Professor e aluno
Por: taeleh • 7/5/2015 • Pesquisas Acadêmicas • 584 Palavras (3 Páginas) • 265 Visualizações
3 relação professor;aluno é de não diretividade. *ducar na liberdade e#ige, também, a utilização de métodos de ensino-aprendizagem não impositivos, não coercitivos, que se baseiam nas investigaç!es livres dos alunos, que quebrem pela raiz a velha transmissão do saber de cima para bai#o. professor é mais um facilitador da aprendizagem e animador do grupo disposição dos alunos.?e a classe tradicional era a negação da palavra, da comunicação e das inter-relaç!es, o grupo institucional se transforma em meio de diálogo, de mudanças e de intercJmbios, e o professor considera-se mais um técnico em organização de atividades grupais e um especialista em relaç!es humanas do que um professor interessado em determinados conte)dos, em fazer adotar uma ou outra postura.
Pedagogia +ibertadora
+a perspectiva libertadora de Paulo Areire, somente o processo de conscientização pode libertar o homem da alienação, da manipulação ideológica, da dominação de uma estrutura social determinada. 3 educação libertadora questiona concretamente a realidade das relaç!es do homem com a natureza e com os outros homens, visando a uma transformação.3 produção pedagógica de Paulo Areire apresenta dois momentos2 o primeiro, de cunho idealista, acreditava na educação como o motor de transformação social7 o seguinte, mais dialético, discute social, numa perspectiva de contradição. 3ssume a educação como um processo de diálogo, por meio do qual educador e educando
problematizam o seu estar no mundo
e suas vis!es sobre o mundo.s conte)dos do ensino, denominados temas geradores, são e#tra(dos da problematização da prática de vida dos educandos. 3 forma de trabalho educativo é o grupo de discussão, ao qual cabe gerir a aprendizagem tendo o professor o papel de animador, problematizador e de organizador das situaç!es de ensino e aprendizagem significativas.3prender é um ato de conhecimento da realidade concreta e só tem sentido se resulta de uma apro#imação cr(tica dessa realidade. Honhecer é um processo ativo e interativo. *ducação cr(tica não é substituir os conceitos básicos das disciplinas por pol(tica, mas politizar o conte)do das disciplinas a serem ensinadas e aprendidas %apropriadas'.
Pedagogia crtico-social dos conte9dos 5ou dos conte9dos socioculturais7
Teconhece e afirma o papel fundamental da escola na socialização do saber, patrim6nio cultural da humanidade de conte)dos abstratos e formais, mas da socialização de conceitos significativos, concretos, ligados s realidades sociais7 conte)dos escolares que tenham ressonJncia na vida sociais dos alunos. +essa perspectiva emancipatória, reunindo elementos das diversas tend$ncias, mais especialmente da libertadora e da cr(tico-social, podemos identificar as seguintes caracter(sticas nos componentes da prática educativa2 .
objeti#os da educa!4o:
socialização dos conhecimentos7 problematização da prática7.
conte9dos escolares:
conte)dos culturais relacionados prática social, abordados de forma conte#tualizada, ob"eto de apropriação cr(tica7.
metodologia:
...