Projeto Cores e figuras geométricas
Seminário: Projeto Cores e figuras geométricas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Andgambin • 27/4/2014 • Seminário • 1.392 Palavras (6 Páginas) • 373 Visualizações
PROJETO MULTIDISCIPLINAR
Projeto Cores e figuras geométricas
Público-alvo: Alunos de educação infantil de 1 ano e meio à dois anos de idade.
Justificativa: Nesta fase, é importante propiciar à criança a visualização, exploração, contato e manuseio de diversos objetos que compõem o universo das cores e formas, possibilitando a criança identificá-las. A cor também é importante para que possamos expressar nossas ideias e sentimentos para outras pessoas, utilizando linguagens artísticas (pintura, desenho e gravura).
Objetivos:
- Trabalhar a atenção e o gosto pelas histórias infantis;
- identificar as figuras geométricas;
- movimento e equilíbrio;
- coordenação motora fina;
- atenção e movimento.
Cronograma:
Este projeto terá a duração de uma semana.
Desenvolvimento:
Na primeira etapa, a professora contará a história Um redondo pode ser quadrado de Canini, para estimular os alunos a gostarem de histórias.
Na segunda etapa, espalhar formas geométricas coloridas pela sala de aula, para que as crianças as encontrem, depois colar a figura que cada um achou em uma folha, e que, a partir dela façam um desenho.
Na terceira etapa, brincar de jogo das formas em que a criança precisa se esticar e colocar o pé e a mão onde tiver a figura geométrica.
Na quinta, brincar com massinha de modelar nas cores trabalhadas.
E por fim, apresentar para as crianças o clipe da música Arco-íris da Xuxa, para que observem as cores e a coreografia.
REFLEXÕES SOBRE O APRENDER E O ENSINAR – análise do cotidiano da escola e da turma (dados da turma e da escola)
O espaço de aprendizado infantil escolhido é a creche. A relação entre o professor e acriança deve ser muito afetuosa e carinhosa. Demonstrando o carinho que a professora tem com as crianças e criando um vínculo afetivo, assim torna-se fácil para realizar atividades para com as crianças.
Na sala de aula também há uma rotina. Quando chegam a escola é servido o lanche, tem o almoço e o lanche da tarde. Entre os lanches as crianças tem atividades pedagógicas, e várias outras atividades em que são oferecidas pelo professor.
São oferecidos vários recursos ás crianças, como a sala de vídeo, onde é uma das atividades que as crianças mais gostam e adoram ir, assistir vários filmes e escutar músicas. Outro recurso oferecido é uma minibiblioteca, onde as crianças estão começando a aprender a ler, e neste espaço a professora conta histórias usando fantoches. Também há o parquinho que é um lugar de diversão para as crianças, com balanço, escorregador, cama elástica, piscina de bolinhas entre muitos outros. Também há a área livre, onde podem correr, brincar e jogar bola. Outro espaço que também é bem utilizado pelas crianças é a sala de jogos. Pois além de estarem brincando, estão aprendendo.
Outras atividades que são oferecidas é o ballet e a capoeira, a partir dos três anos de idade. E a partir dos quatro anos e meio as crianças começam a ter as primeiras noções de línguas estrangeiras, como o inglês. E aprendem as palavras e expressões mais usadas como: bom dia, boa tarde, boa noite, tudo bem¿ qual seu nome¿ qual sua idade¿ escola, professor, aluno e entre muitas outras que usamos no nosso dia a dia, para nos comunicarmos.
As crianças também tem aula de educação física, como atividade motora.
Durante a maioria das atividades propostas as crianças apresentam interesse em aprender e sempre querendo conhecer algo novo. Sempre demonstrando carinho e afeto ao professor.
Sempre que se deparam com um conflito, querem resolver sem a presença do professor, imaginando que só eles sabem o que devem fazer.
Rotina: ótimo. A rotina na sala de aula sempre é cumprida, e tendo horários para todas as atividades. Desde o horário para o lanche até horários de pátio.
As crianças têm atividades pedagógicas dirigidas pela pedagoga. Seguindo sempre um cronograma, e uma rotina. Levando sempre em consideração as datas de comemoração, sempre relembrando as principais datas, e sempre estimulando as crianças como movimentos motores. Isso é fundamental para o desenvolvimento das crianças.
Aprender e ensinar, são dois elementos muito fundamental na pré-escola. Pois assim eles já vão para a escola normal, já sabendo o básico.
TEORIA E PRÁTICA – o ensino enriquecido e sustentado pela ação crítico reflexiva de alunos e professores
As línguas expressam nossos sentimentos, pensamentos, ideias e muito mais. Por isso, desde pequenas nossas crianças são estimuladas a se expressarem utilizando sua língua materna, o português. Os surdos também possuem sentimentos, ideias e pensamentos próprios. Mas, como expressa-los? Já que não o podem fazer através da fala, eles utilizam suas mãos como forma de expressar suas ideias e pensamentos. Mesmo tendo a sua forma de se expressar os surdos ainda passam por grandes dificuldades de inclusão tanto no ambiente escolar como na sociedade.
Atualmente percebe-se uma grande preocupação com a educação inclusiva. No entanto a singularidade de cada indivíduo necessita
...