Projeto brincar é uma brincadieira
Por: Rizia Alves De Souza • 7/6/2017 • Trabalho acadêmico • 489 Palavras (2 Páginas) • 333 Visualizações
PROJETO
BRINCAR É UMA BRINCADEIRA
RÍZIA ALVES DE SOUZA, SUELEN FRANCIS
CORPO E MOVIMENTO
PROFºVÂNIA
BIRIGUI
2017
Justificativa
Sabemos que hoje a criança aprende brincando, pois ela vive em um mundo que está descobrindo coisas novas que vão do mais simples encaixe às mais curiosas brincadeiras sendo estas até mesmo culturais. Através da brincadeira se tem movimentos e as interações com objetos, e no espaço com outras crianças que ela desenvolve suas potencialidades descobrindo várias habilidades. Sendo assim, se a criança aprende brincando, por que não ensinarmos de maneira que ela aprenda melhor, de uma forma prazerosa. O projeto “Brincar é uma brincadeira “ visam trabalhar de forma lúdica, estimulando o raciocínio e criatividade, auxiliando a criança no processo de construção do conhecimento. O desenvolvimento desse projeto irá melhorar essas capacidades, aumentando as possibilidades das crianças de compreenderem e transformarem a realidade em que está inserido.
Objetivo geral
Dar às crianças a oportunidade de aumentar seus conhecimentos através das atividades e brincadeiras.
Cronograma
Serão realizadas atividades práticas para serem alcançados os objetivos propostos, onde serão utilizados diversos modelos da psicomotricidade.
- Amarelinha 27/03/2017
- Dança 28/03/2017
- Bexigas e Jornal 29/03/2017
- Competição 30/03/2017
- Quadrado e Pega-pegas 31/03/2017
- Pula Pulei 03/04/2017
Amarelinha
Público Alvo: 1°Ano
Local: Quadra ou Pátio da escola
Objetivo específico: Trabalhar com a coordenação motora que é a capacidade física que permite a realização de movimentos combinados.
Recursos Materiais: giz
Desenvolvimento:
- Devem decidir a ordem dos jogadores, ficando o primeiro de posse da pedrinha;
- Cada jogador ao chegar sua vez se coloca atrás da linha de tiro, de frente para a amarelinha, e atira a pedrinha na casa número1;
- Aproxima-se e sem pisar na amarelinha salta a casa n°1 e pisa na casa n°2 com um pé indo até a casa n°10 e volta
- Na volta ,sem entrar na casa °1 ele deve pegar a pedrinha para voltar ao lugar de onde atirou e iniciar novamente a jogada arremessando a pedra na casa n°2,quando errar cede a vez ao próximo.
Essa atividade desenvolve relações espaciais e auxilia diretamente na organização do esquema corporal das crianças: para frente, para o lado,para o outro,com que força eu jogo a pedrinha, utilização das mãos ,pés ,como lidar com aquele determinado espaço,contagens,seqüências numéricas,reconhecimento de algarismos,comparação de quantidades,avaliação de distancia,de força,localização,percepção espacial e discriminação visual.
...