Projetos e Práticas de Ação Pedagógica (6564-100)
Por: mrma1234 • 22/11/2016 • Trabalho acadêmico • 1.002 Palavras (5 Páginas) • 1.170 Visualizações
PROJETO “RECONSTRUINDO OS SABERES COM AS PRÁTICAS PEDAGÒGICAS”
INTRODUÇÃO
Visando a interdisciplinaridade estudada no século XXI, aceita-se uma nova postura buscando superar a falta de relação do aluno com a realidade.E assim criou-se procedimentos metodológicos diferenciados que faz possibilitar a prática pedagógica interdisciplinar representados por:
1- Aprendendo fazer, a partir da pesquisa, possibilitando uma estreita relação entre o estudado e o vivenciado com as práticas pedagógicas.
2- Este é um saber necessário aos professores do século XXI, pois trata-se de um procedimento metodológico que exige o uso de tecnologias de comunicação, e outros recursos modernos.
3- Aprendendo a fazer a prática pedagógica por meios didáticos, permite-se vivenciar experiências e habilidades manuais e alternativas a esse processo.
4- A partir dos PCNs, a apresentação de orientações didáticas, visualiza também os temas transversais e as interdisciplinaridades.
5- Aprendendo a fazer prática pedagógica com a leitura dirigida, possibilita o professor e o aluno desenvolver competências e habilidades sobre diferentes olhares
6- Perante plano de aula interdisciplinar junto ao uso de livros paradidáticos, percebe-se que o leque do conhecimento é ampliado, gerando discussões na sala com assuntos cotidianos.
JUSTIFICATIVA
Na prática pedagógica surge a necessidade de uma construção de saberes frente aos conhecimentos, informações fazendo-se indispensável o estudo interdisciplinar para solidificar a atuação na praticidade nas técnicas que priorizem o ensino.
É real a importância na modificação da didática diária vista como deficitária nessa construção de saberes, e por isso o estudo interdisciplinar torna esse método indispensável para os procedimentos diferenciados em dimensões.
Nesse projeto RECONSTRUINDO OS SABERES COM AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS será utilizado da seguinte forma:
- Leitura, pesquisa, plano de aulas interdisciplinar, construção de recursos alternativos, entre outros.
Portanto, a necessidade dos alunos em vivenciar a realidade da pratica pedagógica, é para que, os tornem aptos à sala de aula no exercício das suas funções de uma forma plena e absoluta.
OBJETIVOS
- Analisar documentos e vídeos;
- Enfatizar a leitura coletiva como método de aprendizagem;
- Orientação na elaboração de plano de aulas;
METODOLOGIA
- verificar se o tema apresentado está de encontro a esperado em sala de aula e ao universo escolar;
- delimitar metas a serem atingidas;
- O material a ser usado deve ser calculado, o tempo de confecção e duração de cada atividades;
A partir daí, resolver situação problema, explorando um tema do currículo escolar, juntamente com discursos alternativos.
- esclarecer o conceito “INTERDISCIPLINARIDADE/ MULTIDISCIPLINARIDADE/ TRANSDISCIPLINARIDADE E PLURIDISCIPLINARIDADE”
INTERDISCIPLINARIDADE- União de objetivos pedagógicos em comum na realização de um projeto a se trabalhar um determinado tema, tendo como função, oferecer ao aluno as técnicas necessárias para explorar a interdisciplinaridade, uma vez que o fato/ato educativo exija uma explicação e compreensão entre as ciências.
MULTIDISCIPLINARIDADE – Quando se trabalha com um conjunto de disciplinas, mas sem haver uma relação explícita entre elas. Isto é, não há relação entre as diversas matérias, cada uma representa uma ilha isolada das demais.
TRANSDISCIPLINARIDADE – Etapa que não ficaria na interação e reciprocidade entre as ciências, mas alcançaria um estágio onde não haveria mais fronteiras entre as disciplinas.
PLURIDISCIPLINARIDADE – Esta apresenta um conjunto de disciplinas justapostas de modo a estabelecer as relações existentes entre elas.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Neste contexto ¨ A Prática Pedagógica na Interdisciplinaridade¨ torna-se uma ação que possibilita uma construção permanente de processos eficazes na aquisição de saberes, passando para o aluno a relevância dessas práticas.
É importante esclarecer que a interdisciplinaridade não se aplica apenas na área da educação escolar e sim em qualquer ação, pois é a partilha, soma, que se resume em aprender fazer aquilo que já se sabe.
Os PCNs propõem que num projeto pedagógico haja:
- integração dos conteúdos;
- concepção de conhecimento;
- considerar a sala de aula um laboratório; - sempre aberto a novas experiências;
Em outras palavras, a função de projetos é enriquecer a criação de estratégias de organização em relação a informações;
- o professor tem que ser um eterno pesquisador, diante dos diferentes conteúdos, pesquisar sempre para que facilite as fases constituintes das atividades(a serem desenvolvidas em projetos), que ajude o aluno a perceber o quanto podem ser atuantes/ agentes no seu processo de aprendizagem, da construção do seu saber.
CONCLUSÃO
A ação pedagógica de um projeto pedagógico interdisciplinar refere-se à construção de uma escola participativa e decisiva
...