Projeto de Estágio Anos Iniciais Do Ensino Fundamental
Por: 785223 • 21/9/2019 • Trabalho acadêmico • 3.989 Palavras (16 Páginas) • 1.014 Visualizações
[pic 1]
SUMÁRIO[pic 2]
1 PARTE I: PESQUISA 03
1.1 DELIMITAÇÃO DO TEMA: ÁREA DE CONCENTRAÇÃO E JUSTIFICATIVA 03
1.2 OBJETIVOS 03
2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA.......................................................................................04
2.1 A LUDICIDADE E SUA IMPORTÂNCIA.....................................................................04
2.2: A LUDICIDADE NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM...........04 e 05
3. APRENDER ATRAVÉS DO LÚDICO.......................................................,05,06,07 e 08
3.1 OS JOGOS E AS BRINCADEIRAS NA CONTRIBUIÇÃO DO DESENVOLVIMENTO ENSINO/APRENDIZAGEM...........................................................................................08 e 09
3.2 O PROFESSOR E O SEU PAPEL DIANTE A LUDICIDADE............................09,10 e 11
4 PARTE II: PROCEDIMENTOS DE ESTÁGIO....................................................................11
4.1 CRONOGRAMA.....................................................................................................11 e 12
REFERÊNCIAS.............................................................................................................12 e13
1 PARTE I: PESQUISA
- DELIMITAÇÃO DO TEMA: ÁREA DE CONCENTRAÇÃO E JUSTIFICATIVA
No cotidiano de sala de aula, professores buscam formas de ensinar visando tornar o ensino mais atrativo. Um das alternativas é aliar o prazer e o divertimento à aprendizagem. Porém, essa tarefa nem sempre é muito fácil, porque os interesses e as solicitações das crianças são bem diferentes, e não são todas as situações de ensino e de aprendizagem que possibilitam um trabalho lúdico na escola.
O lúdico é essencial para uma vida saudável e um melhor desenvolvimento, neste processo a criança inventa suas maneiras de brincar, onde o mundo do faz-de-conta torna-se um meio indispensável para a aprendizagem. Sendo assim, elas usam sua imaginação e criatividade, desenvolvendo sua afetividade através do convívio com outras crianças, das relações e das diferentes formas de comportamento.
Área de concentração: Metodologias de Ensino
Tema: A Importância do lúdico na aprendizagem
1.2 OBJETIVOS
Esta pesquisa foi realizada para o Estágio Curricular Obrigatório II Anos Iniciais do Ensino Fundamental, e busca dentre seus objetivos:
- Proporcionar a construção de materiais e a aplicação de jogos, brinquedos e brincadeiras nas séries iniciais;
- Oportunizar um olhar e uma escuta para a aprendizagem da criança por meio da ludicidade;
- Trabalhar a auto-organização;
- Possibilitar relações com outras matérias e disciplinas, promovendo a interdisciplinariedade.
2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
2.1 A LUDICIDADE E SUA IMPORTÂNCIA
Começaremos destacando que ludicidade não são somente as atividades que se restringem às brincadeiras e aos jogos, mas algumas atividades que podem trazer prazer e integração entre todos os envolvidos com ela.
Segundo o dicionário informal ludicidade significa uma forma de desenvolver a criatividade, os conhecimentos, através de músicas e dança. O intuito é educar, ensinar, se divertindo e interagindo com os outros.
Nas atividades lúdicas não importa ao aluno somente o produto e sim o resultado que ela terá. A ludicidade trás para todos que vivam momentos de atividades envolvendo o lúdico o encontro consigo mesmo e também com os outros, alimentando assim a imaginação, a fantasia, momentos de olhar para si e para o outro, cuidando de cada um.
Diferente da ideia que se possui que lúdicos sejam brinquedos e brincadeiras o que faz a ludicidade é a dedicação do profissional de educação e do aluno em realizar as atividades propostas.
A ludicidade exige uma mudança externa dentro dos profissionais que estão tão restringidos a uma educação formal, que se faz através de muito tempo do mesmo jeito. Diferente dessa postura apresentada, os profissionais devem se dedicar a conhecer as atividades lúdicas e estar disposto a se adequar na aplicação das mesmas dentro da sala de aula.
2.2: A LUDICIDADE NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM
Hoje em dia tem se observado que a ludicidade se torna cada vez mais necessária no dia a dia das escolas, tudo isso contribui para o desenvolvimento das crianças, ajuda a construir as suas concepções psicológicas e também as concepções pedagógicas. Assim , as atividades que envolvem a ludicidade estão ajudando as crianças a se prepararem para todos os fatos que virão a acontecer ao longo de sua vida.
Para facilitar esse aprendizado usamos jogos e brincadeiras auxiliando no ensino e na aprendizagem, facilitando o processo de ensino e o processo de aprendizagem.
Nesse meio lúdico existem várias formas de utilizar a atividade lúdica contribuindo na aprendizagem nos anos iniciais, pois assim a sensação de prazer desenvolve nos alunos durante as atividades, ajudando assim o professor a conseguir uma interação entre os alunos da turma e principalmente com o professor. As brincadeiras e os jogos não são apenas atividades para passar o tempo ou para somente distrair as crianças, são acima de tudo formas de despertar diversos sentimentos na criança como a autoconfiança, ajuda também a desenvolver a psicomotricidade, aumenta o sentimento de afetividade e é uma forma maravilhosa de socialização.
Através do brincar, os alunos(as) irão aprender que existem regras, existem limites, existem orientações a serem seguidas. Ao aprender isso a criança terá uma tendência maior ainda de se relacionar muito bem com os colegas no dia a dia, aprendendo a cooperar com todos e também desenvolvendo o interesse em ajudar aos colegas.
O brincar e as brincadeiras estão presentes todos os dias no cotidiano da criança, embora às vezes possa ser imperceptível. Essa fase é uma fase fundamental e de extrema importância no desenvolvimento da criança. Sabe-se que um dos principais motivos da escola é proporcionar aos alunos diariamente a interação entre os mesmo, a socialização, por isso não se pode deixar que as crianças fiquem dispersas durante as aulas, presas na cadeira, sem interagir nem com o colega do lado. O professor deve incentivar os seus alunos, propondo atividades e trabalhos em grupos, ajudando assim na troca de ideias, na troca de saberes, na troca de experiência entre eles. Com isso a cooperação acontece de forma natural, através dos jogos e das brincadeiras que são propostas.
...