Projeto Multidisciplinar II
Por: Valeria Rodrigues • 25/4/2018 • Trabalho acadêmico • 1.746 Palavras (7 Páginas) • 220 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
Centro de Educação a Distância
PEDAGOGIA
4º SEMESTRE
Projeto Multidisciplinar II
Professor tutor a distancia: Alessandra Ramos
MAISA SILVA ARAÚJO 4322799610
MARCELO WALDINES DE LEMOS 3808633692
MARIA JANETE DA SILVA 3808623685
PAULA DA SILVA LOPES 5580144140
VALÉRIA R. DO NASCIMENTO 4300063822
Dourados – MS
2013
INTRODUÇÃO
Neste projeto multidisciplinar II vamos conhecer a contribuição de Froebel sobre as aplicações práticas dos jogos lúdicos, sendo este a principal fonte de desenvolvimento na primeira infância, que para ele é o período mais importante da vida humana;
Nos mostra também de que maneira pode-se trabalhar com brinquedos, os jogos, os
objetivos, quais são eles, e seu papel diante da criança na fase da educação;
Compreender a importância da utilização do espaço da brinquedoteca como recurso de aprendizagem, e de como os jogos lúdicos podem intervir nas habilidades já existentes, aguardando na coordenação motora, raciocínio lógico e atividades em grupos.
AS CONTRIBUIÇÕES DE FRIEDRICH FROEBEL
Figura 01. Friedrich Froebel.
Froebel foi o primeiro educador a valorizar o brinquedo e a atividade lúdica como forma de desenvolvimento intelectual na criança, as técnicas utilizadas até hoje em educação infantil devem muito a Froebel;
Não ficou preso ao seu valor teórico, mas também em suas aplicações práticas, criando diversos tipos de brinquedos e elaborando diversas modalidades de recreação;
Uma das melhores idéias com que Froebel contribuiu para a pedagogia moderna foi a
Valorizou também a linguagem como sendo a primeira forma de expressão do ser humano a partir da qual se podem expressar os sentimentos;
O desenho também teve grande significado para sua pedagogia, onde segundo ele desenvolve a habilidade de pensar abstratamente;
A família recebe lugar especial dentro da teoria educacional de Froebel, segundo ele é o centro de toda atividade humana, é o meio mais favorável para se desenvolver a auto-expressão da criança.
ATIVIDADES LÚDICAS NA EDUCAÇÃO INFATIL
JOGO DA MEMÓRIA
A brincadeira tem por objetivo formar pare, excelente para trabalhar com a memória e a percepção visual da criança, faixa etária de
idade sugerida a partir dos 4 anos ;
Figura 02. Jogo de memória
Fonte: Imagem adquirida em pesquisa de campo, Ceim Kátia
M. Barbosa.
Joga-se como memória tradicional, isto é, o jogador, na sua vez, se as duas cartas formarem um par, ou seja, tiverem o mesmo número ou figura, retira-se guardando-as para a contagem final
VAI E VEM
A brincadeira de vai e vem tem por objetivo:
Utilizar e valorizar materiais recicláveis;
Promover interação;
Desenvolver o equilíbrio e o reflexo nos movimentos;
Tornar os movimentos ágeis e firmes;
Incentivar a cooperação;
O vai e vem é um brinquedo muito simples, ótimo para a educação infantil, feito com material reciclável geralmente com garrafas pet, é fácil encontrar tutorias explicando como fazer.
Brincadeira do vai e vem
Figura 03. Área de recreação externa.
BRINQUEDOTECA DO POLO ANHANGUERA DOURADOS/MS
Figura 04. Sala de recreação.
Fonte: Imagem adquirida no Polo Anhanguera.
Pode-se dizer que a brinquedoteca é um espaço que permite na contemporaneidade,
o resgate em vivenciar o lúdico esquecido pelas pessoas, e negado as crianças;
Mas acima de tudo como destaca cunha (2001, p.16), ela tem a função de “fazer as crianças felizes, este é o objetivo mais importante”;
Considera-se então, a brinquedoteca um espaço mediador de aprendizagem fundamental para compor o âmbito escolar, fazendo parte de suas estruturas com práticas educativas.
Estabelece relacionamento entre professor e aluno, maximizando as possibilidades, o aprender
...