DESAFIO PROJETO BRINCAR
Por: adriap • 4/11/2018 • Projeto de pesquisa • 668 Palavras (3 Páginas) • 240 Visualizações
[pic 1]
[pic 2][pic 3]
[pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
INTRODUÇÃO
A leitura transforma pessoas.
A criança adquire novos conhecimentos e ideias, pois se pode sonhar e ir além da imaginação.
Sabemos que o hábito da leitura depende dos outros no seu processo de aprendizagem. Incentivo por parte dos pais e educadores.
A leitura precisa ser encarada como uma oportunidade de tornar o aluno crítico e conquistar a chance de ser cidadão comprometido com a realidade social.
Sem ler, o aluno não sabe resumir, pesquisar, resgatar ideias de texto, julgar, analisar e se posicionar.
E necessário que o professor esteja integrado com a leitura para que possa despertar o aluno a conhecer obras literárias e clássicas de literatura.
Busquei analisar a concepção de ensino de leitura e a relação existente entre professor e livro nas series inicial.
Preocupa-se sobre a sua própria relação com o livro e sobre a importância dessa relação no desenvolvimento do habito de ler das crianças à sua volta.
JUSTIFICATIVA
O ato de aprender a ler é o maior desafio que todas as crianças têm que enfrentar nos anos iniciais, é necessário também que o professor repense sobre os procedimentos de leitura na escola desde o inicio do processo de alfabetização, além de aproximar os alunos de uma forma prazerosa, com atividades estimulantes, variadas, reflexivas e críticas. Com isso percebe-se a importância de ensinar os alunos a utilizarem a leitura para eu desenvolvimento pessoal, cultural, social e intelectual.
A leitura é uma questão emergente na escola constante por parte dos professores a discussão de formação dos leitores, contudo, isso se demonstra como atividade complexa para muitos educadores.
O professor precisa ser leitor, tem que buscar a leitura no seu dia a dia como prioridade em sua atuação escolar.
PROBLEMA
Este estudo, buscou-se compreender as dificuldades dos alunos em leitura.
A pertinência dos estudos e destacada, pois é um pré-requisito para outras aprendizagens e as dificuldades nessa área é uma preocupação entre professores, pesquisadores e pais.
Pude acompanhar no estagio dos anos iniciais que as crianças levavam o livro para casa e liam para entrega-lo na semana seguinte, de acordo com a data estimulada pelo professor. Sucessivamente no ano letivo. Percebeu-se que alguns esqueciam o livro em casa e nada acontecia. Assim transcorriam as idas a biblioteca sem nenhum questionamento. Observa-se que o professor não tomava a leitura do livro lido, por tanto, não se sabia se realmente foi o livro.
Daí observa-se que devido à fragmentação do ensino de leitura literária a escola não foi capaz de formar alunos leitores, mas alunos, que às vezes nem se quer gostam de ler, devido a obrigação que lhe foi imposta nas séries anteriores.
...