Princípios e Métodos de Gestão Escolar
Por: Ulpiano Jacquet • 24/10/2016 • Trabalho acadêmico • 508 Palavras (3 Páginas) • 630 Visualizações
ATIVIDADES DAS AULAS 05, 06, 07 e 08
Nome: Ruana Venancio de Oliveira
Rgm: 053.13983
Polo: Aquidauana/MS
ATIVIDADE DA AULA 05
No estudo realizado em aula, desenvolva uma reflexão sobre a frase, comparando os dois conceitos referente a Filosofia da Educação: a Filosofia da Educação que serve como fundamentação para a Pedagogia e Filosofia da Educação que serve como justificação. Neste atividade é para realizar a resposta de acordo com o seu entendimento, podendo utilizar fragmentos da aula (mínimo de linhas 08).
ATIVIDADE DA AULA 06
Explique a frase: Possuir conhecimento não é o bastante para a transformação. (mínimo de linhas 08).
Realmente possuir conhecimento não é o bastante para conseguir uma transformação. Ser dono de um conhecimento e não sabê-lo usar como um instrumento de modificação é a mesma coisa que deter um conhecimento que não tem sentido. O conhecimento só é válido quando junto a ela encontra-se a permissão de ação, para transformação. O conhecimento suficiente para transformação dará quando o ser pensante aprender a filosofar (pensar, refletir), isso que realmente irá transformar esse conhecimento em um instrumento de ação. Há um ditado da filosofia Zen que diz que “saber e não fazer é ainda não saber”.
ATIVIDADE DA AULA 07
Descreva e conceitue com suas palavras o que vem a ser o Método para Saviani. (mínimo de linhas 08).
O método usado por Saviani situa-se além dos métodos tradicionais e novos e, conforme esses autores Ribeiro e Rodrigues (2002) “deriva de uma concepção que articula educação e sociedade, e parte da constatação de que a sociedade em que vivemos é dividida em classes com interesses opostos”. Saviani falou dos momentos que caracterizam esse método, são exatamente cinco métodos:
A prática social (alunos e professores);
A problematização (identificar o que precisa ser resolvido dentro da prática social);
Instrumentalização (instrumentos práticos e teóricos para resolver os problemas identificados);
Catarse (instrumentos culturais e a forma elaborada de entender a transformação social.);
Prática social (ponto de chegada em que os alunos atingem uma compreensão que supostamente já se encontrava o professor no ponto de partida).
Saviani lutou pelos direitos da democracia, e consagrou seu nome entre os pensadores porque dedicou parte de sua vida em prol da educação, e, consideravam um instrumento de mudança social e transformação da realidade.
ATIVIDADE DA AULA 08
Explique e diferencie: Filosofia da Educação e Filosofia na educação. Nesta atividade, atenção pois está sendo pedido dois momentos: explicação e a diferença, para responder você deverá separa as respostas. (mínimo de linhas 08)
A filosofia da educação são as reflexões que a filosofia ocupa em relação à pedagogia no tocante aos processos educativos, sistemas educativos, sistematização de métodos didáticos, dentre outros. Esta filosofia procura regrar e organizar as idéias sobre aprendizagem e debater a forma de ampliar e impulsionar o conhecimento dos alunos, acreditando em seus potenciais.
...