Projeto Estágio Anos Iniciais
Por: Taiane Rosa • 13/9/2021 • Projeto de pesquisa • 1.572 Palavras (7 Páginas) • 1.475 Visualizações
[pic 1] | Centro Universitário Leonardo da Vinci | |||
TAIANE DA SILVA DA ROSA PEDAGOGIA (FLC1478) ESTÁGIO OBRIGATÓRIO II – ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL TUTOR EXTERNO: VANESSA DA SILVA ALMEIDA [pic 2] PROJETO DE ESTÁGIO: RACIOCÍNIO LÓGICO E OS JOGOS DE TABULEIRO ESTEIO 2021/1 |
SUMÁRIO
PARTE I: PESQUISA 3
1.1 DELIMITAÇÃO DO TEMA: ÁREA DE CONCENTRAÇÃO E JUSTIFICATIVA 3
1.2 OBJETIVOS 3
1.3 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA DA PESQUISA 3
PARTE II: PROCEDIMENTOS DE ESTÁGIO 4
2.1 METODOLOGIA 4
2.2 CRONOGRAMA 5
REFERÊNCIAS 6
APÊNDICES 7
1 PARTE I: PESQUISA
1.1 DELIMITAÇÃO DO TEMA: ÁREA DE CONCENTRAÇÃO E JUSTIFICATIVA
Área de concentração: Metodologia de Ensino
Programa de Extensão: Metodologia e estratégia de ensino e aprendizagem
Projeto de Extensão: Abstração, memorização e raciocínio com jogos de tabuleiro
Produto Virtual: Trilha pedagógica
Tema: Raciocínio lógico e os jogos de tabuleiro
Este projeto tem por finalidade apresentar o produto virtual que será elaborado no Estágio Obrigatório II – Anos Iniciais do Ensino Fundamental, com o tema Raciocínio Lógico e os Jogos de Tabuleiro.
A área de concentração escolhida é Metodologia de Ensino, compreendendo que esta é uma parte fundamental do trabalho pedagógico que influencia diretamente na aprendizagem dos alunos. Diante do exposto o tema escolhido abrange a área de Matemática, articulando habilidades e competências garantidas na Basa Nacional Curricular Comum.
Os anos iniciais do Ensino Fundamental têm o papel de desenvolver habilidades relacionadas ao letramento matemático como raciocinar, formular estratégias e resolver situações-problemas utilizando conceitos e conhecimentos matemáticos previamente construídos.
1.2 OBJETIVOS
- Elaborar uma trilha pedagógica sobre os jogos de tabuleiro e suas contribuições para o desenvolvimento do raciocínio lógico;
- Desenvolver atividades que utilizem jogos de tabuleiro como recurso para desenvolver o raciocínio lógico;
- Elaborar materiais digitais que auxiliem no processo de ensino e aprendizagem em tempos de ensino à distância;
- Aprofundar conhecimentos sobre o raciocínio lógico nos anos iniciais do ensino fundamental.
1.3 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Jogos são muito divertidos e atrativos. Os jogos de tabuleiro têm também grande importância para o desenvolvimento infantil. Esses envolvem o lúdico com o intelectual e o lógico, trabalhando estratégia, criatividade e conhecimentos matemáticos que as crianças constroem desde bem pequenas.
O desenvolvimento dessas habilidades está intrinsecamente relacionado a algumas formas de organização da aprendizagem matemática, com base na análise de situações da vida cotidiana, de outras áreas do conhecimento e da própria Matemática. Os processos matemáticos de resolução de problemas, de investigação, de desenvolvimento de projetos e da modelagem podem ser citados como formas privilegiadas da atividade matemática, motivo pelo qual são, ao mesmo tempo, objeto e estratégia para a aprendizagem ao longo de todo o Ensino Fundamental. Esses processos de aprendizagem são potencialmente ricos para o desenvolvimento de competências fundamentais para o letramento matemático (raciocínio, representação, comunicação e argumentação) e para o desenvolvimento do pensamento computacional. (BNCC, 2018).
Pensando no viés pedagógico podemos tornar os jogos de tabuleiro uma potente ferramenta de aprendizagem para desenvolver o raciocínio lógico, estimulando a autonomia e a confiança.
Para o ensino e a aprendizagem da matemática se faz necessário a transição do concreto para o abstrato e este processo se dá pelo jogo, pelo desafio, pela estratégia sendo utilizados como aliados na organização do ensino e do planejamento que objetiva o desenvolvimento integral da criança.
2 PARTE II: PROCEDIMENTOS DE ESTÁGIO
2.1 METODOLOGIA
As atividades desenvolvidas neste estágio serão observação virtual, pesquisa bibliográfica e construção de um produto virtual – trilha pedagógica – que contempla as ações do Programa e Projeto de Extensão escolhido.
As aulas serão planejadas para turma de 1º ano do Ensino Fundamental, que atende crianças na faixa etária dos 6 e 7 anos. O tema do plano aborda a área da Matemática que visa desenvolver o raciocínio lógico através de jogos de tabuleiro utilizando ferramentas e conceitos matemáticos previamente construídos e que serão necessários em diversos momentos da vida, conforme orientações da Base Nacional Curricular Comum.
2.2 CRONOGRAMA
ETAPA | AÇÃO A SER REALIZADA | DATA PARA POSTAGEM (Flex) ou ENTREGA (Semipresencial) |
Etapa 1 | Escrita do Projeto de Estágio. Postar/Entregar o Projeto de Estágio. | 14/06/2021 à 16/06/2021. |
Etapa 2 | Observação virtual e preenchimento do Roteiro de Observação Postar/Entregar o Roteiro de Observação Virtual. | 14/06/2021 à 16/06/2021. |
Etapa 3 | Escrita do Paper de Estágio e elaboração do projeto de extensão de acordo com o Programa de Extensão escolhido. Postagem do produto virtual. | 14/06/2021 à 16/06/2021. |
Etapa 4 | Realização da Socialização de Estágio. | 14/06/2021 à 16/06/2021. |
...