Projeto Estágio
Por: ana lucia goulart • 12/12/2019 • Projeto de pesquisa • 1.884 Palavras (8 Páginas) • 286 Visualizações
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL
UNIDADE ALEGRETE
CURSO DE PEDAGOGIA LICENCIATURA
ANA LUCIA GOULART PEREIRA
PROJETO: MUNDO DOS ANIMAIS
ALEGRETE
2019
1. Dados de Identificação
1.1. Nome do projeto: Mundo dos Animais
1.2. Orientador na UERGS: Daiana Bortoluzzi Baldoni
1.3. Estagiário: Ana Lucia Goulart Pereira
1.4. Turma: 5º ano (10 à 12 anos de idade)
1.5. Turno: Manhã
1.6. Número de Participantes: 20 (vinte) alunos
1.7. Carga Horária Prevista: outubro -40h/ 20hsemanais de 4 horas diárias.
1.8. Público Foco: Anos Iniciais do Ensino Fundamental
DESENVOLVIMENTO DO PROJETO
- Tema do Projeto: Mundo dos animais
Este trabalho tem como visão abrangente o reino animal, sendo um bem precioso em que precisa ser preservado para o bem do meio ambiente em que todos estamos inseridos. Sendo assim, é necessário trabalhar noções de respeito e cuidados com a natureza. O ensino, do reino animal, está inserido na unidade temática Vida e evolução na BNCC, 2018:
A unidade temática Vida e evolução propõe o estudo de questões relacionadas aos seres vivos (incluindo os seres humanos), suas características e necessidades, e a vida como fenômeno natural e social, os elementos essenciais à sua manutenção e à compreensão dos processos evolutivos que geram a diversidade de formas de vida no planeta. Estudam-se características dos ecossistemas destacando-se as interações dos seres vivos com outros seres vivos e com os fatores não vivos do ambiente, com destaque para as interações que os seres humanos estabelecem entre si e com os demais seres vivos e elementos não vivos do ambiente. Abordam-se, ainda, a importância da preservação da biodiversidade e como ela se distribui nos principais ecossistemas brasileiros. (BNCC, p. 326, 2018)
Este assunto provoca bastante interesse e curiosidades nas crianças, quando desenvolvidas a partir do cotidiano dos alunos. A BNCC, 2018, indica que os estudo devem partir dos conhecimentos já adquiridos ao longo da vida, segundo a BNCC, p. 326, 2018: “as características dos seres vivos são trabalhadas a partir das ideias, representações, disposições emocionais e afetivas que os alunos trazem para a escola.”
É importante que o ensino fundamental prepare as crianças para interagirem com o meio onde vivem e para exercerem a cidadania. Fourez (1994) assinala que a alfabetização científica e tecnológica prepara o indivíduo para a compreensão de fatos da vida cotidiana e a tomada de decisões. Enquanto a BNCC, 2018 enfatize a denominação como letramento científico, a capacidade de compreender:
[...]ao longo do Ensino Fundamental, a área de Ciências da Natureza tem um compromisso com o desenvolvimento do letramento científico, que envolve a capacidade de compreender e interpretar o mundo (natural, social e tecnológico), mas também de transformá-lo com base nos aportes teóricos e processuais das ciências. (BNCC, p.321, 2018)
A fauna brasileira ainda é pouco conhecida pela maioria das pessoas, que geralmente possuem informações distorcidas, envoltas por mitos e superstições. Essas crendices populares, em nossa região, campanha oeste, vêm sendo prejudiciais à conservação das espécies, já que incentivam a caça, perseguição e formação de uma percepção baseada em repúdio e preconceito ou incentivando o consumo de animais silvestres.
No entanto, para Chassot (2003) a alfabetização científica tem o propósito de ir além de corrigir conhecimentos distorcidos, devendo ser pensada de maneira mais ampla, ou seja, deve ser considerada como um conjunto de conhecimentos que facilitem a compreensão do mundo pelas pessoas, mas que transcenda o limite do simples entendimento dos fenômenos em direção à busca de transformação da sociedade.
A importância da aprendizagem sobre os animais, para a conscientização, que os mesmos são seres vivos importantes para o nosso planeta, e para o homem, como componentes da natureza, além de proporcionar às crianças, consciência dos reflexos de suas ações, para o seu habitat, deve ser abordado desde os anos iniciais do Ensino Fundamental. A importância, desta conscientização está fortemente afirmada, nos PCNs, da área de conhecimento, de Ciências Naturais:
A criança não é cidadã do futuro, mas já é cidadã hoje, e, nesse sentido, conhecer ciência é ampliar a sua possibilidade presente de participação social e viabilizar sua capacidade plena de participação social no futuro. (PCN, p.23, 1997)
O ensino de Ciências, através do tema “O mundo dos Animais”, embasado na Base Nacional Comum Curricular, documento mandatório, do Ensino Fundamental, propicia uma aprendizagem significante, quando compreendida a partir dos conhecimentos prévios dos alunos:
É preciso oferecer oportunidades para que eles, de fato, envolvam-se em processos de aprendizagem nos quais possam vivenciar momentos de investigação que lhes possibilitem exercitar e ampliar sua curiosidade, aperfeiçoar sua capacidade de observação, de raciocínio lógico e de criação, desenvolver posturas mais colaborativas e sistematizar suas primeiras explicações sobre o mundo natural e tecnológico, e sobre seu corpo, sua saúde e seu bem-estar, tendo como referência os conhecimentos, as linguagens e os procedimentos próprios das Ciências da Natureza. (BNCC, p.331, 2018)
A proposta do projeto é a compreensão do tema de forma integrada, que auxilie no desenvolvimento dos hábitos e atitudes de valorização da vida e do meio ambiente.
3. Justificativa
O propósito surgiu da necessidade de estudarmos os conteúdos conforme plano de ensino, previamente elaborada pela professora regente.
Embora os animais não estejam previstos para o 5º ano, na Base Nacional Comum Curricular, do ensino fundamental, a referida turma a desenvolver, e sim, para o 3° ano, acredita que o tema do projeto desperta o interesse natural das crianças desta faixa etária que, em geral, contam com várias informações relativas ao tema.
...