Projeto Multidisciplinar II
Por: carv123 • 20/5/2015 • Trabalho acadêmico • 3.547 Palavras (15 Páginas) • 369 Visualizações
[pic 1]
1 – Identificação: Resgatando Valores
1.1 Títulos do Projeto: Doce Infância
1.2 Nomes da Escola: Cantinho Feliz
2 – Justificativa: Esse projeto será importante para mostrar para as crianças, como eram as brincadeiras no tempo dos seus avôs e até mesmo dos seus pais, serve para resgatar os valores deixados de lado e como as crianças daquela época se divertiam, mesmo sem ter que gastar dinheiro.
3 - Objetivo Geral: Uma brincadeira bem simples comum para os nossos avôs e pais, que poderá incentivar a descontração e a socialização das crianças, não precisa gastar dinheiro, pois atualmente as crianças querem brincar somente com brinquedos de alto valor.Contribui no sentido de mostrar para as crianças que existem brincadeiras que todos podem participar mesmo os que não tem um poder aquisitivo elevado e que ninguém se sinta excluído.
4 - Objetivos Específicos: Essa brincadeira se chama Passar anel: os participantes deverão ficar com as mãos juntas e um deles com um anel escondido. A pessoa que está com o anel vai passando suas mãos dentro das mãos dos outros participantes até escolher um deles e deixar o anel cair em suas mãos, sem que os outros percebam. Depois escolhe uma pessoa e pergunta-se “fulano, com quem está o anel?” e a pessoa escolhida deve acertar.
5 - Resultados Esperados: Será interessante, pois com simples brincadeiras as crianças se alegraram se socializaram e todos participaram sem excluir ninguém, assim todos se sentiram acolhidos e não existirá discriminações de raça, cor, religião ou qualquer outro preconceito. É necessário para que exista um grupo onde todos interajam e se unam com o mesmo objetivo, se divertirem de maneira saudável e feliz. Dessa forma motivará as crianças a buscarem alternativas criativas para brincar e desenvolver o potencial para descobrir cada vez mais coisas novas e brincadeiras eficazes.
6 - Abrangência: Essa brincadeira poderá ser realizada tanto em sala de aula, como no pátio, o número de alunos poderá variar entre dez ou mais, quanto mais pessoas envolvidas melhor a brincadeira. Beneficiará a todos os alunos e também os professores que assim podem também participar da brincadeira, esse projeto é simples, mas resgata valores esquecidos e muitas vezes os alunos desconhecem, volta à origem simples e os alunos aprendem que não precisa ter custo algum para brincar e usar a imaginação, despertando a atenção e sua criatividade.
7 – Cronograma: Esse projeto poderá ser realizado todas as sextas-feiras e não tem tempo determinado, pois existem várias brincadeiras.
8 - Mostra de Resultados e Produtos: Os alunos poderão informar a seus familiares a respeito dessas brincadeiras que ocorreram na escola, perguntar a eles se brincava dessas brincadeiras e mostrar o quanto é interessante resgatar esses valores, também mostrar a todos que é possível brincar sem ter nenhum custo o que beneficia a todos.
Através do projeto resgatando valores podemos mostrar para as crianças as brincadeiras que eram realizadas por seus avôs e pais, sendo possível mostrar que não precisa de muito para se divertir e interagir, compartilhando essas atividades em qualquer disciplina seja na aula de português ou matemática, dará para tirar um tempo para desenvolver brincadeiras independentes da aula, pois é um momento de descontração e aprendizagem.
Essa brincadeira é simples e irá beneficiar a socialização fundamental em qualquer ambiente escolar, as crianças se tornaram participativas e conscientes de que todos podem contribuir para que haja atividades escolares capazes de acrescentarem no desenvolvimento social, cultural e intelectual. Independente da matéria que está sendo aplicada o professor pode realizar essas dinâmicas de maneira simples e sem muitos recursos e também tecnologias, tão presente em nossa vida, será capaz de proporcionar o convívio social, fundamental a todos sem excluir ninguém. As crianças se sentiram motivadas, criativas e capazes de levar essa contribuição para todos os alunos, os pais e também para a comunidade em que mora. Com essas brincadeiras eles se tornaram mais confiantes e conscientes de que não precisam ter um poder aquisitivo elevado, para se desenvolver mentalmente e socialmente. Seja qual for à aula mesmo aquelas mais teóricas é possível através dessas dinâmicas, cultivarem o desenvolvimento motoro, intelectual e a facilidade de mudarem comportamento social de todos os alunos resgatando valores, muitos já esquecidos e desconhecidos por nossos alunos, mas serve para estimular os alunos a se soltarem cada vez mais e a exporem suas ideias e seu modo de agir, diferente de cada um, por que cada ser é único e carrega consigo valores distintos, também mudar o modo de agir, pensar e conviver em sala de aula, de uma forma que sempre acrescenta como pessoa e cidadão consciente do respeito ao próximo e isso cabe em todas as aulas, escolas e no convívio em geral.
É preciso mostrar uma forma de mudar o comportamento dos alunos, está cada dia mais complicado ser professor, pois os valores mudaram as crianças não são mais motivadas a desenvolverem a criatividade, esperam tudo por meios tecnológicos que facilitam sim as atividades, mas com essa atitude se tornaram cada vez mais acomodados, não pesquisam, querem tudo de forma prática e com isso acabam se acostumando com a facilidade de realizarem seus trabalhos, esquecendo assim valores simples que auxiliam e muito o seu desempenho escolar e sua criatividade não importa a disciplina.
A Educação Infantil é uma etapa importante do aprendizado devido ao fato de os estímulos recebidos pelas crianças nos primeiros anos de vida definir muito do seu sucesso escolar e do seu desenvolvimento. Ela se caracteriza pela disposição do aluno de se socializar e ampliar as experiências a que terá acesso na escola.
Nesse sentido, nosso objetivo é auxiliar a criança a dar os primeiros passos. Dentro desta perspectiva, a Educação Infantil busca desenvolver no aluno a vivência em diferentes tipos de linguagem (linguagem oral, escrita, simbólica, visual, tátil, pictórica, cênica etc.) e, desse modo, proporcionar condições para que possa se expressar, bem como se comunicar de diversas maneiras.
Na nossa vivência vimos e vivenciamos o aprendizado de cada criança, a evolução de cada um e como eles aprendem com cada informação que lhes é passada. A educação infantil é cheia de detalhes e informações e cada uma deve ser dita com muita clareza e simplicidade para que o aprendizado seja completo. A experiência foi maravilhosa e nos ensinou como devemos lidar com cada criança e forma correta de ensinar.
Maternal: Segue Formas e pesquisas de como deve ser o aprendizado infantil. Conteúdo programático.
...