Praticas Evolução Educacional
Por: Karol Azevedo • 1/5/2023 • Projeto de pesquisa • 707 Palavras (3 Páginas) • 66 Visualizações
IEFE Evolução Educacional
Karoline Azevedo de Oliveira Basílio
Práticas Pedagógicas II – Ensino Fund. I – 1° e 2° anos / Práticas Pedagógicas III – Ensino Fund. I – 3° ao 5° anos
11/04/2023
Karoline Azevedo de Oliveira Basílio
TURMA: PEDAGOGIA TURMA B – 22
Curso: Licenciatura em Pedagogia MAGISTÉRIO HÍBRIDO NOVO
Professor: Robson Caetano
11/04/2023
SUMÁRIO
- Desenvolvimento
DESENVOLVIMENTO
O professor é o mediador entre o conhecimento e o aluno, envolvendo-se na formação de seu futuro e no seu aprendizado. Os anos escolares é uma fase essencial no desenvolvimento integral do educando, os estímulos que se recebe nos primeiros anos definem seu sucesso ou fracasso na vida escolar. O professor precisa saber lidar com as diferenças e as personalidades de seus alunos.
Todo trabalho educacional é orientado pelas idades da vida e da formação humana, desde o planejamento, a organização das atividades, os conhecimentos até a intervenção do educando no processo de ensino aprendizagem. O professor deve flexibilizar suas práticas educativas proporcionando ao educando que tenha acesso curricular. Sendo assim o professor deve conhecer estratégicas de ensino que possibilitem a participação e a construção do conhecimento de todos.
O ensino fundamental funciona como uma base para todas as etapas da formação educacional. Como o próprio nome já diz, ele é fundamental para o desenvolvimento dos educandos. Nesta etapa é que os alunos começam a aprender os conceitos educacionais, assuntos que os guiarão durante toda a educação básica, e também aprendem a ler e escrever para que se tornem mais complexos e que ampliem a sua visão de mundo.
A educação é um instrumento de humanização que é realizado em todas as instituições. Sendo dessa forma, a finalidade da educação escolar na atual sociedade tecnológica e globalização é possibilitar aos educandos o trabalho com o conhecimento científicos e tecnológicos, desenvolvendo habilidades para operá-los e construí-los com sabedoria.
A escola é o primeiro ambiente de socialização que a criança tem acesso depois de sua família, ajudando a construir a sua personalidade. Ao ingressar na escola, o aluno inicia a construção das suas próprias ideias e personalidade, da sua individualidade, o que também resulta no ganho de autonomia tanto para realizar suas atividades quanto para tomar decisões. A educação também fala de valores éticos, tratando os princípios adequados para todas as áreas da vida. Assim o aluno aprende a agir eticamente não só dentro da escola, mas também em todos os ambientes dos quais participa.
Durante a sua trajetória o educando terá que viver em sociedade, dialogando e trabalhando em equipe com seus colegas de classe. Isso desperta no jovem o espírito de coletividade, fazendo com que aprenda a necessidade das relações e intenções interpessoais, e da união para a resolução de problemas. O desenvolvimento de cada estudante é como um processo contínuo e não fragmentado em apenas uma ou outra etapa escolar, assim fica claro a necessidade de desenvolver novos caminhos para garantir que a aprendizagem aconteça.
...