Projeto de sustentabilidade para a criança na educação infantil
Por: alziratolin • 25/3/2017 • Trabalho acadêmico • 1.216 Palavras (5 Páginas) • 2.212 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
[pic 10]
[pic 11]
[pic 12]
[pic 13]
[pic 14][pic 15]
[pic 16]
SUMÁRIO[pic 17]
INTRODUÇÃO............................................................................................ 03
DESENVOLVIMENTO................................................................................ 04
CONSIDERAÇÕES FINAIS....................................................................... 07
REFERÊNCIAS.......................................................................................... 08
INTRODUÇÃO
Este trabalho busca a apresentação de um projeto que aborda a temática da sustentabilidade na educação infantil, destacando-se como um tema atual e imprescindível para ser abordado com as crianças.
Segundo Santomauro (2012), a temática da sustentabilidade tem se apresentado mais popular com o passar do tempo, principalmente por conta da situação de risco em que está o planeta Terra. Uma das temáticas básicas no assunto da sustentabilidade é a relação entre as coisas, considerando que a ação de cada um gera consequências em todo o mundo. Isso gera possibilidade de um trabalho focado no cenário educacional, para que os alunos possam compreender a sua responsabilidade na manutenção de uma vida saudável no planeta.
De acordo com Busatto (2015), não se pode falar em sustentabilidade na educação infantil sem citar Gadotti (2000), que destaca que a mudança sobre a forma de pensar é imprescindível para que se tenha uma visão mais geral sobre o mundo em que se vive. Por isso, é fundamental que se aborde a questão da interdisciplinaridade para tratar do tema, considerando se tratar de uma forma mais próxima do aluno, que pode gerar uma compreensão mais contextualizada sobre o assunto, distanciando-se de uma abordagem fragmentada, que não traz sentido para a realidade da criança.
Assim, a sustentabilidade pode ser trabalhada de maneira contextualizada, no cenário da educação infantil, primando por uma abordagem lúdica, que possa favorecer a compreensão da criança, formando valores que se solidificarão e contribuirão para a formação desses cidadãos, com mais criticidade e consciência.
O objetivo da construção deste projeto é discutir a importância do trabalho com o tema ambiental, de uma maneira geral, desde a educação infantil, contribuindo para a conscientização das crianças para o papel de cada um na preservação do meio ambiente.
O estudo apresenta etapas a serem desenvolvidas durante a aplicação do projeto na educação infantil, destacando os propósitos de cada uma dessas etapas.
DESENVOLVIMENTO
Projeto de ensino – Apresentação do termo ‘sustentabilidade’ para a criança: caminhos para compreender o tema durante a educação infantil
- Identificação:
O presente projeto se direciona aos alunos da Educação Infantil com faixa etária de 4 e 5 anos,
- Tema e conteúdo:
O tema do projeto é a sustentabilidade, abordando o conteúdo dos recursos naturais e da sua utilização consciente, introduzindo, de maneira interdisciplinar temáticas como a literatura infanto-juvenil, alfabetização e matemática. Certamente, com conteúdos adequados à faixa etária do público alvo do projeto.
- Justificativa:
O projeto se justifica por oferecer a oportunidade de discussão da temática da sustentabilidade ainda durante a educação infantil, favorecendo a compreensão da criança acerca da importância de se proteger e preservar a natureza; de como os recursos naturais são fundamentais para a vida de qualidade.
Trabalhar este tema pode ser complexo quando direcionado às crianças, por isso, é fundamental que se utilize da interdisciplinaridade, em busca de uma linguagem mais simples, exemplificando, de maneira clara e lúdica, para que as crianças possam compreender.
- Objetivos:
- Conscientizar os alunos que participarão do projeto acerca da importância do cuidado com a natureza;
- Trabalhar, de maneira interdisciplinar, conteúdos pertinentes a sua faixa etária, tendo a sustentabilidade como foco principal, desenvolvendo seu raciocínio e a capacidade de relacionar os conteúdos trabalhados.
- Desenvolvimento:
Primeiramente, será realizada a acolhida das crianças, com brincadeiras de socialização, buscando a descontração no ambiente de aprendizagem. Num segundo momento, será proposta uma atividade ao ar livre, para possibilitar o contato com a natureza, destacando como o território verde já foi substituído por construções e explicando como o planeta já foi transformado.
Num segundo momento, o foco será a utilização de duas literaturas infantis, primeiro se propõe a leitura e o trabalho com a obra “A última gota”, de J. L. Diego (Editora Scipione, 2ª Ed., 2010), que aborda a questão da escassez de água com a narrativa da gotinha Chuvisca. Trata-se de uma narrativa emocionante e que pode despertar a consciência sobre o uso correto da água. A leitura deste material pode ser seguida por ilustrações relacionadas ao tema da obra e encenação com as crianças divididas em grupos. De acordo com a receptividade dos alunos em relação à utilização do recurso literário, mais obras com temática ambiental terão sido analisadas para o trabalho oral das mesmas.
...