Portfólio Sobre Educação
Por: ruanmarlon • 23/4/2023 • Trabalho acadêmico • 1.556 Palavras (7 Páginas) • 61 Visualizações
[pic 1]
[pic 2][pic 3][pic 4]
[pic 5]
SISTEMA DE ENSINO A DISTÂNCIA EDUCAÇÃO FÍSICA - LICENCIATURA
RUAN MARLON GONÇALVES MIRANDA CALITON SILVA SANTOS
A EDUCAÇÃO NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA: DOS CONTEÚDOS DA BNCC À PRÁTICA DOCENTE
BETIM/ MG 2022[pic 6]
RUAN MARLON GONÇALVES MIRANDA CALITON SILVA SANTOS
A EDUCAÇÃO NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA: DOS CONTEÚDOS DA BNCC À PRÁTICA DOCENTE
Trabalho acadêmico apresentado como requisito de avaliação da matéria de Atividades Interdisciplinares.
BETIM/ MG 2022[pic 7]
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 4
LEITURAS OBRIGATÓRIAS 5
ELABORAÇÃO DE PLANO DE AULA 8
CONSIDERAÇÕES FINAIS 9
REFERÊNCIAS 10
INTRODUÇÃO
A Educação Física é também uma disciplina pedagógica na qual deveria ser caracterizada como componente curricular elementar desde a Educação Infantil, os conteúdos propostos viabilizam a vivência da cultura corporal de forma lúdica e recreativa, consequentemente desenvolvendo aprendizagem e o desenvolvimento do indivíduo em questão.
No entanto, cabe aqui citar que, a partir dessas experiências que a criança desenvolve habilidades caracterizadoras de linguagem corporal, ajudando em seu desenvolvimento em um todo, em especial nas suas capacidades sociais, emocionais, afetivas e cognitivas.
O professor de Educação Física durante o planejamento das aulas na educação infantil, implementar atividades que proporcionem à criança usar a criatividade e imaginação, oportunizando experiências que possibilitem desenvolver habilidades motoras fundamentais por meio de padrões básicos de movimentos (D’AVILA; SILVA, 2018).
Tendo em vista a importância da Educação Física neste contexto, busca-se discorrer acerca das probabilidades deste componente curricular e do papel exercido pelo professor no desenvolvimento motor e na formação global do indivíduo. O presente trabalha visa fomentar a proposta da Base Nacional Comum Curricular no que diz respeito ao componente curricular Educação Física na Educação.
LEITURAS OBRIGATÓRIAS
Segundo a BNCC, a mesma faz uma abordagem da expressão dos estudantes através de suas práticas corporais desenvolvidas, nas quais possibilitam experiências afetivas, sociais, lúdicas e cognitivas, onde é considerada um componente curricular essencial para o âmbito escolar desde os anos iniciais. No entanto, como disciplina escolar, deve ser abordado pontos voltados as práticas corporais conforme diferentes formas de expressão facial.
Essa disciplina se diferencia das demais áreas, tendo em vista que ela não se restringe à racionalidade cientifica, na qual norteia práticas pedagógicas, ou seja, proporciona um leque de experiências onde envolvem cultura, lazer e saúde.
As aulas apresentadas no cotidiano devem contribuir para uma construção de conhecimentos voltados ao desenvolvimento de autonomia sobre a cultura corporal do movimento.
A educação física na BNCC, se enquadra na área de linguagens, em conjunto com os seguintes componentes: Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna e Arte. Sendo assim, tal disciplina sendo entendida como “linguagem”, têm como sentido de contribuir de forma geral para a construção da subjetividade humana, desde a Educação Infantil até o Ensino médico.
Nessa perspectiva, a partir desse entendimento, o objetivo da Ed. Física destina-se a entender melhor a origem e dinâmica das práticas sociais que constituem a cultura corporal de movimento, vivenciar e utilizar práticas corporais.
A BNCC e a referida disciplina definem que as práticas corporais são divididas em seis eixos temáticos nos quais devem abordar ao longo do âmbito escolar, de modo a apresentar habilidades contendo manifestações culturais, nos quais são: Brincadeiras e jogos, ginásticas, lutas, danças, aventuras e esportes.
De maneira que haja planejamento desta disciplina de acordo com a BNCC, é necessário que seja considerado o que será trabalhado e desenvolvido em cada ano específico, desde que atendendo as demandas de cada unidade curricular, seja dos ensinos iniciais aos anos finais escolares.
Quando se trata dos anos iniciais, é necessário desenvolver atividades que proporcionem experiências voltadas para brincadeiras e consequentemente abordar a prática da cultura do movimento e a vivência as práticas corporais.
Para Delmondes e Silva (2018) um ponto positivo a se destacar é a predominância da aprendizagem junto à experiência, a aprendizagem abordando diversas temáticas nessa etapa da escolarização e as diversidades criadas pelos alunos.
Com relação aos anos finais, os estudantes possuem interações de maior grau com os docentes, isso torna o processo de ensino mais sistemático e eficiente, no entanto, o modo de trabalhar essa disciplina nessas turmas será diferenciado dos demais.
A organização da Educação Infantil proposta na BNCC difere um pouco da proposta para o Ensino Fundamental. Na Educação Infantil são definidos os direitos de aprendizagem e os campos de experiência que substituem as áreas de conhecimento recomendadas para o Ensino Fundamental. No âmbito de cada campo, em vez de habilidades, há objetivos de aprendizagem e desenvolvimento (BRASIL, 2017).
A Educação Física no ensino médio está inserida na área de Linguagens e suas Tecnologias, a Educação Física possibilita aos estudantes explorar o movimento e a gestualidade em práticas corporais de diferentes grupos culturais e analisar os discursos e os valores associados a elas, bem como os processos de negociação de sentidos que estão em jogo na sua apreciação e produção. Nesse sentido, estimula o desenvolvimento da curiosidade intelectual, da pesquisa e da capacidade de argumentação (BRASIL, 2018, p. 483).
...