Projetos e Práticas de Ação Pedagógica
Por: TomTurbina • 26/9/2022 • Trabalho acadêmico • 1.182 Palavras (5 Páginas) • 113 Visualizações
UNIP - UNIVERSIDADE PAULISTA
CURSO DE PEDAGOGIA
Orientação e Educação
Autor:
Adriana Naziazeno Rocha RA 1535624
Polo
Uruguaiana
2017
Autor:
Adriana Naziazeno Rocha RA 1535624
Orientação e Educação
Trabalho apresentado como requisito parcial a Disciplina Projetos e Práticas de Ação Pedagógica, do Curso de Pedagogia, da UNIP sob a Orientação da Professora Cleopatra Barbosa.
Polo
Uruguaiana
2017
Sumário
1. Tema: 1
2. Justificativa: 1
3. Situação-problema: 1
4. Público-alvo: 1
5. Objetivo: 2
6. Embasamento Teórico: 2
7. Percurso Metodológico: 3
8. Recurso: 3
9. Cronogramas de atividades: 4
10. Avaliação: 5
11. Referências Bibliográficas: 6
Tema:
Orientação e Educação
Justificativa:
O Plano de ação do professor pedagógico e um guia de orientação e estabelece as diretrizes e os meios de realização do trabalho pedagógico, para isso deve direcionar os objetivos que quer atingir levando em consideração as questões humanas, técnica e politicas.
O pedagogo deve permitir e encorajar os professores a participarem não apenas nas decisões de rotinas, mas também de assuntos importantes que dizem respeito às atividades pedagógicas decididas coletivamente na escola.
A tarefa do pedagogo e criar um ambiente no qual a comunidade escolar possa contribuir, com toda a confiança em seu trabalho, para atingir seus objetivos maiores na escola. O profissional competente, comprometido com o processo ensino-aprendizagem.
Situação-problema:
A supervisão Escolar e a Orientação Educacional já tiveram grandes progressos nas ações pedagógicas, para isso acontecer precisamos trabalhar junto com os profissionais, deve ter clareza nos projetos que serão desenvolvidos na escola junto à comunidade.
Público-alvo:
Alunos de ensino fundamental diagnosticado durante o primeiro período bimestral 2013, com algumas dificuldades cognitivas e disciplinares relacionadas às atividades do presente projeto.
5. Objetivo:
- Assistir ao professor individualmente ou em grupo, para uma integração harmoniosa.
- Elaborar com o copo docente, o currículo pleno do estabelecimento de ensino, em consonância comas diretrizes pedagógicas da Secretaria de Estado da Educação.
- Assessorar e avaliar a implementação dos programas de Ensino e dos projetos pedagógicos desenvolvidos no estabelecimento de ensino.
- subsidiar a Direção com critérios para a definição do calendário Escolar, organização das salas, do horário semanal e distribuição de aulas.
- Elaborar o regulamento da biblioteca Escolar, para garantia de seu funcionamento, orientando o responsável o pela mesma.
- Promover e coordenar reuniões sistemáticas de estudos e trabalhos para o aperfeiçoamento constante de todo o pessoal envolvido no serviço de ensino.
- Elaborar com o corpo Docente os planos de recuperação a serem desenvolvida pela escola.
- Propiciar ajuda apoio, esclarecimento, informações a ex-alunos, sempre que necessário.
Embasamento Teórico:
Ao analisarmos os aspectos positivos e negativos relacionados à sua função, esta ressaltou os seguintes aspectos positivos: as ações realizadas com êxito, experiência cada vez maior no contexto, possibilidade de visualizar melhor e acompanhar de perto o desenvolvimento no que diz respeito no aspecto pedagógico, proporcionando momentos onde os pais tenham a oportunidade de participar da escola ativamente. E como aspectos negativos foram destacados a ausência da família no contexto escola e o acumulo de funções pela ausência de profissionais como: orientador, psicólogo e outros.
Entre as ações a serem desenvolvidas na escola para um trabalho de supervisão competente e comprometida com as transformações sociais declarou que a melhor solução encontrada foi a buscar ações voltadas ao aprendizado, como o reforço escolar, acompanhar os professores nas atividades dento da escola a direciona o Projeto Politico Pedagógico e as ações pedagógicas. E que a concepção de aprendizagem que fundamenta o trabalho na escola e voltada para o trabalho com o projeto aprendizagem.
A qualidade da atuação da escola não pode depender somente da vontade de um ou outo professor. É preciso a participação conjunta dos profissionais e orientadores.
Percurso Metodológico:
As ações deste projeto exigirão a permanência do aluno na escola, indo o horário regular das aulas, no noturno matutino-para o que se faz necessária a adequação logística do ambiente escolar, no sentido de preparar uma infraestrutura que comporte tal permanência, visto que os selecionados para o projeto almoçarão e farão o lanche vespertino nas dependências da escola.
Após o almoço, os alunos terão aula de reforço escolar da língua portuguesa, visando tanto o resgate de conteúdo de séries anteriores quanto, na medida do possível, o acompanhamento das atividades da série atual do aluno, sendo que as aulas de reforços compreenderão a carga horaria de duas horas semanais.
...