Projeto de prática - Intergenericidade
Por: Pamela Maria • 19/10/2015 • Trabalho acadêmico • 465 Palavras (2 Páginas) • 425 Visualizações
Projeto de Prática
A Intergenericidade
1ª Etapa:
Intergenericidade é quando dentro de um mesmo texto podem conviver diferentes gêneros textuais. Ela acontece quando um determinado gênero adota características que não são suas. Essa mistura acontece com o finalidade de melhorar a comunicação com o interlocutor ou leitor, ou com propósitos artísticos e literários.
Resumindo podemos dizer que a intergenericidade é um genero com função de outro.
Como no texto escrito por Josias de Souza na Folha de São Paulo, temos um artigo de opinião com formato de poema.
A intergenericidade não deve ser confundida com a heterogenicidade tipologica do gênero, que diz respeito ao fato de um gênero realizar várias sequencias de tipos textuais.
2ª Etapa:
Crônica Carta
Aspectos composicionais Texto curto e narrado em primeira pessoa, apresentam linguagem simples e espontânea.
Organiza-se, também, em torno dos elementos básicos da narrativa: fatos, personagens, tempo e lugar. Normalmente escrita em primeira pessoa, e sempre visa um tipo de leitor.
Dependendo de qual seja seu objetivo, ela adquirirá diferentes estilos de escrita, poderá ser dissertativa, narrativa ou descritiva. A estrutura formal da carta é também uma característica marcante, pois é fixa, apresentando primeiramente a saudação, em seguida o corpo da carta e por último a despedida.
Aspectos temáticos Aborda aspectos da vida social e quotidiana;
Transmite os contrastes do mundo em que vivemos;
Apresenta episódios reais ou fictícios. Especificamente utilizado na comunicação entre pessoas que mantêm um vínculo de relacionamento, cuja finalidade discursiva pode pautar-se por objetivos diversos – fazer um convite, atribuir agradecimentos, trocar notícias entre os interlocutores envolvidos, relatar sobre um passeio, dentre outros.
Aspectos estilísticos Serve a vários tipos de atividades como leitura de entretenimento em que os leitores podem se identificar com muitos dos personagens. Por ser um instrumento de comunicação, cuja finalidade discursiva pode pautar-se por objetivos diversos.
A carta tem a função de estabelecer contato, realizar seu propósito e finalizar contato.
3ª Etapa:
Ao ler o texto verificamos como se misturam as características do gênero carta e do gênero crônica, inicialmente verificamos características estruturais do gênero carta, como por exemplo:
Escrita em primeira pessoa;
O vocativo: Ao Sono;
A introdução: Ontem, mais uma vez, esperei horas e você não veio;
O corpo, o conteúdo da carta;
A despedida: Atenciosamente;
A assinatura.
Mas ao analisarmos o discurso da carta, inicialmente uma prosopopéia, que ao tornarmos
...