Pro dia Nascer Feliz
Por: RADIMILA • 3/7/2018 • Resenha • 513 Palavras (3 Páginas) • 192 Visualizações
TITULO: Pro dia nascer feliz
DIREÇÃO: João Jardim
DATA DE PRODUÇÃO: 2005
NOME DO ALUNO: Radimila Assunção
RESENHA
No documentário Pro dia nascer feliz o autor tem como objetivo apresentar em localidades diferentes a vivência dos estudantes e professores das escolas brasileiras, incluso e além do ambiente escolar, ouvindo depoimentos em diferentes escolas. O mesmo faz uma breve comparação como uma propaganda educacional do século 20 com a atual educação e a semelha as escolas públicas com as escolas particulares.
No começo do filme o autor busca fazer uma comparação dos anos 1962 aos dias atuais, mostrando que a atualidade não se diferencia de tempos atrás, trazendo a história de uma cidade do interior do Pernambuco, tendo que os estudantes encontram grandes dificuldades. O município não possui um ambiente escolar voltado para o ensino médio fazendo os estudantes se deslocarem para institutos das regiões mais próximas, porém isto ocorre somente quando os transportes públicos não estão com defeitos (raramente) além disso a maioria das escolas vivem em situações precárias devidas á falta de verba e grande parte dos professore não comparecem as aulas causando desmotivação para os alunos realmente interessados.
Na periferia do Rio de Janeiro em que pobreza está muito presente a criminalidade traz grande influência para os jovens e além de todos esses problemas sociais, á as dificuldades estudantis ‘’padrões’’ como falta de professores, o ambiente escolar em péssimas qualidades e as salas de aulas sempre tem excesso de alunos dificultado ainda mais o ensino, mesmo com os desafios as escolas criam projetos como forma de prevenir que seus alunos sigam um caminho ruim.
Nas escolas periféricas de São Paulo a falta de dinheiro, projetos que aproxime os estudantes da cultura, violência, o desgaste de professores e a ausência dos pais é considerado comum e causa grandes transtornos para todos voltados para a educação. A falta de presença dos pais, a violência doméstica, rivalidade entre alunos, causa imensos problemas, devido a esses motivos os alunos ficam mais agressivos, levando a brigas e até mesmo a morte. Grande parte dos professores que convivem nesse meio ficam doentes, tendo transtornos emocionais e os mesmos acabam desistindo de suas profissões. Já nas escolas particulares os alunos podem se dedicarem aos seus estudos (alguns alunos têm auto exigência, isso os deixa deprimidos e inseguros) e nos seus projetos pessoais, tendo pouquíssimo ou muitas vezes nenhum contando com as periferias, como se vivessem em uma ‘’bolha’’.
O autor junto aos depoimentos montra que Brasil está longe de ter uma educação de qualidade e que a grandes desafios em torno do país tanto no meio escolas quanto no meio social que muitos de nós desconhecemos e que todos sofrem devido a falta de educação e de desigualdade. Porem mesmo com tantas dificuldades todos sonham com um futuro melhor e com um país digno e torna esses sonhos realidades é um dever, pois todos merecem melhores condições de vida e o investimento na educação é primordial para que isso ocorra.
...