Projeto Menina Laço de Fita
Por: Giselepoliane • 9/10/2020 • Trabalho acadêmico • 708 Palavras (3 Páginas) • 481 Visualizações
O RESPEITO E O RECONHECIMENTO DA DIVERSIDADE
INTRODUÇÃO
Nos dias atuais é muito importante que as crianças conheçam valores como o respeito a si própria e ao outro. Partindo desse conceito de que nenhum segmento da sociedade está isento de racismo, inclusive no ambiente escolar e acreditando que é função da escola formar cidadãos conscientes de seus papéis em sociedade, faz-se necessário a conscientização sobre as diferentes raças que temos em nosso país e no mundo, para aprendermos desde criança que não é a cor da pele ou tipo de cabelo que faz a pessoa e sim seu caráter.
A educação é um dos principais agentes de transformação de qualquer individuo. Com esse pensamento inicia-se um novo paradigma educacional: uma escola no qual todos aprendem a conhecer e a valorizar a diversidade, com o objetivo de apresentar aos alunos a riqueza da diversidade étnico-cultural brasileira.
A escola é responsável pelo processo de socialização estabelecendo relações entre crianças brancas e negras, possibilitando a convivência com diferentes raças e gêneros.
Segundo o Referencial Curricular (1998), o desenvolvimento da identidade está intimamente relacionado com os processos de socialização. A partir do momento que essa criança está inserida num contexto social ela se vê através do outro.
JUSTIFICATIVA
O processo de socialização infantil se inicia na escola, no qual se estabelecem relações com crianças de diversificadas famílias. A escola pode ensinar as crianças a valorizarem suas características étnicas e culturais.
O cotidiano escolar deve ser local de igualdade, de respeito às diferenças, pois como afirma Freire (2006): [...] “a educação é uma forma de intervenção no mundo”.
É de extrema importância trabalhar as questões étnicas raciais com crianças, para que elas passam a considerar as diferenças como algo normal.
A literatura infantil “Menina bonita do laço de fita” um clássico de Ana Maria Machado é um meio prazeroso para tratar a questão do racismo pela forma que a autora trata a beleza negra, usando uma linguagem suave que encanta a criança. Os professores junto às crianças podem refletir sobre as questões raciais, afetivas, familiares e as diferenças de cor.
Abramowicz e Oliveira (2012) consideram criança e infância a partir daquilo que as diferencia. Isso quer dizer que, nos processos e práticas sociais que incidem e constituem as crianças, desde o inicio, há o recorte de gênero/sexualidade, etnia, raça e classe social produzindo diferenças.
OBJETIVOS GERAIS
- Conhecer e valorizar a cor negra;
- Atitudes e valores voltados a vivência social;
- Desenvolver uma postura crítica frente à realidade;
- Adotar posturas de respeito a diferentes formas étnico e cultural;
- Trabalhar a socialização;
- Levar ao aluno à valorização do ser humano;
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Respeitar as diferenças;
- Aprender valores como o respeito a si próprio e ao outro;
- Aumentar auto estima das crianças negras;
- Promover discussão sobre a diversidade humana;
- Levar a criança a perceber, que suas heranças, muitas vezes são herdadas de seus familiares;
CONTEÚDOS
- Diversidade étnica e cultural;
- Identidade;
- Afetividade;
- Família;
- Aceitação;
RECURSOS MATERIAS
Livro “ Menina bonita do laço de fita”
Cartolina;
Canetinha;
Cola;
Fotos das crianças e seus familiares;
Fita dupla face;
SITUAÇÕES DIDÁTICAS
- Organizar uma roda de conversa para iniciar a leitura do livro;
- Falar sobre a autora da história;
- Falar sobre as características que herdamos de nossos pais, das particularidades de cada um;
- Esclarecer para as crianças que ninguém é igual a ninguém.
- Durante a leitura mostrar para as crianças a menina e o coelho e falar sobre a cor da pele, os cabelos negros dela e sua beleza;
...