Projeto contação de história
Por: bernardasilva • 26/5/2015 • Trabalho acadêmico • 3.264 Palavras (14 Páginas) • 284 Visualizações
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Disciplina: Literatura Infantil
MANUAL DE CONTAÇÃO DE HISTÓRIA
Anhanguera Educacional
ANO 2015
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Disciplina: Literatura Infantil
Aula-tema 07: MANUAL DE CONTAÇÃO DE HISTÓRIA
NOME Talita da Silva de Oliveira
RA 1299518206
NOME Andressa Santana dos Santos
RA
NOME Maria Aparecida Carreiro da Silva
RA
NOME Hayla Nereli Helen de Oliveira Pomponio
RA
NOME Alessandra Aparecida Silva
RA
NOME Aline Gonzalez dos Santos
RA
NOME Awdrey Tais Wingeter Borelli
RA
NOME Flávia Garcia da Rosa
RA
NOME Uallace Coelho Gonçalves
RA
NOME Sonia Maria Mendes da Silva
RA
Anhanguera Educacional
ANO 2015
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Disciplina: Literatura Infantil
Aula-tema 07: Manual de contação de história
ATIVIDADE DE ATIVIDADE COLABORATIVA
Trabalho desenvolvido na disciplina de Literatura Infantil, apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de colaborativa, sob orientação da tutora Cristina Aparecida Lopes de Moraes.
Anhanguera Educacional
ANO 2015
INTRODUÇÃO
O papel do professor no incentivo à leitura, atitude esta é quando o próprio professor gosta de leitura, expressa sua emoção ao incentivar seus alunos, orientando a escolha de livros adequados de acordo com o interesse e a faixa etária deles, despertar a críticidade para que ele aprenda a discutir, a analisar conteúdos de livros assim como o espírito estético de obras de arte e também incentivar o uso deles como fonte de pesquisas.
Freire nos diz em “A importância do ato de ler” (1981), que aprender a ler se faz lendo sempre e seriamente até se chegar a uma leitura crítica da realidade como prática consciente, crítica e reflexiva conviver com textos simples, variados, vai funcionar como estímulo para o hábito de ler, textos verbais não verbais, utilizar tecnologias e formas de ler como: leitura tátil dos cegos; a ótica da computação; a dos rituais, das danças, entre outras. Desde livros literários, científicos, entre outros; revistas; jornais que proporcionam conhecimento, lazer.
Planejar atividades de incentivo à leitura deve estar presentes na escola, nos lares, em espaços diversos, proporcionando uma adequada e eficiente interpretação de textos diversos pode levar à eficácia do indivíduo em sua atuação como cidadão participante em várias áreas do conhecimento.
A IMPORTÂNCIA DA LITERATURA PARA AS CRIANÇAS
A literatura infantil é fundamental na vida das crianças primeiramente incentivar a leitura a partir de um professor leitor, quando digo professor leitor este deve ter hábitos de leitura com seus alunos, já que crianças tem uma fase que imita os adultos, desta forma devemos aproveitar esta fase (3 a 7 anos), não que nas outras fases elas não se importam. Estudos revelam que desde o ventre das mães as crianças devem ouvir histórias e sinais de carinho. Conforme Silva (1992, p.57) “bons livros poderão ser presentes e grandes fontes de prazer e conhecimento. Descobrir estes sentimentos desde bebezinhos poderá ser uma excelente conquista para toda a vida.” Outra grande importância é desenvolver a imaginação, emoções e sentimentos de forma prazerosa e significativa.
Hoje em dia a literatura infantil é muito mais ampla e importante. Ela é fundamental para o desenvolvimento emocional, social e cognitivo indiscutíveis. Quando as crianças ouvem histórias, consegue dominar seus sentimentos. As histórias ajudam as crianças a enfrentarem problemas existenciais típicos da infância, como medos, sentimentos de inveja e de carinho, curiosidade, dor, perda. Através da história poderá descobrir outros lugares, outros tempos, respeito, culturas, vestimentas.
Desde cedo é de suma importância que a criança tenha contato com os livros para que perceba o prazer que a leitura produz, à medida que irá crescendo maior será a possibilidade de tornar-se um adulto leitor, adquirindo criticidade sendo capaz de comentar, indagar, duvidar ou discutir sobre ela, realiza uma interação verbal.
A leitura é um processo no qual o leitor realiza um trabalho ativo de construção do significado do texto. Segundo Coelho (2002) a leitura, no sentido de compreensão do mundo é condição básica do ser humano.
Ler, no entanto é uma atividade que implica não somente a decodificação de símbolos, ela envolve uma série de estratégias que permite o indivíduo compreender o que lê. Neste sentido, relata os PCN’s (2001, p.54.):
Arquivo da Aula-tema 02:
A ORGANIZAÇÃO DE DIFERENTES AMBIENTES PARA A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS
Antes da contação temos alguns quesitos a preparar estes são: Fazer a escolha cuidadosa da história que vai contar e estudar a história, preparar o ambiente adequadamente, promover tranquilidade, reflexão e diversão com a história narrada.
Preparar um espaço para a narrativa que desperte a criança para este
...