Processos de Avaliação - parte 1
Por: Mariana Rodrigo • 29/11/2015 • Resenha • 623 Palavras (3 Páginas) • 222 Visualizações
UNIVERSIDADE VIRTUAL DO ESTADO DE SÃO PAULO
POLO DIADEMA
CURSO: LICENCIATURA EM CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA
DISCIPLINA: PROCESSOS DE AVALIAÇÃO
PROFESSORA: Dra. ADRIANA BAUER
MARIANA PINHEIRO VENTURINI
DIADEMA, SP - BRASIL
2015
semana 1
Aula 1 – INTRODUÇÃO AO TEMA E APRESENTAÇÃO DO CURSO
Avaliar é uma atividade que está presente em todos os seres humanos, que ocorre de duas formas:
- Informal é a avaliação que está associada à impressão que o indivíduo tem sobre o outro ou objeto.
- Formal é uma avaliação sistematizada, como por exemplo uma prova, que desperta sentimentos diversos (ex.: felicidade, medo, tristeza) em quem está sendo avaliado e que estão associados, dentre outros, aos fatores: competitividade, pressão, classificação, comparação.
No contexto escolar, o professor deve estar preparado para realizar a avaliação sem que o aluno se sinta mal e, para esse preparo, deve-se levar em conta uma boa formação do professor.
As dúvidas que geralmente surgem na pratica avaliava do professor são: o por que, o como (antes durante e depois), o que, quando, como julgar o aprendizado e o que fazer a partir desses resultados (repensar a prática pedagógica ou não).
A avaliação necessita de tempo para a sua preparação, além da definição da sua aplicabilidade, análise e interpretação dos dados e devolutiva (feedback).
Com relação aos desafios à avaliação escolar, estes estão estritamente ligados a relação entre ensino e aprendizagem, a instauração de uma nova cultura avaliativa nas escolas, mudando de uma avaliação taxativa, classificatória e seletiva para uma avaliação considerada como um instrumento de apoio ao ensino-aprendizagem, além de inserir a avaliação em um projeto pedagógico coletivo, deixar claro os critérios avaliativos e produzir instrumentos avaliativos claros, válidos e diversos.
Por fim, essa disciplina tem, dentre outros, como objetivos: conhecer e analisar as principais concepções e praticas de avaliação, relacionando-as com suas implicações nos processos de ensino-aprendizagem, além da identificação das praticas avaliativas que estejam a serviço da aprendizagem de todos os alunos e instrumentalizar os estudantes (nós) para acompanhar os debates em torno das avaliações em larga escala e dos indicadores educacionais existentes no Brasil (ex. Provinha Brasil). Para isso teremos 14 aulas, incluindo essa, divididas em 3 módulos: 1. Conceitos básicos da avaliação (4 aulas); 2. Pratica avaliativa em sala de aula (3 aulas); e 3. Avaliação de qualidade da Educação.
Observação pessoal: avaliar é repensar a prática pedagógica, é levar em consideração como o aluno aprende e isso muitos professores não admitem.
Aula 2 – avaliação educacional: iniciando nossa conversa
Avaliação tem como definição a determinação do valor ou mérito de um objeto, independente do que estiver sendo avaliado. É uma palavra que vem do latim a-valere (dar valor a) que vai além da verificação verum facere (fazer verdadeiro).
O ato de determinar se um determinado objeto possui dada característica ou configuração é uma forma de quantificação, que é um processo de julgamento que parte da descrição, análise, julgamento (quantitativo/qualitativo), mas o ato avaliativo é mais que isso é incluir a partir da coleta desses dados se tome decisões e aja, complementando ou repensando a prática pedagogica.
...