Projeto Político pedagógico para a organização escolar
Por: Raphael Brandão • 7/5/2018 • Trabalho acadêmico • 1.004 Palavras (5 Páginas) • 245 Visualizações
INTRODUÇÃO
Este texto visa demonstrar a importância de um projeto político pedagógico para a organização escolar, mostra a importância desse documento e que usado de maneira correta ele é um dos fortes aliados da escola para que ocorra o melhoramento continuo.
Demonstrar que a atualidade muda a todo o momento e que o seu Projeto Político pedagógico deve seguir as tendências dessas mudanças se tornando o mais atual possível e enfrentando junto com as escolas os problemas do dia-a-dia.
Mostra também a importância da união de todos os responsáveis pelo projeto político pedagógico e o quanto a interação desses faz a diferença nesse tipo de projeto.
DESENVOLVIMENTO
Para Vasconcellos (1995):
Projeto Pedagógico [...] é um instrumento teórico-metodológico que visa ajudar a enfrentar os desafios do cotidiano da escola, só que de uma forma refletida, consciente, sistematizada, orgânica e, o que é essencial, participativa. É uma metodologia de trabalho que possibilita re-significar a ação de todos os agentes da instituição (p.143).
Isto é, Em todos os lugares a organização se torna fundamental para o melhoramento continuo, o projeto pedagógico vem fazer esse papel de organizador de forma que cada qual saiba seu papel na escola e como melhora-la redirecionando a escola a reconhecer e resolver seus problemas do cotidiano.
Para Veiga (2004, p.13):
O projeto busca um rumo, uma direção. É uma ação intencional, com um sentido explícito, com um compromisso definido coletivamente. Por isso, todo projeto pedagógico da escola é, também, um projeto político por estar intimamente articulado ao compromisso sociopolítico com os interesses reais e coletivos da população majoritária. É político no sentido descompromisso com a formação do cidadão para um tipo de sociedade. Na dimensão pedagógica reside à possibilidade da efetivação da intencionalidade da escola, que é a formação do cidadão participativo, responsável, compromissado, crítico e criativo. Pedagógico, no sentido de definiras ações educativas e as características necessárias às escolas de cumprirem seus propósitos e sua intencionalidade.
Isto é o projeto busca a direção de onde a escola deve seguir que é definido coletivamente. Significa também que o politico e o pedagógico não podem se separar, assim o projeto político pedagógico deve ocorrer da reflexão das partes onde a escola tem mais dificuldade deve desenvolver soluções para demonstrar o verdadeiro proposito.
O dia a dia na escola é fundamental para um planejamento bem desenvolvido e atualizado para que aquilo que está no papel possa ser realmente utilizado e não servir apenas como um documento obrigatório sendo apenas arquivado “... o planejamento não ocorre em um momento do ano, mas a cada dia. A realidade educacional é dinâmica. Os problemas, as reivindicações não têm hora nem lugar para se manifestarem. Assim, decide a cada dia, a cada hora” (Sobrinho apud Padilha 2000, p.30).
A escola deve se conhecer onde está e pra onde quer chegar com o projeto político e pedagógico, reconhecer de onde está partindo e para onde pretende ir com o projeto e o caminho que possibilite isso da melhor maneira possível, levando em consideração todos os fatores relacionados a caminho ao autoconhecimento, conseguindo assim chegar nos objetivos traçados pelo Projeto.
“[...] requer uma reflexão profunda sobre as finalidades da escola, sobre o reconhecimento de sua historicidade e sobre um processo de autoavaliação que possibilite construir uma nova organização do trabalho escolar” (SILVA, 2007, p. 139)
O projeto politico pedagógico deve ser uma inteiração de todas as partes participantes de modo a ser completo e englobe todos os temas referidos nesse tipo de projeto para que juntos eles consigam mostrar a maior quantidade de áreas da escola onde é necessária atuação do projeto e uma maior quantidade de ideias para sanar tais situações que necessitem intervenções.
A atuação do gestor, articulador maior do trabalho pedagógico da escola, juntamente com supervisores e coordenadores pedagógicos, é fundamental para que a coordenação pedagógica não se concretize como trabalho individual, apenas, que levaria ao isolamento profissional, mas como um trabalho de interação conjunta (FERNANDES, 2012).
...