Projetos e Práticas de Ação Pedagógica
Por: Gabriel Veronese • 21/5/2018 • Resenha • 625 Palavras (3 Páginas) • 363 Visualizações
[pic 1]
Projetos e Práticas de Ação Pedagógica
Não ao Bullying
Aluno(s):
Poliana Ramos RA 1660259
____________________ RA__________________
____________________ RA__________________
____________________ RA__________________
____________________ RA__________________
____________________ RA__________________
POLO
Araraquara
2018
Tema: Diga Não ao Bullying.
Título: A favor da igualdade.
[pic 2]1
Situação Problema: Este Projeto envolvera mudanças nas atitudes dos alunos, portanto é reflexivo, demorado e precisa fazer parte da rotina da escola. Alguns alunos quando questionados sobre suas atitudes irão reagir de forma agressiva pela sua dificuldade nas mudanças de hábitos e atitudes.
Justificativa: Partindo do princípio de que somos todos responsáveis pela mudança que queremos no mundo escolhemos o Bullying para ser trabalhado dentro da escola.
“Bullying é um termo da língua inglesa (bully = “valentão”) que se refere a todas as formas de atitudes agressivas, verbais ou físicas, intencionais e repetitivas, que ocorrem sem motivação evidente e são exercidas por um ou mais indivíduos, causando dor e angústia, com o objetivo de intimidar ou agredir outra pessoa sem ter a possibilidade ou capacidade de se defender, sendo realizadas dentro de uma relação desigual de forças ou poder”. 2
A relevância do Projeto se dá a partir da análise do modo como as crianças percebem e entendem o Bullying, é importante, também, o estimulo a pesquisa, ao diálogo e a troca de ideias, a fim de desenvolver a capacidade de reflexão. Por isso os educadores devem estar atentos quando uma criança está sendo atingida, assim como também identificar o agressor. A pratica do Bullying atrapalha o desenvolvimento do ensino aprendizado e na estrutura emocional da criança. Diante destes aspectos, nossa escolha pelo tema, com o objetivo de contribuir com o estudo do Bullying e principalmente diminuir sua incidência no ambiente escolar.
Embasamento Teórico:
Público-alvo: Alunos, professores e comunidade escola.
Objetivos:
- Elaborar regras de convivência para evitar o Bullyng.
- Discutir com os alunos as principais causas do Bullying.
- Refletir sobre a necessidade de desenvolvermos ações educativas contra o Bullying na unidade escolar.
- Discutir a respeito das diferenças no espaço escolar.
Percurso Metodológico:
- Mês de Março: Realizar palestra, para que a comunidade escolar possa se informar sobre o assunto.
- Mês de Abril: Uso da sala de informática para pesquisar sobre o tema.
- Mês de maio: Apresentar em todas as salas o filme “A Corrente do Bem”, com a intervenção dos professores e discutir sobre o filme. Que retrata a história de um professor e de seus alunos no início do ano letivo. Eugene Simonet é professor de Estudos Sociais e durante suas aulas fez um desafio aos alunos: deveriam desenvolver um trabalho com o objetivo de mudar o mundo.
[pic 3]3
- Mês de Junho: Criar um concurso para escolher o melhor Logan sobre o Bullying.
- Mês de Agosto: Montagem de mural para expor pesquisas descobertas.
[pic 4]4
- Mês de Setembro: Apresentar poemas de autoria dos alunos sobre o tema Bullying.
- Mês de Outubro: Propor aos professores de todas as salas que ensaiem seus alunos para uma peça de teatro a ser apresentada na escola.
- Mês de novembro: Propor aos alunos que sentam em duplas para que haja harmonia, que sejam mais próximos e vejam que não a diferença que são todos iguais.
Recursos:
- Sala de Informática.
- Mural Didático.
- Filme.
Cronograma: No decorrer de todo ano letivo.
Avaliação: Os professores deverão avaliar a participação e interesse dos alunos com as atividades propostas, a evolução nos comportamentos e sua convivência com o próximo.
Produto Final: Por meio deste projeto buscamos conscientizar os alunos e toda comunidade escolar, com uma abordagem atrativa e motivadora a fim de evitar os casos de Bullying, no final desse projeto esperamos que todos tenham consciência do quão importante termos respeito um com outro, respeitando seus jeitos e manias, agora no final elaborar uma palestra com os próprios alunos, para que eles expõem seus conhecimentos.
...