Produção Televisiva
Por: Gillyansoares • 11/11/2015 • Trabalho acadêmico • 819 Palavras (4 Páginas) • 151 Visualizações
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Ciências Sociais
NOME | Gillyan Cerino Soares |
RA | 9092467998 |
Atividade Colaborativa
[pic 2]
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Ciências Sociais
Atividade Colaborativa
Trabalho desenvolvido para a disciplina Ciências Sociais, apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação da Atividade Colaborativa, sob orientação da tutora Joana Carolina Dorea A. Cherri.
[pic 3]
Introdução (descrição do programa escolhido)
- O Aprendiz.
- Record.
- Reality Show.
- Nesse programa os candidatos disputam para concorrer por um contrato de uma empresa por pelo menos um ano, tudo pago pelo patrocinador do programa, também teve já algumas edições que a disputa foi por prêmios. Os candidatos são divididos em duas equipes, onde realizam tarefas como: vendas, marketing, negócios imobiliários, promoções, finanças, publicidades, ações beneficentes e gerenciamento de negócios. Após um líder ser escolhido de cada grupo, eles têm alguns poucos dias para realizar as tarefas, lidando muitas vezes com quantias altas em valor monetário, com regras rigorosas e que por final serão jugadas pelo apresentador do programa, que por sua vez, tem o auxilio de conselheiros.
Análise crítica do programa
Devido ao seu formato inovador, o programa O Aprendiz tem um grande impacto na sociedade, diferentemente de outros realities, o programa aborda um tema diferenciado trazendo a realidade dentro de uma corporação para o telespectador. Quando reduz o numero de participantes para um total de 3 ou 4 participantes, as equipes são desfeitas e cada um compete individualmente. Nos três primeiros programas, esta fase tinha entrevistas com executivos da confiança do apresentador e que resultava na seleção de dois competidores para a final. Nos programas seguintes, após a confirmação da parceria entre o programa e o SEBRAE, as entrevistas foram substituídas por uma tarefa prática individual, que normalmente buscavam avaliar a capacidade de empreendedorismo e lidar com o imprevisto. Quando são anunciados os finalistas, eles seguem para a última tarefa com equipes formadas por candidatos já demitidos. Após o termino desta tarefa, eles são avaliados mais uma vez em uma Sala de Reunião com o apresentador e seus conselheiros, onde um deles será o vitorioso. O participante "contratado" nem sempre é o que venceu no programa, pois a decisão é baseada em toda a trajetória dos finalistas.
Essa é uma proposta muito interessante, pois além dos produtos que são exibidos aos telespectadores, também agrega valor em conhecimento.
A empresária Maria do Socorro, dona da empresa Prothege Uniformes na cidade de Joinville/SC, relata que não assistia nenhum tipo de reality show, porém, depois ouviu falar do programa, se interessou e começou a acompanhar e levou muitos dos conhecimentos adquiridos no programa para sua empresa e que ajudou muito em questões que ela não tinha conhecimento para gerir a sua empresa.
Fonte: primária
Este tipo de programa atrai e desperta a atenção de vários telespectadores, uns para obter conhecimento, como no caso anterior relatado, outros para ver as brigas e desavenças e outros porque gostam de ver as provas. Isso é usado para atrair telespectadores para impulsionar e inserir no mercado alguns produtos e serviços desejados.
Podemos analisar que no estudo da economia politica, este tipo de programa difunde por completo o capitalismo, pois é utilizado um padrão de beleza onde todos tentam fazer ao máximo para chegar também naquele padrão, roupas, acessórios, etc...
...