Pro dia nascer feliz
Por: Marcos Moraes • 18/9/2015 • Trabalho acadêmico • 324 Palavras (2 Páginas) • 471 Visualizações
Discente: MARCOS MORAES SANTOS
PRO DIA NASCER FELIZ
O documentário “Pro dia nascer feliz” mostra relatos de alunos e educadores de como é a realidade das escolas pú8blicas e privadas do país.
No início do documentário, a realidade mostrada é de uma escola da cidade de Manari – PE, a estrutura física da escola é precária, o transporte é ruim e os professores são desinteressados, faltosos e insuficientes. Diante a toda a situação apresentada, foi possível ainda conhecer a história de uma garota de 16 anos, que se mostra muito dedicada e com grande potencial para o aprendizado, ela tem hábitos de ler grandes escritores e também se dedica à poesia.
Seguindo o documentário, agora a realidade apresentada é de Duque Caxias- RJ, onde a realidade muda completamente são outros fatores influentes, outra realidade social com diversos tipos de problemas. A violência e as drogas são os principais medos, tanto dos alunos, quanto dos professores. Uma reunião de conselho de classe mostra os professores divididos e até mesmo sem saber o que fazer com alguns alunos.
Em São Paulo, a falta de professores e o desinteresse dos alunos é a realidade apresentada. Em depoimentos alunos de uma escola privada contam suas ideias de pobreza e de seus objetivos. A falta de controle emocional causa depressão e também violências entre os alunos,
Uma garota conta em depoimento sobre sua vida, suas angústias e tristeza, um garoto fala de sua vontade de estudar filosofia e de ser padre, e em meio a tudo isso tem uma professora muito dedicada, que busca e planeja brincadeiras prazerosas para seus alunos, ela conta também que o desgaste as vezes à torna ausente da sala de aula.
O documentário focaliza os alunos e seus comportamentos e também a difícil tarefa de ser um educador. Para que a educação, tanto a privada como a pública, aconteça de verdade é necessário que todos caminhem juntos, pais, filhos, núcleos e membros gerais da escola e principalmente em parceira com governantes.
...