TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projetos e Praticas de Ação Pedagógica – Bullying e Orientação Educacional

Por:   •  8/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.304 Palavras (10 Páginas)  •  3.212 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

Curso de Pedagogia
Projetos e Praticas de Ação Pedagógica – Bullying e Orientação Educacional

Amanda Santos Rocha, RA: 1818868

Kelly Aparecida Soares Santana Rocha, RA: 1832871

Ano: 2018

Índice

  1. Tema....................................................Pagina-03

  1. Situação-Problema..............................Pagina-03
  1. Justificativa e Embasamento Teórico..Pagina-04
  1. Público-Alvo.........................................Pagina-07
  1. Objetivos..............................................Pagina-08
  1. Percurso metodológico........................Pagina-08
  1. Recursos..............................................Pagina-09
  1. Cronograma.........................................Pagina-11
  1. Avaliação e Produto Final....................Pagina-11

10. Referencias.......................................Pagina-12

1. Tema

O tema a ser discutido nesse trabalho é sobre Bullying e orientação educacional, mesmo parecendo dois temas a primeira vista, eles estão interligados ao ponto que não podemos falar de um sem o outro. Quando discutimos orientação educacional sempre podemos chegar ao tema que está em grande destaque na atualidade o Bullying, em escolas esse termo já define todo o comportamento que ao longo dos anos vem se tornando mais comum.

O mesmo se aplica a discussão do tema Bullying, sempre chegaremos ao ponto de como a orientação educacional pode ajudar e até inibir esse tipo de comportamento entre os alunos.

2. Situação – Problema

2.1 Situação

Bullying, sinônimo de agressão moral, física, psicológica. Palavra não traduzida para a língua portuguesa, mas facilmente entendida por se tratar de um fenômeno crescente da sociedade brasileira: a violência. Mas só brasileira? Não, as vítimas e seus algozes estão espalhados pelo mundo inteiro e em várias culturas. Envolve relação de poder e mando. A consequência é que as vítimas também acabam se tornando agressores. Mas, então, o que fazer visto que as proporções estão gritantes? A escola tem enfrentado todo tipo de violência envolvendo alunos, pais e professores e deve contar com um importante segmento para ajudar na questão: a orientação educacional.

O enfoque da orientação educacional tem mudado no decorrer de sua história, no início com vistas à profissionalização, passando por várias abordagens e possibilidades diagnósticas com ações interventivas. Hoje, após várias reflexões, estamos caminhando para um conceito menos clínico-terapêutico e mais social. O orientador com uma visão mais ampla e sistêmica dos problemas sociais e da violência lança seu olhar sobre o todo: a família, sala de aula e sociedade: age no sentido de ajustar as suas práticas na prevenção, distancia-se do imediatismo e dos “incêndios” do dia-a-dia na escola.

2.2 Problema

No caso do Bullying, a orientação educacional atua conjuntamente com o pedagógico e famílias, sempre levando em consideração que sanções e limites não são suficientes, ou mesmo a identificação das causas do baixo rendimento escolar e encaminhamentos para áreas afins: a violência vai além de tudo isso, enfraquece, desestimula, entristece. O orientador deve desenvolver projetos que visem à mudança de paradigmas, trabalhar no sentido de formar, informar, valorizar os atos de respeito ao próximo, a elevação da autoestima e do amor. É preciso fortalecer as relações e os vínculos de afeto na escola e família, mesmo que algumas delas não sejam a que idealizamos.

3. Justificativa e Embasamento Teórico

3.1 Justificativa

O projeto surgiu a partir de uma necessidade que esteve presente nas escolas há muito tempo: Como combater e eliminar o Bullying? É possível fazer isso com quais abordagens pela orientação educacional?

O tema é muito relevante, pois temos casos e mais casos diariamente, é raro ter noticias de uma escola na qual não há relatos ou registros de casos de Bullying. Então propor uma solução para a situação será muito benéfico para toda a área da educação ajudando no desenvolvimento dos alunos assim como de todos que estão ou estarão em contato com eles.

O projeto contribui para a melhor interação e vivencia dos alunos dentro e fora do ambiente escolar, assim tornando o processo de aprendizado algo prazeroso invés de um ambiente onde eles sentem uma ameaça constante daqueles que praticam o Bullying e impedem o desenvolvimento pessoa e intelectual de cada aluno.

3.2 Embasamento Teórico

O conteúdo estudado foi focado em livros e também relatos de pessoas que vivenciaram situações envolvendo Bullying e viram o quando a orientação educacional é importante na prevenção de futuros casos.

Os livros consultados foram:

Bullying - Mentes Perigosas Nas Escolas

Por: Ana Beatriz Barbosa Silva

A Dra. Ana Beatriz Barbosa Silva, autora best-seller com mais de dois milhões de exemplares vendidos analisa as diversas faces do Bullying e aponta caminhos para combater esse problema que atinge tantas crianças e jovens nos dias de hoje. Brincadeiras e piadas são necessárias para o desenvolvimento das crianças e adolescentes, porém, quando as brincadeiras são usadas de maneira cruel, logo se tornam um problema com graves consequências. Em geral, essas agressões não apresentam motivações específicas ou justificáveis, e acontecem apenas para divertir alguns ou como demonstração de poder. As vítimas são maltratadas, intimidadas e humilhadas, e isso invariavelmente produz muita dor e sofrimento. Pais, professores, alunos e todas as partes implicadas nesse processo precisam de orientação e ajuda.

Fenômeno Bullying: como prevenir a violência nas escolas e educar para a paz

Por: Cleo Fante

"Bullying" é um conjunto de atitudes agressivas, intencionais e repetitivas, que ocorrem sem motivação evidente, adotado por um ou mais alunos contra outros, causando dor, angústia e sofrimento. Com uma proposta de "Educar para a Paz", a pesquisadora e educadora brasileira Cleo Fante, escreveu o livro Fenômeno Bullying.

Em uma edição revisada e atualizada por recentes pesquisas, o texto apresenta o "Bullying", como um fenômeno que vem sendo tema de preocupação e de interesse nos meios educacionais e sociais em todo o mundo. Embora ofereça um panorama mundial sobre o problema, Cleo Fante destaca a realidade vivida hoje no Brasil e apresenta um programa inédito e extremamente prático a ser aplicado nas escolas, que já vem sendo desenvolvido em alguns estabelecimentos de ensino, com sucesso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16 Kb)   pdf (103.1 Kb)   docx (27.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com