Projeto e valores para educação
Por: trabalhosdani • 8/7/2015 • Resenha • 809 Palavras (4 Páginas) • 3.313 Visualizações
FACULDADES OPET
CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
PROJETO INTEGRADOR 1ª PARTE
EDUCAÇÃO: PROJETOS E VALORES – NÍLSON JOSÉ MACHADO
CURITIBA
2015
DANIELA CRISTINA DANIEL ZACARIAS
PROJETO INTEGRADOR
1ª PARTE – EDUCAÇÃO: PROJETOS E VALORES – NÍLSON JOSÉ MACHADO
Projeto Integrador apresentado como requisito parcial do Curso de Licenciatura em Pedagogia realizado pelas Faculdades Opet, sob a orientação da Professora Cintia Cargnin Cavalheiro Ribas.
CURITIBA
2015
Leitura e análise fundamentada do livro: Educação: Projetos e Valores – Nílson José Machado.
Após a leitura do livro Educação Projetos e Valores de Nílson José Machado pude observar que sua obra se alicerça em três palavras chave: a educação fundamentada nos valores, mas que deve ser sempre renovada através da realização de diversos projetos, tanto individualmente como de uma forma coletiva.
O grande desafio segundo o autor está em manter o equilíbrio entre o que se projeta e os valores que são necessários manter, sempre criando uma harmonia entre o novo e o já existente.
Machado afirma que para se projetar deve sempre se sonhar, ter utopias e ilusões pelo outro no sentido positivo porque sem ilusões não se consegue ser professor, pois o professor deve sempre semear seu trabalho para colher frutos em seus alunos. Mas para que isso aconteça é necessário um planejamento sistematizado, pois projetar é a capacidade de antecipar ações e assim criar metas para as coisas que podem acontecer que não foram planejadas. Segundo o autor só com sonhos, utopias e ilusões que se conquistam projetos e só planejando que se alcançam as metas.
Machado deixa claro que o projeto deve ser autentico que nunca se deve projetar pelo outro, pois todos temos ideias que devem ser divididas no coletivo para se chegar a um bem comum e a individualidade é um grande obstáculo no exercício da educação, pois hoje em dia a educação voltada apenas para a transmissão do conteúdo já é uma coisa ultrapassada o que deve ser feito na verdade é um projeto de vida que leve ao saber.
No decorrer do livro o autor fala sobre seis valores fundamentais para a realização de projetos, são eles: A cidadania que tem por objetivo a formação pessoal e social do educando ensinando a autonomia e a solidariedade; o profissionalismo que é a ação de um profissional que se importa com o bem comum não se corrompendo pelo o capitalismo; a tolerância que a pratica da igualdade onde se reconhece o outro como diferente sempre compreendendo e se colocando em seu lugar; a integridade que nada mais é do que a ética sobre o que se fala e o que se faz; o equilíbrio que consiste em ter um balanceamento entre o que se quer manter e o que vai ser transformado, ou seja, ter harmonia entre projetos/valores; a personalidade que fala sobre o caráter pessoal, sobre a proximidade do educador com o educando e quais exemplos ambos tiraram da convivência.
...