O Projeto Politico Pedagógico no Ensino Fundamental II
Por: nivaldosampaio • 15/10/2016 • Trabalho acadêmico • 1.162 Palavras (5 Páginas) • 751 Visualizações
TÍTULO DO TRABALHO:
O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
A IDENTIDADE DA ESCOLA
1 INTRODUÇÃO
Este trabalho versa sobre o PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO PPP. Faremos uma exposição do PPP e sua aplicabilidade no Ambiente Escolar, familiar, abrangendo além do espaço escolar, o cotidiano do aluno, do docente e de toda a comunidade na qual a Unidade Escolar se encontra inserida.
Traremos também, a visão de teóricos da Educação, colocando os pontos de vista de cada um conforme o trabalho for se desenvolvendo.
2 DESENVOLVIMENTO
O Projeto Político Pedagógico (PPP) é o documento que norteia as ações da escola e dos e dos indivíduos nela inseridos, assim como, caracterizam o seu perfil.
O PPP constitui-se em um indispensável instrumento de intervenção na realidade escolar e de comunicação entre os indivíduos que interagem no cotidiano escolar, bem como configura-se como canal de diálogo e de participação dos diversos protagonistas da comunidade externa.
Planeado nesta perspectiva o PPP ganha força como instrumento para o aprendizado dos princípios da autonomia intelectual e da construção da identidade institucional no exercício de uma gestão colegiada caracterizada pela tomada de decisão coletiva e pela contínua reflexão em torno das demandas, necessidades, fragilidades e potencialidades apresentadas na realidade escolar.
Gadotti diz que: ... “Um projeto político pedagógico não nega o instituído da escola que é a sua história, que é o conjunto dos seus currículos, dos seus métodos, o conjunto dos seus atores internos e externos e o seu modo de vida. Um projeto Sempre confronta esse instituído com o instituinte.”
O Projeto Político Pedagógico (PPP) é uma ferramenta que auxilia a escola a definir suas prioridades, metas e objetivos, inserindo o cidadão e toda a comunidade como parte integrante do processo de formação deste mesmo projeto.
É necessário que as Unidades Escolares se organizem de forma operante e que suas legislações estejam estruturadas e sedimentadas nas leis que regem o país e notadamente, nosso Estado.
O que dá forma e vida a esse projeto é a participação de toda a comunidade na elaboração deste documento.
A finalidade do Projeto politico pedagógico é documentar, assinalar e direcionar o que é a escola, como funciona, quais alunos queremos formar, o papel de cada um dos membros da comunidade escolar no educandário dando direcionamento hierárquico e regimentando o que deve ser seguido na unidade escolar.
Todos os indivíduos envolvidos na escola devem participar da elaboração e implantação do projeto politico pedagógico, desde o diretor/gestor, até o funcionário terceirizado (quando houver). Os mesmos devem ter direito de voz e voto no processo de criação do PPP.
No projeto político a necessidade de uma gestão autônoma e democrática é uma das prioridades para que o processo participativo seja estimulado e possa render benefícios para o todo. Gadotti cita duas razões para que se implemente esse tipo de gestão: a primeira porque a escola deve formar para a cidadania e, para isso, ela deve dar o exemplo, a segunda porque a gestão democrática pode melhorar o que é específico da escola, isto é, o seu ensino. Obviamente este processo requer mudanças e lida acima de tudo com limitações e obstáculos.
Segundo André e Veiga: “O projeto pedagógico tem duas dimensões, como explicam André (2001) e Veiga (1998): a política e a pedagógica. Ele "é político no sentido de compromisso com a formação do cidadão para um tipo de sociedade" (André, p. 189) e é pedagógico porque possibilita a efetivação da intencionalidade da escola, que é a formação do cidadão participativo, responsável, compromissado, crítico e criativo". Essa última é a dimensão que trata de definir as ações educativas da escola, visando a efetivação de seus propósitos e sua intencionalidade (Veiga, p. 12). Assim sendo, a "dimensão política se cumpre na medida em que em que ela se realiza enquanto prática especificamente pedagógica" (Saviani, cit por Veiga, 2001, p. 13).
O Projeto Político Pedagógico da escola é o instrumento fundamental na gestão escolar. Ser elaborado com a efetiva participação dos professores é insuficiente para atender as necessidades do conjunto da comunidade escolar. Neste sentido, precisamos avançar para incluir os funcionários da educação, os técnicos e especialistas que atuam na escola, os estudantes, seus pais ou responsáveis, a representação da comunidade local no Conselho Escolar, como atores e atrizes desta construção.
O gestor tem como ponto fundamental, o desafio de envolver toda a coletividade neste trabalho, visando a conscientização do grupo, de que, devem ser também multiplicadores do Projeto Político Pedagógico.
No projeto político pedagógico a necessidade
...