Praticas Pedagogicas
Por: thyerresoares • 16/4/2016 • Trabalho acadêmico • 703 Palavras (3 Páginas) • 587 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
[pic 10]
[pic 11]
[pic 12]
[pic 13]
INTRODUÇÃO
A professora entrevistada, com 48 anos, é formada nas áreas de educação artística e artes plásticas, com pós-graduação em gestão e orientação à 22 anos, com 40 horas semanais. A professora leciona para alunos de 6º ao 9º ano, do ensino fundamental e EJA (Educação de Jovens e Adultos).
Seus métodos pedagógicos são os seguintes, trabalhos práticos; pesquisas de campo; pesquisas na internet; seminários elaborados pelos alunos. Desde sua formação acadêmica, ela sempre valorizou os trabalhos práticos realizados em sala, por vezes, os de campo.
DESENVOLVIMENTO
Parte 1
- Idade?
R: 48 anos
- Formação?
R: Licenciatura Plena
- Formação Complementar (Especialização/Área)?
R: Educação Artística/ Artes Plásticas, Pós-Graduação: Gestão e Orientação
- Tempo de atuação no ensino?
R: 22 anos
- Jornada de trabalho semanal?
R: 40 Horas
- Nível de atuação (educação infantil, ensino fundamental: anos iniciais do 1º ao 5º e anos finais do 6º ao 9º e ensino médio).
R: Ensino Fundamental: anos finais do 6º ao 9º anos e EJA anos finais.
Parte 2
- O que é ensinar?
R: Ensinar é formar seres humanos que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens e mulheres que sejam criadores, inventores e descobridores.
- Como você ensina?
R: O objetivo: a forma é levar aos estudantes condições na educação para que eles mesmos possam criticar e verificar a metodologia e não simplesmente aceitar tudo que o ensino acadêmico propõe.
- O que é aprender?
R: É uma atitude que se toma para compreender algo desconhecido, que não se entendia antes. É descobrir, é alcançar ou conseguir conhecimento sobre algo ou alguma coisa, à partir do estudo acadêmico ou prático.
- O que é avaliar?
R: É utilizar vários instrumentos para fazerem os estudantes compreenderem os conteúdos apresentados. Na avaliação conhece-se o quanto o estudante aprendeu.
- Para que você avalia?
R: Para redirecionar o estudante para a aprendizagem. Para buscar também novas formas de ensinar os conteúdos de estudo em arte e para melhor compreensão das matérias abordadas em tal disciplina.
- Como você avalia seus alunos?
R: Trabalhos práticos; Pesquisas de campo; Pesquisas na internet; Provas com consulta; Seminários elaborados pelos alunos.
- Você atribui feedback aos seus alunos? De que forma?
R: Nos próprios seminários dos alunos é feito o feedback. Antes da apresentação em sala de aula no conteúdo teórico realimentado e/ou reelaborado com as novas descobertas.
Nos trabalhos práticos ela sempre foi cautelosa quanto aos alunos terem conhecimento: acerca dos objetivos pretendidos com os trabalhos, de modo a que compreendessem a relação entre esses trabalhos e os temas abordados.
...