TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Praticas Pedagogicas

Por:   •  17/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.936 Palavras (16 Páginas)  •  790 Visualizações

Página 1 de 16

Índice        

Introdução        3

1.        Fale da especificidade do subsistema infantil: Descreva-o tendo em conta os objectivos e finalidades.        4

2.        Identifique os princípios do sistema nacional da educação moçambicano e explique-os.        4

3.        Fale da vantagem que eventualmente o ensino a distância pode facultar.        5

4.        Elabore um relatório sobre a estrutura do ensino básico.        5

5.        Fale sobre a importância da orientação, gestão e supervisão na escola.        12

6.        Qual é o melhor modelo de supervisão para si. Justifique a sua resposta:        13

7.        Na sua óptica, quais os problemas que as escolas dos país enfrentam na supervisão escolar.        14

8.        De o conceito de administração escolar.        14

9.        Fale do papel da comunidade na sua elaboração do currículo escolar.        14

Conclusão        16

Bibliografia        17


Introdução

A área da Educação Infantil tem se mostrado de fácil acesso para a entrada no campo de trabalho. Muitos dos profissionais que actuam nessa área não têm clareza acerca dos objectivos e das finalidades propostos pelos documentos oficiais que orientam tal Educação. Tal fato ocasiona, muitas vezes, a falta de qualidade nesse nível de ensino em aspectos como a alfabetização, a aprendizagem de conceitos, a superposição do cuidar sobre o educar, dentre outros.

Principalmente, pelo acesso de inúmeros profissionais sem qualificação específica para actuar na Educação Infantil. Por esse motivo, é relevante compreender como os profissionais que actuam na Educação Infantil a concebem. Portanto, o objectivo deste artigo é apresentar e analisar as concepções de professores sobre o que é a Educação Infantil e qual a sua finalidade. Isso, com base no Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, nos Parâmetros Nacionais de Qualidade para Educação Infantil e pelo diálogo com alguns autores que dissertam sobre a temática.

A abordagem sobre a Supervisão Pedagógica no contexto de desenvolvimento profissional docente e melhoria das aprendizagens: caso escola secundária de uma das capitais de Moçambique constitui o cerne principal dessa pesquisa. Tem como finalidade analisar em que medida e de que forma as práticas do modelo de supervisão pedagógica em vigor na escola em estudo contribuem para a promoção do desenvolvimento profissional docente e melhoria das aprendizagens.

  1. Fale da especificidade do subsistema infantil: Descreva-o tendo em conta os objectivos e finalidades.

Resposta: Os objectivos do ensino Infantil são: desenvolvimento de aspectos internos (cognitivo, moral, emocional, psicológico, afectivo, físico, dentro outros) e externos (sociais, construção e compreensão de símbolos, dentre outros), da criança. Tem a finalidade de orientar práticas pedagógicas, educativas de qualidade nesse âmbito, menciona que o desenvolvimento integral consiste em: promover a integração entre os aspectos físicos, emocionais, afectivos, cognitivos e sociais da criança. Entende a criança como sujeito complexo, por isso, os factores que compreendem o seu desenvolvimento não podem ser concebidos e trabalhados fragmentadamente.

Kramer (2005) menciona que a Educação das crianças de 0 a 6 anos, tem a finalidade de valorizar os conhecimentos prévios da criança e garantir a aquisição de ‘novos’ conhecimentos. Diz, ainda, que essa finalidade se cumpre, mediante a presença de um profissional capacitado, que reconheça as características da infância: aspectos físicos, emocionais, afectivos, cognitivos e sociais da criança.

  1. Identifique os princípios do sistema nacional da educação moçambicano e explique-os.

Resposta: Na lei n° 4/83 Assembleia Popular definiu quatro princípios gerais, nos quais assenta o SNE:

  1. A Educação como direito e dever de todo o cidadão, traduzindo-se na igualdade de oportunidades de acesso a todos os níveis de ensino e na edu­cação permanente e sistemática de todo o povo;
  2. A Educação como reforço do papel dirigente da classe operária e do campesinato, seu aliado principal, pela apropriação da ciência, da técnica e da cultura e um factor impulsionador do desenvolvimento económico, social e cultural do país;
  3. A Educação como instrumento principal de criação do Homem Novo;
  4. São fundamento do processo educativo na República Popular de Moçambique as experiências nacionais e o património científico, técnico e cultural da humanidade (SNE: 6).

Na lei n° 4/83, acrescenta-se também, como princípio geral, a «universali­dade e laicidade da Educação», que é garantida, dirigida, planificada e contro­lada pelo Estado (Art. 1).

Segundo a Lei n° 6/92 de Maio, Os princípios do sistema nacional de educação são: Educação é direito e dever de todos os cidadãos; O Estado no qual da lei, permite a participação de outras entidades, incluindo comunitárias, cooperativas, empresariais e privadas no processo educativo; O Estado organiza e promove o ensino, como parte integrante da acção educativa, nos termos definidos na Constituição da República; E o Estudo Público é laico.

  1. Fale da vantagem que eventualmente o ensino a distância pode facultar.

Resposta: O ensino a distancia possibilita a auto-aprendizagem a partir da mediação de recursos didácticos sistematicamente organizados e apresentados em diferentes suportes de informação, utilizados isoladamente ou combinados e veiculados pelos diversos meios de comunicação existentes. (CHERMANN E BONINI 2000, p. 17).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.2 Kb)   pdf (238.9 Kb)   docx (24.1 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com