Projeto de Ação Pedagogica
Por: Zocarato1 • 13/11/2019 • Trabalho acadêmico • 1.406 Palavras (6 Páginas) • 1.874 Visualizações
Sumário:
TEMA .................................................................................................................1
JUSTIFICATIVA..................................................................................................2
SITUAÇÃO PROBLEMA ....................................................................................3
PÚBLICO ALVO.....................................................................................................4
OBJETIVOS GERAIS ESPECIFICOS.....................................................................5
EMBASAMENTO TEÓRICO.....................................................................................6
METODOLOGIA........................................................................................................7
RECURSOS..............................................................................................................8
CONOGRAMA...........................................................................................................9
AVALIAÇÃO............................................................................................................10
REFERÊNCIAIS.......................................................................................................11
1 TEMA: BICHINHOS DE JARDIM.
2 JUSTIFICATIVA: A criança tem em sua natureza a curiosidade de compreender e explorar o que é novo para ela,estabelecendo relações com as coisas que ela já conhece.Através de observações feitas nos bichinhos vistos no jardim da escola,em suas estruturas corporais,cores e formas foram surgindo duvidasque cabe ao professor,indentificando os conhecimentos prévios que as crianças tem sobre o assunto, sana-las.Para que o projeto aconteça,o professor,com um bom mediador e facilitador do conhecimento,deve propor para as crianças o uso de várias fontes de pesquisa como livros,sites especificos,enciclopédias físicas e virtuais,fotos,videos,etc...
3 SITUAÇÃO PROBLEMA: Sanar às duvidas das crianças sobre os bichinhos que moram no jardim, instigar a curiosidade da criança para os animais insetos desconhecidos, fazendo com que ela aprenda nome dos animais,onde eles vivem, o que comem, qual a sua importâcia no meio ambiênte dentre outros assuntos.
4 PÚBLICO ALVO: Crianças de 4 a 5 anos pré I e pré II.
5 OBJETIVOS GERAIS:
Promover o conhecimento das crianças com relação as especies que habitam um jardim.
Propiciar que as crianças procurem às especies que vivem em um jardim.
Relatar às espécies encontradas;
Conhecer cada espécie (caracteristicas,funções e hábitos).
OBJETIVO ESPECIFICO: Proporcionar o contato com os animais de jardim, e consciêntizar sobre a importância de preservar essas espécies;
Proporcionar às crianças vivências que priorizam o contato com a natureza, o conhecimento do mundo e os diferentes tipos de animais;
Levas às crianças a investigar, despertar sua curiosidade e torna-las sujeitos protagonistas do processo de aprendizagem.
6 EMBASAMENTO TEÓRICO: Este projeto considera a criança como um ser historio sócio-histórico, que se relaciona com o mundo por meio de suas interações e experiências. Segundo os referências curricular nacional, o ambiente onde as crianças vivem se constituem em um conjunto de elementos naturais indissocíaveis, frente ao qual elas se mostram curiosas e investigativas. Dessa forma, é preciso desenvolver um ambiente no qual elas possam interagir com o meio físico e social, aprendendo sobre o mundo, fazendo perguntas e procurando respostas às suas indagações.
As crianças fazem interação com os outros e com o mundo e isso é necessário para a construção de eu conhecimento de acordo com Piaget que em seus estudos sobre a formação do símbolo, fala que as formas de representações que a criança pequena ultiliza é a forma que ela para interagir com o mundo, a criança interage no nível simbólico através da fala do jogo da imitação assim ela vai conhecendo mais facilmente o real.
Para Piaget, as crianças são como ”equenos cientistas”, pois fazem experiências com o mundo ativamente. A construção do conhecimento é um processo biológico de assimilação do novo ao que já existe, comparável, da certa forma, à digestão. Isso porque, ao ser “assimilado” pelo sujeito, o alimento se transforma. O mesmo acontece com o conhecimento, que é “assimilado” aos esquemas e estruturas do indivíduo.
O Referêncial Curricular nacional para Educação infantil, diz que: “o ser humano, os outros animais e plantas provocam bastante interesse nas crianças.”São muitas questões, hipóteses, relações e associações que as crianças fazem em torno deste tema. Em função disso, o trabalho com os seres vivos e suas intricadas relações com o meio oferece inúmeras oportunidades de aprendizagem e de ampliação da compreensão que a criança tem sobre o mundo social e natural.A construção desse conhecimento também é uma das condições necessárias para que as crianças possam,aos poucos,desenvolver atitudes de respeito e preservação á vida e ao meio ambiente, bem como atitudes relacionadas à sua saúde.
Segundo O livro Como as crianças pensam e aprendizagem Wood David diz que:
A aprendizagem, obviamente, não é sinônimo de escolarização. Boa parte do que as crianças aprendem ocorre espontaneamente fora das paredes da escola enquanto elas brincam, observam, fazem perguntas, experimentam e procuram que faça sentido o mundo à sua volta. Similarmente, muitos contatos espontâneos entre as crianças e seus pais, parentes e colegas envolvem um elemento de ensino informal.Sugestões e dicas e advertências, conversas, tarefas práticas compartilhadas, reminiscências familiares etc. Proporcionam contextos nos quais a aprendizagem e a compreensão
...