados. Existe lá um Núcleo de Cultura da Escola é uma forma de tirar os alunos das ruas da criminalidade. Há uma grande dúvida por parte do conselho de professores a respeito de passar os alunos para a próxima série.

São Paulo Itaquaquecetuba a 50 km da cidade de São Paulo, Escola Estadual Parque do Piratininga

O retrato do local começa com uma frase Aqui é a periferia da periferia. Alunos reclamam muitas aulas vagas. Relato de uma professora que diz faltar por cansaço, que ser professor e estar envolvido com a profissão e com os alunos é uma carga física e mental muito grande, é mais do que o ser humano agüenta, por que o professor acaba se envolvendo com os problemas dos alunos, as vezes ao entrar em uma sala de aula é mal recebido, os alunos vêem o professor como um inimigo e que existe um abismo muito grande entre professor e aluno.Outra professora diz  não acreditar na escola nos moldes que ela existe na função que ela tem, a escola tinha que ser repensada, a escola não cumpre mais sua função, por que lá fora está muito mais interessante.

Bairro Alto do pinheiro São Paulo- Colégio Santa Cruz

Colégio Santa Cruz é um colégio particular classe alta. Lá os alunos se preocupam em tirar notas boas e passar de ano, outra aluna retrata que os pais trabalham muito, eles não tem tempo de me entender, estão correndo contra o tempo atrás de dinheiro, os meus pais não sabem quem eu sou, acho que eles não conhecem 10% de mim, é difícil eles não me dão um abraço, um carinho sinto falta, e acaba suprindo essa falta de carinho com namorado com amigos. Outra retrata que o pai não fala com ela a 5 anos por desentendimentos com a atual esposa do pai  e diz sentir falta do pai, é como se tivesse um pai.

Escola Estadual Levi Carneiro – Periferia de São Paulo

Diretora retrata pai violento, pai bate na mãe, pai que morreu, os alunos estão vendo toda essa violência, de um 4 a 5 anos piorou , é o reflexo da sociedade. O mundo está violento e isso reflete nos alunos. Há uns conflitos entre alunas, xingamentos entre elas. Aluna Rita saiu da escola com medo das amigas, engravidou e somente 2 anos depois voltou a estudar , hoje com 20 anos cursa 2] ano de ensino médio, sonha em fazer uma faculdade.

Os professores se sentem agredidos, desrespeitados, para os alunos isso é normal faz parte do cotidiano deles a agressividade, a vida deles é tão dura, tão sem graça, tão difícil que tanto faz morrer ou ir para a FEBEM eles não tem o que perder tanto faz. Relato de um professor.

Em outra escola em uma festa duas garotas se estranharam, e disseram que iam se pegar na escola, Uma das garotas levou uma faca para a escola e matou a outra colega. Em seu testemunho ela diz que matar não dá em nada sendo de menor e que só pega 3 anos de prisão que passa muito rápido. Ela fala que não fez nada pois a colega iria morrer um dia ela só antecipou sua morte.

1.2. Análise Crítica

           É muito explicativo o Artigo nº 22 da lei de Diretrizes de Base da Educação, ela aponta que a Educação Básica tem por finalidade desenvolver o Educando, assegurar-lhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornece-lhes meios para progredir no trabalho e em situações posteriores. Diante deste contexto levanta-se a seguinte questão: tais recomendações são, de fato, exercidas?

          O Documentário Pro dia nascer Feliz, nos apresenta fundamentos para estas perguntas, e também outras perguntas a respeito das condições da educação no Brasil, tendo em vista a performance que dispõe de realidades desiguais, e depoimentos de alunos, professores e demais agentes deste decadente e cruel sistema.

           O filme inicia-se em Manari Pernambuco, considerado uma das regiões mais pobres do Brasil. O documentário nos apresenta a estudante Valéria que gosta de escrever poesias, porém, sofre perseguições por suas redações muito bem elaboradas, os professores sempre dão notas baixas em suas redações por acreditarem que ela não tenha capacidade de elaborá-las, alegando que a mesma as copia. Há um desinteresse tanto por parte de alunos como dos professores. Os alunos se sentem desmotivados, e por parte dos professores se sentem desvalorizados.

             No rio de janeiro cidade de Duque de Caxias, o maior problema é a criminalidade e a violência, que acaba arruinando alguns trabalhos dos docentes e afetas desde cedo os moradores, os professores sentem-se como se fosse em vão os esforços por parte deles para fazer a diferença na vida dos alunos através da educação.

            Já em uma escola em São Paulo no Alto de Pinheiros, que atendem jovem classe alta a realidade é outra, e bem diferente. Os jovens falam da visão que tem sobre a pobreza, seus objetivos de vida, a preocupação com as notas em passar de ano. Há relatos supérfluos como de uma jovem que chora ao falar que acham que ela estuda demais e que com isso nem namora.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)   pdf (164.2 Kb)   docx (85.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com