Projetos e Práticas Pedagógicas
Por: ilhesp • 27/6/2016 • Trabalho acadêmico • 1.471 Palavras (6 Páginas) • 1.860 Visualizações
Universidade Paulista Unip - Interativa
Licenciatura em Pedagogia
Trabalho – PPAP –Tema: Bullying
Aluna:
Nome: Isilda Aparecida Hespanhol de Souza RA- 1400087
Polo
Pouso Alegre
2016
Universidade Paulista Unip – Interativa
Licenciatura em Pedagogia
Aluna:
Nome: Isilda Aparecida Hespanhol de Souza RA 1400087
Trabalho realizado como exigência na disciplina Projeto e Práticas de Ação Pedagógica.
Professor(a) Orientador (a):
Polo
Pouso Alegre – MG
2016
SUMÁRIO
1-TEMA......................................................................................................3
2-JUSTIFICATIVA.....................................................................................3
3-SITUAÇÃO PROBLEMA........................................................................3
4-PÚBLICO ALVO.....................................................................................4
5-OBJETIVO..............................................................................................4
6-EMBASAMENTO TEÓRICO..................................................................4
7-PERCURSO METODOLÓGICO.............................................................5
8-RECURSO..............................................................................................6
9-CRONOGRAMA.....................................................................................6
10-AVALIAÇÃO........................................................................................7
11-CONSIDERAÇÕES FINAIS.................................................................7
12-REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS....................................................8
13-ILUSTRAÇÕES....................................................................................9
1-TEMA:
Bullying no Ambiente Escolar
2-JUSTIFICATIVA:
Bullying é normalmente o que acontece nas atitudes agressivas verbais e fisicamente de formas intencionais e repetitivas, causando os mais variados tipos de sentimentos desagradáveis ao ser humano como: dor, angústia, medo e insegurança entre outros. Este comportamento alterado em muitas pessoas está inserido em vários setores da sociedade, mais especialmente nas escolas.
Esta prática antissocial de agressividade entre os alunos é constante na escola Municipal, Federal, e também em escolas Particulares. De acordo com FANTE (2005), são inúmeras as formas de violência que nossos alunos brasileiros enfrentam na escola, além dos já citados anteriormente, vale ressaltar também, as gozações, humilhações, chantagens, ameaças e intimidações.
Na maioria das vezes as vítimas sofrem caladas, por medo de represarias dos agressores, tornam -se reféns, de emoções traumáticas destrutivas, como o medo e sentimentos de vingança e de suicídios, atrapalhando assim o seu aprendizado (FANTE,2005, p. 224)
3-SITUAÇÃO PROBLEMA:
Os professores na sala de aula devem fazer um planejamento, e junto com os alunos, promover discussões, palestras, debates, que falem a respeito do problema o Bullying.
Trabalhos desenvolvidos pelos alunos que mostrem as implicações sociais, humanas, jurídica e de saúde destas atividades que veem junto com o Bullying.
Os alunos pesquisarão sobre o tema, e irão propor ações para combater o Bullying.
4-PÚBLICO ALVO:
Alunos e pais/Responsáveis da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio.
5-OBJETIVO:
Descrever e refletir sobre situações de Bullying ocorridas no universo escolar, buscando ampliar o repertório de enfrentamento da comunidade escolar envolvida na situação, para o desenvolvimento de uma cultura de paz e de valorização à diversidade humana. Os objetivos específicos foram: refletir sobre diversidade cultural, filosófica, étnica, religiosa, dentre outras, dos seres humanos. Levantar os recursos que os alunos têm para melhor agir perante as situações de violência ocorridas na escola. Integrar as ações sobre bullying na instituição, ampliando a efetividade das ações junto aos alunos
.
6-EMBASAMENTO TEÓRICO:
O que é Bullying ? Os comportamentos agressivos, anti-sociais e a falta de respeito que ocorrem no interior da escola são considerados como violência; uma dessas formas de violência que atualmente tem merecido destaque, tem sido Bullying ou intimidação entre pares. Também adota aspecto de adjetivo, referindo-se a “valentão”. Essa terminologia Bullying tem sido adotada para explicar todo tipo de comportamento agressivo, cruel, intencional e repetitivo que envolve as relações interpessoais. O fenômeno Bullying se caracteriza como sendo um comportamento agressivo e/ou danoso que acontece de forma repetitiva num período prolongado de tempo contra uma mesma vítima e não tem motivos evidentes, porém a rejeição às diferenças é de grande importância na ocorrência desse fenômeno violento se divide em dois grupos: o primeiro grupo se refere as ações diretas físicas (chutar, empurrar, bater, tomar pertences) e verbais (apelidos e insultos); e o segundo, as ações indiretas/emocionais através de boatos.
A ação verbal é a mais comum. O papel desempenhado na situação Bullying pode ser alterado pelas características dos envolvidos, a pessoa não é necessariamente a vítima ou a agressora, tornam-se agressores, agressores passam a ser vitimados, e o desrespeito move-se furtivamente das relações entre alunos para as relações entre alunos e professores, e então para as interações entre professores e alunos. Entre os autores de intimidação, que utilizam a força física, encontram-se os garotos. Um dos principais motivos é a influência da mídia que representa a masculinidade dos heróis através da força física. Já as meninas preferem formas mais sutis e indiretas para magoar e intimidar.
...